segunda-feira, 13 de junho de 2016

Sobre o problema do aterro Hrybovytskyi
Ukrainska Pravda blog (Verdade Ukrainiana - blog) 10.06.2016
Taras Vozniak

O problema do aterro Hrybovytskyi tem dois aspectos. O primeiro é aspecto objetivo. Sim o problema da gestão dos resíduos já é bem antigo. Em Lviv - já há 40 anos. E, naqueles 40 anos não o decidiam. Ele não depende da "tempestade" política atual, ou melhor, uma tempestade política em um copo de água.

O segundo aspecto - especulação política em torno deste problema. Praticamente todas as forças políticas alegremente assumiram  o tema e decidiram "cortar" seus dividendos. Estes são cadáveres políticos, tais como "Svoboda" (Liberdade) - que nas últimas eleições foi excomungada do orçamento da cidade de Lviv, e "Malchiqui de plantão"  (malchiqui, em russo é pequenos), que propagam a ""Marcha da Igualdade", em Lviv, ou derrubam o monumento a Tudor, porque você vê, precisa, e agora disputam em torno do Conselho da cidade de Lviv.

Mas, voltemos a circunstâncias objetivas. A cidade de um milhão de habitantes já a muito merece que eliminem os resíduos diferentemente de 1955. Este problema surgiu ainda no período soviético. Eu, trabalhando no Conselho da Cidade em meados dos anos 90, lembro de várias tentativas para introduzir novas técnicas de aproveitamento do lixo e, normalmente, eles acabavam em aventuras, quando alguns aventureiros propunham seus serviços, ou incapacidade financeira do Conselho Municipal de Lviv. Isto foi com o primeiro prefeito, depois segundo, terceiro e assim continua. Sadovyi revelou-se simplesmente o último.


Mas com esta situação agora, em todos os 100%, tentam tirar proveito os especuladores e bancarroteiros políticos. E, de modo algum é para resolução do problema. A cadência anterior do Conselho Municipal de Lviv já foi dominada pela "Svoboda" - 62% dos vereadores pertenciam a este glorioso partido, que durante cinco anos suavemente se chegava ao orçamento da cidade de Lviv mas não moveu nem sequer um dedo para iniciar o problema. O mesmo aconteceu no conselho regional de Lviv, onde também regia o baile e de modo algum se preocupou com Hrybovytshi.

Na cidade de Lviv é justamente este partido que é o principal incentivador contra a presente autoridade. Portanto pula ao redor dele Ruslan Koshulynskyi, que perdeu as últimas eleições  para prefeitura.

Tenho 100% de certeza, que assim que o objetivo político fosse alcançado, o problema do aterro Hrybovytskyi  imediatamente  empurrariam para uma gaveta distante. Porque isto não é importante...

Minha surpresa também causou a hiperatividade do partido UKROP (União ukrainiana de patriotas). Claro, em Lviv ela está no mesmo nível, no entanto... Também Kolomoiskyi, revela-se no destino...

Observado círculo próximo ao Conselho da cidade de peixes pequenos - ex-líder dos "Jovens regionais", conhecido em Lviv Ivan Sprenskyi - agora, é claro, com topete cossaco, porque veja, maidanivets, e até mesmo ativista social.

Que é ativista, é verdade, mas de quem? Pensa, que todos esqueceram  seus minuetos com os regionais. Há uma corte dos sem folego e suados, que de modo algum podem proteger a honra de sua juventude...

E também como sempre nestes encontros recrutam grupos de diversas procedências - Falcões, Horvates Brancos, etc., que, em minha opinião, são liderados por outro lado. A questão - de onde. De nossos serviços de inteligência, ou dos vizinhos... (alusão à Rússia - OK) Ou é uma co-gestão?

Mas no geral Shovkva, na qual está localizado Hrybovytskyi aterro, durante décadas foi patrimônio do SDPU (Partido Social Democrata da Ukraina). Depois regionais, etc. Lá nada mudou - o fiozinho continuam tecer para Rússia . Através de Medvedchuk, claro... (Medvedchuk é o compadre de Putin, aquele que é ukrainiano -OK)
Então, aqui estamos lidando não apenas com o lixo no sentido literal da palavra, mas também com o lixo político. E eu não aconselharia àqueles, que apressadamente começam a tirar conclusões.

Quanto a mim, no interesse de um milhão de habitantes da cidade, nesta situação, estas danças de sabre são, simplesmente inadequadas. Um milhão de pessoas não pode ser refém de discórdia de alguns grupos corruptos ou politiqueiros. E pouco importa de onde eles são - se de nossas cidades, se do próprio Pechersk (Kyiv). Portanto, o problema deve ser resolvido.


Mas pode resolver este problema a própria cidade? Não digo o prefeito da cidade, mas a cidade. Não pode. Por que? Porque, até se construir a fábrica de incineração, passarão, pelo menos, alguns meses. E construir aonde? Na Praça do Mercado? (Esta praça é a principal da cidade - OK). A destinação do terreno - é questão do Gabinete de Ministros, administração do Estado, conselhos municipais - é questão de sua jurisdição. Portanto, o problema da gestão dos resíduos deve decidir-se em nível mais elevado, que o nível do prefeito de Lviv. Ele não poderá decidir sozinho este problema, mesmo se houver dinheiro ou plano de construção da fábrica de incineração. E se tudo isso vai levar algum tempo, o que - todo este tempo a cidade vai estar coberta com o lixo? Como Nápoles há alguns anos - enquanto a máfia siciliana e relacionados com ela chefes de Roma não resolveram os seus problemas?

Segundo minha experiência - os prefeitos de Lviv quase nunca tiveram relações muito amigáveis com outras autoridades regionais. E aqui não há nada pessoal - apenas diferentes interesses. E, as vezes, contrárias. Esta é a lógica da defesa dos interesses da cidade e região. Pelo menos com a existente legislação e poderes.

É claro que a atribuição de terreno para construção de uma instalação desse tipo deve ser fora da cidade de Lviv. E aqui nós nos encontramos com o problema do governo local, na ativa falta de vontade das comunidades locais possuir, no seu território empresas incineradoras. E, aqui, ainda numerosos partidários andam pelas aldeias e assustam os aldeões com catástrofes ambientais - o principal, é para bloquear quaisquer resoluções nesta questão. Porque, para eles, nesta situação, quanto pior, é melhor.

Sim, em Viena, praticamente no centro da cidade há uma fábrica de combustão de lixo, a qual ninguém vê, porque dela não há nenhum cheiro. Mas nós ainda não dominamos tal tecnologia. Isto leva tempo.

Então, para solução deste problema, suas forças devem consolidar todos, começando do Conselho Regional de Lviv e terminando  até com o Presidente. Embora ele pela abordagem  direta  desta questão, é claro, não responde. (O pior, é que o Presidente já ficou aborrecido porque o partido de Sadovyi defendeu sua independência no Parlamento - Tal é a política. OK). Mas aqui devemos pesar todos os prós e contras - a não participação neste problema pode trazer mais desvantagens, que vantagens para todos que se jogaram nestas corridas de baratas.

O prefeito Andriy Sadovyi segundo resultados da última eleição recebeu o maior apoio dos moradores de Lviv, muito maior que os outros candidatos. Ele iniciou seu partido Político, Samopomich (Auto-defesa) e, talvez, essa seja a razão dos grandes males da cidade de Lviv. Porque o problema do aterro Hrybovytskyi "de repente", pode não se tornar o último. E temo que não será último. Portanto não era hora de perder a cabeça devido o sucesso.

Porque, do outro lado, esta crise mostrou um certo infantilismo da "Samopomich"  - se você quer ser um partido nacional, deve se abrir amplamente a toda a sociedade, e não jogar no clube da elite. E segurar o golpe - porque não vejo muitos de seus ativistas e guias - nesta situação de crise. Mas golpes ainda haverá - o jogo político cruel apenas está começando... Mas não vou lhes aconselhar algo - têm seus técnicos em política e líderes.

Se este problema influenciará na popularidade pessoal do prefeito? Claro que influenciará - especialmente em termos de histeria da massa, que inflam seus oponentes e simplesmente detratores. O problema dos resíduos, sem dúvida, abalará a classificação de Andriy Sadovyi - diferente não poderia ser. No entanto, em minha opinião, de forma acrítica. 

E mais - em toda esta história há tragédia e há problema.

Tragédia é a morte de pessoas. Corrigi-la, infelizmente, não é possível. Aqui é necessário ter compaixão e viabilizar ajuda às famílias. De certo modo nem todos pensam, mas quem é responsável, diretamente, pela morte dessas pessoas.

Sobre o comando direto de oficiais do Ministério de Situações de Emergência nem uma palavra. Para mim, são eles que devem responder no tribunal pela morte das pessoas - seus empregados. Porque Sadovyi, afinal de contas, não dirigia suas ações...

Mas há um problema - o problema pode ser resolvido e deve ser resolvido.

Concluindo. Problema do prefeito é um, mas o problema da cidade, e não apenas de Lviv, mas de muitas cidades, que devem passar para um novo nível de pensamento ambiental - incluindo a utilização de resíduos - é outro.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário