segunda-feira, 6 de junho de 2016

Eu sinto o peso da responsabilidade sobre meus ombros.
Yuriy Lutsenko - Procurador-Geral da Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 04 de junho de 2016
Blog Yuri Lutsenko

Grande debate - pode uma pessoa sem formação jurídica ser procurador-geral. Eu acho que, em circunstâncias normais é errado. Mas agora temos uma tarefa - para quebrar o sistema antigo e construir um novo, me considero como o novo gerente da Procuradoria-Geral.


Minha primeira decisão foi a nomeação de três vice com idade de 30-35 anos que vêm de fora do sistema. Com isto foram conservadas todas as investigações sistema de inquérito. Por quê? Porque eu tenho, simultaneamente, duas tarefas: quebrar o sistema e apresentar resultados com punição da mafia.

Então, com o quê estamos lidando? Esta é - procuradoria soviética, com sistema de investigação soviético, cuja ilegalidade é coberta, não controlada, e há punição que antes de tudo desanda em torturas em vez do isolamento da sociedade.

Isto é indispensável mudar. Depois de dois anos, o Ministério Público não terá mais investigações.Esta lei eu, sendo deputado, realizei através do Parlamento. Nós já criamos a Agência Anti-Corrupção Nacional que vai lidar com crimes de funcionários-vip e até o final deste verão  deve ser estabelecido. A Agência Estadual de Investigação deve conduzir até o final as velhas questões sobre crimes neste país. 

O principal deles - a questão de Yanukovych, o ex-presidente da Ukraina. Nós suspeitamos, que ele chegou ao poder e, na verdade, criou um estado-mafia. Nós temos indicações de membros do Tribunal Constitucional, de que eles foram forçados modificar a Constituição transferindo todos os poderes ao presidente Yanukovych. Nós fechamos a questão sobre a condução do exército ukrainiano à completa incapacidade. Na verdade, foi vendida a maior parte de armas modernas, o sistema militar de contabilidade de civis, simplesmente foi destruída. Finalmente desta atividade de Yanukovych tornou-se a nomeação de cidadãos russos para Ministério da Defesa e presidente do Serviço da Defesa da Ukraina. Depois de chegar ao poder eles começaram saquear o país. Por exemplo, todos os contribuintes deviam passar por empresas especificamente indicadas (No texto, a palavra usada para empresa é "firma". Segundo o dicionário ukrainiano, "firma" pode ser uma empresa comercial, uma propriedade, empresa industrial,  uma empresa de serviços, etc. - OK). Metade de impostos ia para "família" Yanukovych, e apenas a outra metade para o orçamento do Estado da Ukraina. ("Família" de Yanukovych, era ele e os políticos "amigos" que cuidavam do esquema - OK). Quatro bilhões de dólares foram roubados pela "família".

Minha nova abordagem é que nós não devemos procurar apenas os altos funcionários. Eu quero trazer à justiça até mesmo os funcionários do distrito, nível regional, a fim de arrancar a máfia com raízes. Se nós castigarmos apenas aqueles que ficam no sistema mafioso superior, o sistema será restaurado.

Para que não pareça, que eu vim à Procuradoria Geral apenas para punir, eu quero falar sobre outra tarefa da Procuradoria. Em cima de minha mesa de serviço está minha caneca de prisão, com a qual eu passei dois anos e meio. E, ela me lembra sobre a necessidade das questões que possuem provas completas. Na prisão de Lukianivka, por exemplo, as pessoas, por dez anos ou mais, esperam a decisão do Tribunal. O detentor do recorde já espera por 16 anos a decisão do Tribunal de Recursos. Este sistema não é possível. Então, eu já tenho um acordo com a Provedora da Justiça, e ela me apresentará as pessoas que deverão ser revistas, como medida preventiva, tendo em vista o estado de saúde ou incompreensíveis prazos à espera de julgamento. (Pois é, Lutsenko, você está no cargo a poucos dias, mas o Presidente já completou dois anos. O que ele fez até agora? - OK).

Nós também criamos o cargo especial de Advogado de Negócios, que deverá se comunicar, diretamente, na questão de interesses comerciais, com os aplicadores da lei. Seu escritório encontra-se em frente ao escritório do procurador, que supervisiona a legalidade das ações de todas as agências de aplicação da lei do país. Busca ilegal, insensato confisco total de documentos, busca inesperada, outros, devido a o que sofrem as empresas nacionais e estrangeiras, cujos fatos podem no mesmo dia ser discutidos na Procuradoria Geral.

Eu tenho a intenção de mudar a maioria dos procuradores regionais. Claro, eu vou proteger os investigadores. Mas os gerentes devem ser os trabalhadores de nível médio, de 35 - 40 anos. Estas pessoas jovens devem mudar a atmosfera nas procuradorias regionais.

Quando o presidente me propôs este cargo, eu disse que aceito apenas com duas condições: carta branca completa na escolha de todos os funcionários, de qualquer partido ou região. e que estou indo para Procuradoria Geral por um ano e meio, ou dois. Durante este tempo eu quero, no nível mais baixo, nos escritórios das Procuradorias locais trazer, o maior número possível, de pessoas jovens, de fora do sistema, do meio advocatício. Penso, que ao longo de 1,5 - 2 anos a grama abrirá fendas e crescerá no asfalto. Mas, no início, é necessário dispensar os velhos promotores.

Eu nomeei Petro Shkutiak, um certo limpador do sistema, chefe do grupo de trabalho de purificação da Procuradoria. Ele derramou sangue na guerra, mas agora deve infiltrar sangue novo no sistema da procuradoria. Sua tarefa é simples: ele pega as declarações dos procuradores e compara-as com a vida real da família do procurador. Inconsistências entre a renda e os gastos - é base para dispensa da pessoa dos órgãos da procuradoria. É exatamente um limpador assim que deve excluir da procuradoria tais promotores de negócios. Esta é a primeira fase de limpeza.

Na segunda fase eu tenho grandes esperanças na ajuda dos Estados Unidos. Já por mais de um ano acontecem as discussões sobre a criação de Inspeção Geral junto a GPU. O Ministério de Justiça dos EUA ofereceu um modelo eficaz desse órgão. Infelizmente, no último meio ano, este tópico apenas discutia-se, não implementava-se. Em uma reunião com os representantes da Embaixada dos Estados Unidos chegamos a acordo de um plano de criação de Inspeção Geral. Seia bom se o Parlamento adotasse pequenas alterações à lei para maior eficiência. Mas, se o Parlamento entrar em férias sem a aprovação desta lei, também não importa. Penso, que com decisão interna nós criaremos tal organismo. Em julho, esperamos um famoso americano de descendência ukrainiana - senhor Bohdan Vitvitskyi, eu quero propor a ele o cargo de chefe da comissão, a qual selecionará, através de um concurso, os membros dessa inspeção. Estes devem ser não apenas promotores, mas também o pessoal operacional do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina), que, juntos, criarão uma unidade de investigação independente. Esta se subordinará apenas ao Procurador Geral e terá carta branca para detectar suborno ou ações ilegais com investigações criminais quanto a quaisquer promotores.

Eu sou o maior otimista deste país, e sempre falei sobre isto de minha cela na prisão. Meu otimismo permanece, mas já não é tão grande. A oposição política de populistas e radicais, que se uniram contra o presidente, já em setembro me perguntarão sobre os resultados. Em três meses mudar o sistema é quase impossível. Mas, na Ukraina acontecem milagres. Nós fizemos a Revolução da Dignidade. Em um ano criamos um exército do zero que parou uma das forças militares mais poderosas da Europa.

Eu não exagero minha influência na história da Ukraina. Mas do novo Primeiro-Ministro, do novo Procurador-Geral depende, se as pessoas começarão a acreditar na possibilidade de sucesso. Eu sinto o peso da responsabilidade sobre meus ombros. Meus filhos me perguntam - por que nada muda? Portanto, como escrevia Ken Kesey, eu vou tentar.

Do discurso em uma reunião com os representantes do Congresso dos Estados Unidos liderado pelo Presidente da Câmara dos Representantes "Parceria para a Democracia"  Peter Roskamom.


Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana),

05 de junho: Na Administração presidencial relataram sobre grande número de soldados feridos. Nenhum soldado ukrainiano morreu, foram feridos sete.
Nas últimas 24 horas as forças russo-terroristas dispararam 44 vezes sobre as posições das forças ATO, destas, 24 vezes na direção de Mariupol e 20 na direção de Donetsk.
...
06 de junho: O ponto de passagem "Zaitseve" fecharam temporariamente devido a ataques. Nesta região trabalha um militante atirador.
Na região "Maiorsk", próximo a "Zaitsev, um grupo de reconhecimento e sabotagem tentou passar. 
...
Tropas hibridas utilizaram armas experimentais russas contra as forças ATO. Morreram três fuzileiros navais ukrainianos.
...
Na noite de 06 de junho Nadia Savchenko visitou a Zona ATO no Donbas. Ela conversou com muitos militares, encontrou-se com os ex-colegas e sentou-se no comando de um helicóptero de combate.


03 de junho:Tropas hibridas atacaram as forças ATO em toda a linha de fronteira. Os terroristas realizaram 49 ataques.



Na zona ATO por suborno, detiveram o chefe das forças especiais "Fantom". Todos os funcionários foram afastados. Durante a busca encontraram os previamente identificados 1.500 UAH e mais 5.000.
Anteriormente, na promotoria, um cidadão informou que os funcionários de unidades especiais da polícia fiscal "Fantom",  em conjunto com os funcionários do Serviço de Fronteiras da Ukraina, durante abril-maio exigiam-lhe dinheiro no checkpoint "Novotroitske" quando transportava carne para Donetsk ocupada.


Kremlin "alimentam" Lyashko e Tymoshenko.
Snaj. ua/ Portal de informação, 15.05.2016

Atividades recentes do "Partido Radical" de Oleg Lyashko e "Batkivshyna" (Pátria)" de Yulia Tymoshenko, na arena política da Ukraina indicam no controle destas forças políticas pelo Kremlin. Isto em entrevista à edição "Gordon", de 06.06.2015, disse o filho do dissidente soviético e político ukrainiano Vyacheslav Chornovil, ex-deputado e político Taras Chornovil.

"Preste atenção, Lyashko é mostrado em metade de canais, sendo que o tema caro transmite-se em grandes blocos em horário nobre. O quanto eu sei, nem o "Partido Radical", nem "Pátria" hoje os oligarcas não financiam. Penso, que estas forças caíram sob o controle russo e a eles informaram claramente, que não devem permitir sentenciação a revelia e alguns procedimentos especiais em relação às propriedades, porque isto afeta pessoas que se escondem no território russo", - disse Chornovil.

Trata-se de ministros ukrainianos, funcionários de agências policiais "homens da força, que após os trágicos acontecimentos do Maidan (Praça da Independência), no início de 2014 fugiram da perseguição criminal para Rússia. Segundo ele, FR excluiu-os do processo de investigação e bloqueou-o, mas inovações na legislação da Ukraina o abrem.

Assim, segundo a condenação à revelia, que finalmente iniciou-se na Ukraina em 12 de maio deste ano, surgiu a chance de trazer estas pessoas à justiça. "Contra isto, os radicais e "Pátria" se opuseram, e isto leva a graves suspeitas. Este mecanismo, contra o qual Tymoshenko e Lyashko lutaram, finalmente realizou-se", - acrescentou o analista.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário