sábado, 11 de junho de 2016

Aterro de Sadovyi. Porque Lviv encontra-se com o problema do lixo.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 10.06.2016
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 08.06.2016
Mariana Pietsuk


Sadovyi (prefeito de Lviv), pediu ao presidente  para declarar a área de Lviv como zona de emergência ambiental, devido ao desmoronamento de lixo, em 30 de maio, o que levou a vítimas humanas.  E, ainda há risco de novos desmoronamentos.
Ao mesmo tempo Lviv encontra-se à beira de colapso, porque o acordo com outras cidades para receber o lixo é temporário. 
Em resposta ao apelo de Sadovyi Poroshenko respondeu que "devemos remover o lixo e não aproveitá-lo na grande política". 
A avalanche de lixo pode derrubar a alta classificação de Sadovyi como prefeito e candidato presidencial em potencial, bem como líder de força política que tem sido capaz de conduzir o seu próprio jogo no Parlamento.  ( Lviv, cidade do oeste da Ukraina, com aproximadamente um milhão de habitantes - OK).

Os ambientalistas já denominaram a situação  com o desmoronamento do lixo, como maior desastre tecnológico na Ukraina após Chernobyl.

Desastre ambiental na pérola turística.
Se você olhar do ponto mais alto de Lviv, através dos binóculos, para o lado norte, poderá ver montanhas cinzentas atrás dos prédios.


Aterro de Hrybovytsi - vista de Castle Hill, o ponto mais alto da cidade. (Dmitry Havrylov).
Nem todos sabem que isto não é uma formação natural, a altura do lixo chega a ser maior de 60 metros.
À aldeia Hrybovytskyi, desde o final dos anos 50, até o final de maio de 2016 traziam todo o lixo de Lviv e algumas regiões da província. Em resultado, aqui cresceu o maior monturo de lixo na Ukraina, que ocupa 26 hectares.

Durante o período soviético aqui ainda traziam lixo industrial. Destes, o mais perigoso - são três escavações com alcatrão ácido, que os ecologistas comparam com  o perigo de substâncias radioativas.
O alcatrão ácido - é produto de reciclagem de óleo do transformador, que era produzido na região de Lviv. Porquanto ele contêm 85% de ácido sulfúrico e pode corroer qualquer equipamento, ele ainda não pode ser usado. (Espero que a tradução esteja correta - OK). 

Apesar de sua toxicidade e perigo para o ambiente, ativistas repetidamente registraram a exportação ilegal de alcatrão para fora do monturo. Ele pode ser utilizado como mistura na produção de asfalto, embora isto seja extremamente prejudicial. 
Em janeiro de 2016, houve um vazamento para além do aterro. Sobre isto as pessoas souberam depois, quando viram os peixes mortos no rio Malehivka.

Enquanto os ativistas procuravam entender a fonte de alcatrão, eles descobriram que do monturo também exportavam tóxicos infiltrados e os derramavam na canalização de Lviv.

Os ambientalistas já denominaram esta situação, o maior desastre provocado pelo homem após o Chernobyl, na Ukraina
Os reservatórios para infiltração (água das chuvas, que flui através do monturo, e torna-se venenosa)  não dão conta ao volume, a capacidade de uma única estação de limpeza é apenas um terço das necessidades.

Verificou-se que o líquido tóxico remove a empresa municipal "Lvivvodokanal" sob contrato com KP "Sbyranka", que é  responsável pelo aterro.
Lá reconheceram, que simplesmente não têm mais aonde drená-lo. Dizem, que ainda em 2012 para drenar infiltrados deviam construir uma estação especial, mas a cidade não tinha dinheiro.

Os fundos para tudo encontraram-se, assim que pessoas morreram no monturo.
Em 31 de maio o prefeito Andriy Sadovyi disse que o acordo sobre os empréstimos já foi alcançado e o documento sobre cooperação com o Banco Europeu de Investimento está esperando aprovação  do Ministério do Desenvolvimento Regional, Construção e Habitação e Serviços Públicos da Ukraina.

O incêndio no aterro Hrybovytskyi começou no dia 28. Queimavam 400 metros quadrados. Até domingo o incêndio espalhou-se para 750 metros quarados. Com mau cheiro e fumaça sofreram todas as povoações próximas e até o próprio centro regional a seis quilômetros. Na segunda-feira o incêndio foi debelado.

Vieram todos os serviços de emergência, houve desmoronamento. Agora todas as ações são realizadas para localizar e resgatar as pessoas que afundaram.

Uma das versões é que o fogo foi ativado, porque neste local nunca queimava, somente do outro lado.

Convocam todas as pessoas preocupadas para ajudar. Duas pessoas passaram mal por causa do cheiro acre e foram levadas ao Pronto Socorro.
Sob o aterro afundaram três bombeiros e um funcionário do aterro.
Uma parte da montanha que deslisou tinha altura de nove andares.. O lixo chegou até os lagos, cobrindo-os em parte. Em alguns lugares a espessura do desabamento alcança a altura de três andares.

Pelas pessoas que afundaram procuram mais de 170 pessoas e 17 veículos.
Os trabalhos são coordenados pelo responsável do Serviço de Emergência do Estado da Ukraina,
A população bloqueou o ônibus com os estudantes da Universidade Estadual de Segurança de Lviv porque eles não dispunham equipamento adequado  para trabalhar em tais condições. Mas, um ônibus conseguiu entrar.


Segundo o presidente do conselho A. H. há perigo de novos deslizes, portanto os voluntários com pás, foram afastados. Para maquinário também há dificuldades porque a superfície é íngreme.

Segundo o representante, o colapso ocorreu de uma altura de cerca de 90 metros, numa região de 300m por 80 metros.
À operação de busca e salvamento envolveram 217 pessoas e 23 unidades técnicas, incluindo brigadas com cães.

Segundo o chefe da Polícia Nacional Dmytro Zaharia as pessoas cobertas com aterro provavelmente já morreram. Ele acrescentou que na busca envolveram-se 600 pessoas. A busca pode durar 3-4 dias, devido a quantidade de detritos que deslizou.

Um dos cobertos no aterro foi o vereador do Conselho Municipal de Zhovkva, Andrey Vnenkevych, 32 anos, que trabalhou na mudança de turno, na extinção do fogo. Ele também dirigiu a união de bombeiros locais que realizou um protesto em frente à Câmara Municipal de Lviv.

Estão sendo reforçadas as margens dos lagos próximos. Isto é necessário para evitar mais deslizamentos do lixo, vazamentos e infiltrações de alcatrão.
No território do aterro há de 200 a 500 mil toneladas de alcatrão - resíduos de provas da produção da refinaria de óleo. Se o alcatrão entrar no solo, isto pode causar envenenamento das águas subterrâneas e todas as fontes de água em torno do aterro.


Ao local onde desapareceram três bombeiros trouxeram cães, pastores alemães. Mas, após alguns minutos, os condutores explicaram que os cães, devido a grande quantidade de odores não conseguiam trabalhar.


Sadovyi (prefeito de Lviv) disse que a causa provável do deslizamento é devido a grande quantidade de água que derramaram para apagar o fogo. Ele disse que ameaça de novos deslizamentos não há. O aterro trabalha desde 1950. Hoje há um acordo com o Banco Europeu de Investimento para recuperação deste aterro, de fato para uma nova fábrica de reciclagem de lixo, concluiu.

No aterro de Lviv a ameaça do deslizamento continua.
Segundo o serviço de imprensa do Departamento DSN da Ukraina, em Lviv Vitaly Turovtsev, "As ameaças são constantes por causa da altura do aterro que atinge 30 metros e o solo é instável. Nós temos pessoas que, constantemente, monitoram a condição do solo, o estado do aterro",- disse ele.

Hoje, 31 de maio Igor Muravskyi, presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente disse que o problema do aterro não é resolvido, porque lá as pessoas trabalham e, por mês, ganham de 30 a 35 mil UAH sem pagar impostos.(30 a 35 mil UAH é igual a 10 bons salários na Ukraina. É claro que me refiro a salários de pessoas comuns-OK).

Há mais uma pessoa desaparecida. No total são quatro pessoas.

O corpo do primeiro bombeiro encontrado morto é Yuri Rudey.


                          Andriy Venkevych, o segundo morto encontrado.


O terceiro morto encontrado é Bogdan Yongka.
Rudey deixou dois filhos pequenos, Andriy e Bogdan, um filho cada.

Os vereadores de Hrybovytskyi mantem guarda. Eles não permitirão mais  a importação de resíduos no território de sua povoação. Eles dizem que constantemente há fumaça, mau cheiro, que as pessoas adoecem. Agora mesmo três crianças já foram hospitalizadas. Às pessoas que estão de guarda outros  trazem água e alimentos, muito leite e limão.

Em todos os lugares, inclusive nas próximas matas, procuram o quarto desaparecido. É o senhor Alexander Butin, de 60 anos.

Quinta-feira, dia 2 de junho, o prefeito da cidade Andriy Sadovyi assinou acordo com o Banco Europeu de Investimento sobre alocação de crédito no valor de 40 milhões de euros para solução do problema. Deste montante, 30 milhões para recuperação de lixo, 10 milhões para a instalação de uma fábrica de reciclagem de resíduos. Isto foi relatado em uma entrevista, pelo presidente da administração do distrito de Sukhiv, vice-presidente da Comissão da cidade em questões de segurança e emergências tecnológicas Iryna Marunyak. Crédito calculado para 25 anos em favoráveis condições: 1,5% ao ano.

Continuam procurando a quarta pessoa, já verificaram todos os lugares onde a pessoa foi vista. 

O fogo no aterro vão apagar por vários meses. O fogo é no interior da montanha, por isso ele é pouco perceptível... mas isto durará meses.



Sadovyi pede ao governo para declarar a região de Lviv como zona de desastre ecológico.

O deputado do conselho de Lviv e ativista Igor Zinkevych também lançou um vídeo da ignição.

Sobre o aterro há muita fumaça que é vista de Lviv. O fogo se auto-renova. Para apagar o incêndio virão aviões.


Houve três tentativas com aviões. As duas primeiras despejaram 4 toneladas de água cada. A terceira despejou 8 toneladas. O fogo não cessou. Pode ser falta de experiência, admitiram alguns, porque na Ukraina nunca foram usados aviões para apagar incêndios.


Desde o início dos trabalhos:
Mais de 50 mil metros cúbicos de lixo foi removido de lugar.
Examinado aproximadamente 12.262 metros quadrados de lugares possíveis.
Extintos alguns bolsões fumegantes, 580 m², para evitar incêndios.
As escavadeiras passaram por 1.127 metros.

Foram colocados 4.544 sacos de areia; derramado cerca de 13.250 m³ de terra e mais 59.650 m³ de terra.

Foi preciso aumentar muito a água. Lviv esta pedindo aos municípios próximos para ajudar no recolhimento do lixo. Algumas localidades já estão colaborando. Mas, ainda existem locais em Lviv, onde o lixo está acumulado. E algumas cidades que aceitavam estão se recusando, ou por orientação contrária dos ativistas, ou porque também não possuem possibilidades.

Também é preciso reduzir a inclinação dos detritos, pois existe o perigo de deslocamento.

A cidade encomendou testes de laboratório, que serão realizados hoje, para saber sobre a qualidade de ar e da água.

Depois de uma reunião 35 cidades da região vão ajudar Lviv no recolhimento do lixo.


A qualidade do ar é verificada diariamente, desde 31 de maio. O ar, até a distância de 500 metros apresentou concentração máxima de dióxido de azoto em duas vezes, dióxido de enxofre em 1,5 vezes e monóxido de carbono em 1,6 vezes.

Em quatro casas particulares da aldeia Malakhiv análises microbiológicas e 12 indicadores toxicológicos, incluindo fenóis, foram encontrados em todas as 4 amostras excederam concentração máxima de cádmio em 2,8 -4,4 vezes e a água de poços é contaminada com bactérias. Nas aldeias próximas ao aterro há água canalizada, os moradores foram informados sobre os riscos relacionados com o uso da água de poços.

Ontem, dia 9, no aterro  foram feitas 23 descargas de água a partir de aeronaves.


Ainda 400 m² encontram-se com fogo no aterro. Às 9:30 horas o fogo apagaram. Ficaram apenas uns 30 pontos de fumaça em locais não acessíveis. A situação está estável e controlada. Continuam as buscas pela pessoa desaparecida.

No presente momento, 11.06.2016, lá permanecem dois caminhões-tanque e 12 pessoas, que realizam constante monitoramento da situação no lixão. Em caso de qualquer fumaça, eles reagirão imediatamente. Também nas zonas seguras, paralelamente, prosseguem os serviços de busca da 4ª pessoa desaparecida.

Tradução-resumo: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário