sábado, 26 de novembro de 2016

No Ocidente, conscientemente, não percebiam Holodomor (morte pela fome) na Ukraina

Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 24.11.2016
Jaroslav Papuha

Naqueles anos (1932-1933 quando, devido às consequências da política da União Soviética, milhões de nossos concidadãos morreram de fome, as bem alimentados pelo Kremlin "autoridades públicas" no exterior, cantavam odes ao regime stalinista.

Em toda Ukraina e em 32 países ao redor do mundo no sábado, 26 de novembro, são lembradas as vítimas do Holodomor de 1932-1933.



                     LEMBRE! MORTE PELA FOME - Na primavera de 1933 morriam: A cada minuto - 17, a cada hora - 1.041, a cada dia 25.000 ukrainianos



Poroshenko: Ministério do Exterior deve continuar o trabalho para reconhecimento de Holodomor como genocídio.

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 26.11.2016
Foto de arquivo:


Presidente da Ukraina, Petro Poroshenko instruiu o Ministério das Relações Exteriores para prosseguir os trabalhos sobre o reconhecimento do Holodomor de 1932-1933 como genocídio contra o povo ukrainiano. Isto ele declarou na cerimônia de homenagem às vítimas do Holodomor em Kyiv, em 26 de novembro.

"Dezenas de países qualificam o crime do regime totalitário como genocídio. Acabei de assinar um decreto sobre medidas relacionadas com o 85º aniversário do Holodomor, de 1932-1933 na Ukraina - o genocídio do povo ukrainiano, no qual instruí o Ministério das Relações Exteriores para prosseguir os trabalhos sobre o reconhecimento pela comunidade internacional, países estrangeiros e instituições internacionais do Holodomor como genocídio da nação ukrainiana" - declarou Poroshenko.



Em outros países vizinhos da União Soviética os ukrainianos não eram destruídos. Então, é óbvio, Ukraina, mantendo a independência, fomes planejadas não haverá.

Ele acrescentou que os defensores da negação do genocídio vivem principalmente na Rússia e escondem os documentos de arquivo, dos cientistas, e também proíbem no tribunal as obras relacionadas com a fome, de autores ukrainianos.

Na Ukraina, referindo-se aos dados científico-demográficos, o total de vítimas da fome de 1932-1933 é de 3 milhões 941 mil pessoas, e a perda dos não nascidos é de 6.122.000 (seis milhões, 122 mil pessoas).

xxx

Este cidadão ukrainiano, Mykola P. Oneshchenko, que está sendo cumprimentado pelo presidente, sobreviveu ao Holodomor e à agressão russa no Donbas




Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário