quinta-feira, 23 de junho de 2016

Estação de caça aos corruptos. Questões pomposas e detenções de junho.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.06.2016
Roman Romaniuk


Assumindo o cargo de Procurador-Geral Yuri Lutsenko da tribuna da Verkhovna Rada (Parlamento) prometeu progresso nas questões dos comparsas de Yanukovych e, parece, os primeiros passos da PGU (Procuradoria Geral da Ukraina) neste sentido começa a fazer. Imediatamente, algumas investigações de corrupção escandalosa têm sido desenvolvidas.

No início de junho foram detidos os figurantes  da questão, iniciada ainda a dois anos atrás contra o oligarca Sergei Kurchenko.(Prezados, a palavra oligarca vem acoplada a um adjetivo. Eu não conheço a tradução e não a encontrei nos meus dicionários. Trata-se de um adjetivo. Acredito que vai haver outras dificuldades em se tratando de questões jurídicas, ou gírias, mas nada que nos impossibilite a compreensão total do texto - OK).


Ainda mais surpresas foram as prisões de uma série de pessoas próximas ao oligarca no comércio de gás, e deputado Oleksandrer Onishchenko.  Com os esforços da NABU (Bureau  Nacional Anti-Corrupção) no caso as questões do próprio deputado podem seguir um caminho muito feio, pois Lutsenko já encaminhou ao Conselho pedido para aprisiona-lo. Então logo ele poderá ser aprisionado. A menos que, é claro, ele poderá ser novamente solto para "concorrência" em Nice.  

A "Verdade Ukrainiana" decidiu descobrir quem e porquê já se encontrou atrás das grades, e quais são as perspectivas nas pomposas detenções em se transformar em pomposos tribunais.

                                        Questões de Kurchenko

Em uma das "carteiras da Família" de Sergei Kurchenko na Ukraina abriram ao mesmo tempo alguns processos. No início de junho adquiriram desenvolvimento dois  deles: a questão sobre a venda do GLP estatal e roubo de gasolina do estatal "Naftogaz".

A primeira história diz respeito ao início do desenvolvimento dos acordos corruptos de Kurchenko, quando graças ao lobby do governo e ministérios do grupo "Gás Ukraina-2009" tornaram-se favoritos de leilões na venda de gás liquefeito.

FK "Metalist"
Sinal sobre intensificação da investigação das questões de Kurchenko foi a prisão do ex-vice-ministro da economia Oleksandr Suhomlyn no "caso do gás. Ele em 2010-2014 era o chefe do Comitê de leilão, que vendia o petróleo, gás condensado, gás liquefeito  e carvão.

Segundo a versão da GPU, Suhomlin respondia pelo fato que o gás natural liquefeito "Ukrgazvydobuvannya (gás ukrainiano extraído) e "Ukrnafta" a preços de pechincha em leilão fosse apenas às empresas de Kurchenko. O total do gás com a "assistência" de Suhomlin venderam para 2 (dois) bilhões de "hryvnia". Depois as companhias do oligarca vendiam-no a preços de mercado - três-quatro vezes mais caro.

Com o governo novo Suhomlin não fugiu do país, como seus antigos patrões, e até conseguiu trabalhar no governo de Yatseniuk. Verdade, trabalhar na equipe de reformadores ele não trabalhou muito tempo. Em 1 de outubro de 2014 Suhomlin foi nomeado Vice´Ministro da Economia, função que temporariamente desempenhou Anatoli Maksyuta. Mas, já no dia 9 de outubro Suhomlin, do Ministério da Economia, foi rapidamente dispensado.

Como contou Lutsenko, até o último momento Suhomlin viajava para o exterior e até mesmo planejou ir ao Brasil (E assim nós perdemos esta distinta figura! - OK). Quando em 10 de junho ele foi surpreendido em Kyiv para verificação de documentos, então ele nem suspeitava, que agora ele terá que viajar para uma cela de prisão.

O tribunal apreendeu Suhomlin para dois meses, estabelecendo uma fiança em 100 milhões de UAH.
Enquanto a imprensa discutia , que implicações terá esta detenção, GPU efetuou  a detenção subsequente. Ainda mais tempestiva.

Se Suhomlin era apenas um membro da comissão de leilão, embora o principal, o aprisionado em 12 de junho Andrei Koshel era listado como fundador formal da companhia de Kurchenko ("CEPEK"- Empresa Energética de Combustíveis do Leste Europeu).
Ele foi pego na fronteira quando tentava entrar na Polônia.

Koshel, que, segundo documentos entrou com capital à "CEPEK" com 100 milhões de UAH, por muito tempo, então para investigação dos esquemas de Kurchenko ele é um dos personagens principais.

Já no dia 14 de julho o tribunal apreendeu-o, bem como a Suhomlyn, para dois meses. O penhor para Koshel ajustaram em dobro - 200 milhões de UAH.

No entanto, após alguns dias até este montante pareceu muito modesto, quando surgiu a nova garantia - 450 milhões. Mas o sobrenome do aprisionado revelou-se não menos sensacional. 

Em 17 de junho os investigadores do GPU prenderam, e em 18 de junho o tribunal determinou dois meses ao irmão mais novo do tristemente conhecido clã Katsuba Alexander.  Sua defesa entrou com um recurso, mas até agora ele não foi considerado.

Кatsuba, sendo chefe de "Chornomornaftogaz", assinava documentos para a compra das escandalosas "torres Boyko". Verdade, ele não foi aprisionado nesta questão, mas na investigação do caso "gasolina" de Kurchenko.

Segundo os investigadores, Katsuba- Jr. depois de sua transição de "Chornomornaftogaz" para o cargo de vice-chefe do "Naftogaz" ajudou a empresa de Kurchenko "Gas da Ukraina 2020" roubar da holding estatal gasolina no valor de 500 milhões de UAH.

Interessante, que o cargo em "Naftogaz" Alexander Katsuba realmente herdou de seu irmão mais velho, Sergei, e o pai dos dois irmãos Volodymyr Katsuba é um deputado do grupo "Renascimento", o qual é associado com o oligarca Igor Kolomoisky

Contra Katsuba-jovem há outras questões: sobre o desvio de quase 285 milhões de UAH na exploração de minérios, quando  o dinheiro foi destinado a empresas fictícias, e possível envolvimento de tentativas de desvio da propriedade do "Naftogaz" - 3,4 bilhões de metros cúbicos no valor de quase 12 bilhões de UAH.

Os dois irmãos Katsuba anunciaram em busca, ainda no outono de 2015. Então, no Ministério do Interior declaravam, que eles deixaram o país. Mas Oleksandr Katsuba foi detido na Ukraina próximo de sua casa. 

Fontes da "Verdade Ukrainiana" na polícia afirmam, que este não é o último possante caso na questão de Kurchenko. "Documentos preparam-se, há muitas questões para averiguar", - diz o interlocutor da Verdade Ukrainiana no GPU.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário