quarta-feira, 1 de junho de 2016

Lutsenko  - o novo Procurador Geral
Vysokyi  Zamok (Castelo Alto), 25.05.2016


O novo Procurador-Geral Yuri Lutsenko assumirá, pessoalmente, o controle pessoal do caso da morte do jornalista George Gongadze.
O que falta é estabelecer os mandantes do crime. O executor cumpre pena na prisão. George Gongadze, georgiano, foi o fundador do jornal "Ukrainska Pravda" (Verdade Ukrainiana).  Ele estudou na Universidade de Lviv (Ukraina ocidental), era casado  com a ukrainiana Myroslava Gongadze. Foi pai de duas meninas.
O crime chocou muito porque foi encontrado apenas o corpo, sem a cabeça. Bem mais tarde saiu a notícia nos jornais de que encontraram a cabeça, sendo que Gongadze foi assassinado em 17 de setembro de 2000.
A cabeça, foi encontrada na mata, somente em 2009, quando o ex-chefe da Investigação Criminal do Ministério do Interior Oleksiy Pucach, acusado de assassinato, em 2009 apontou o local.
Oleksiy Pukach, organizador do assassinato esteve escondido até 2009. Ele confessou o assassinato. Em 2013 foi condenado à prisão perpétua. Dois anos antes, dele retiraram a acusação de homicídio por encomenda e requalificaram para "assassinato por motivos pessoais". (Há insinuações de que o assassinato de Gongadze foi encomendado pela presidência da Ukraina, ou pessoas muito próximas. Esperamos que Lutsenko apresente resultados convincentes).
Os executores Mykola Protassov, condenado a 13 anos, já morreu na prisão. Oleksandr Popovych e Valery Kostenko, estão cumprindo pena de 12 anos.

O Procurador Geral Yuriy Lutsenko insta o Parlamento para aprovar o sistema judicial já nesta semana.  "Porque quaisquer dos meus planos podem tropeçar na resistência não só do Ministério Publico, mas acima de tudo, judicialmente.

Lutsenko declarou que na GPU (Procuradoria Geral da Ukraina) não há nenhum motivo para retirar a imunidade dos deputados. Ele afirmou que não há nenhuma lista de deputados - candidatos para privação da imunidade. "Eu compreendo, que a sociedade, já em setembro, vai perguntar o que foi feito... Estamos trabalhando - eu espero, que terei algo para agradar o Parlamento. Mas, até agora não tenho nenhuma lista", - disse ele.

Lutsenko declarou que está reorganizando a unidade de investigação do GPU.
"Eu decidi que a unidade de investigação não muda seus líderes... eu dou 100 dias a todos os gestores de investigação. Realizei certa reorganização do sistema e processos penais", - disse ele.

O Departamento de Investigação Central, encabeçado por Yuri Grishchenko trabalhará segundo normas jurídicas. "Juízes de instrução e dirigentes processuais cooperarão administrativamente". Como exemplo, ele citou o antigo processo do ex-chefe de "Ukrlis".

"O Sr. Siviec não será o único funcionário responsável pelo roubo de fundos públicos em grande escala. O Departamento de Investigação vai ocupar-se na investigação de casos deste tipo", - explicou ele.

Ao nível de Departamento será promovida a Gestão de Investigações Especiais, liderada por Yuri Gorbatyuk. Assim ele poderá ter investigadores e procuradores, o que deve acelerar os trabalhos e "parar a guerra interna entre os diversos serviços da GPU."
Principal tarefa deste departamento - punição daqueles que roubavam o país no período de Yanukovych, (Mas é preciso, também, observar tudo o que acontece agora e cuidar para que os erros não se repitam - OK) causaram represálias à oposição, batiam e assassinavam pessoas no Maidan", - disse ele.
"Gorbatyuk foi instruído para preparar e repassar todos os procedimentos de condenação à revelia sobre os tiroteios no Maidan" - disse ele e acrescentou, que muitos dos suspeitos escondem-se ou na Criméia ou na FR. Gorbatyuk também recebeu a condução do caso de usurpação do poder por Yanukovych através dos tribunais, em relação às atividades de seu filho, e quanto às atividades de Zlochevskyi, também em relação às "torres Boyko". (Este é um assunto antigo que envolve muito dinheiro. Farei uma pesquisa para esclarecer o assunto - OK). "Sua tarefa é provar ao tribunal as acusações da criação de uma organização criminosa. A tarefa é difícil, mas outros departamentos ajudarão.

No entanto, Lutsenko deixou o departamento de investigação de crimes contra a propriedade e função pública, o chamado departamento "Kononenko - Granovsky".  Segundo Lutsenko o departamento perdeu o estatuto especial. (Em relação a Kononenko houve queixas do ex-ministro Aivaras Abromavicius. Este caso também é interessante pesquisar para poder avaliar a sinceridade de Lutsenko-Poroshenko. Os amigos também devem  observar as leis - OK).

O caso Lukash será retomado. Procuradoria suspeita que Lukash apropriou-se de fundos do Orçamento do Estado no valor de 2,5 milhões de "hrevnias" e cometeu falsificações.

Lutsenko prometeu aprisionar todas as pessoas, às quais atribuem traição ao Estado, até o final do ano.
Este é um assunto sério, é preciso punir o traidor. Nos processos da Procuradora-Geral - mais de 700 pessoas, que foram acusadas de traição. Isto se aplica a deputados, procuradores, juízes e outros altos funcionários da Criméia. Amanhã (26.05.2016) deve sair a edição especial do jornal "Voz da Ukraina", referente a 727 pessoas. Será impressa a primeira citação (das duas necessárias). Então pediremos ao Tribunal de Recursos para distribuir o caso em todos os tribunais de Kyiv. Espero que, até o final do ano nós aprisionaremos todos os traidores da Ukraina. (Prezados, Artigo que envolve legislação é bem mais difícil traduzir para uma pessoa leiga no assunto. Fiz o melhor que consegui. OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário