quarta-feira, 18 de maio de 2016

Poderá Lutsenko restaurar a confiança à Procuradoria Geral?
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 13.05.2016
Alina Shvedko

"Eu já tenho acordo com o "Pacote de reanimação de reformas", com o representante do FBI USA na Ukraina" - Yuriy Lutsenko".

Yuriy Lutsenko e Petro Poroshenko durante a reunião do Parlamento. 12 de maio de 2.016.
Kyiv - Presidente da Ukraina Petro Poroshenko na sexta-feira apresentou ao coletivo da Procuradoria-Geral o recém-eleito Procurador-Geral da Ukraina Yuriy Lutsenko. Em seu discurso, ele expressou confiança de que a nomeação de Lutsenko permitirá aos funcionários da Procuradoria mostrar suas melhores qualidades cívicas e profissionais. O próprio Yuriy Lutsenko compartilhou os planos que ele pretende instaurar na posição de líder da GPU. No entanto, aos especialistas e deputados surgem dúvidas, se ele poderá fazê-lo por causa dos "compromissos políticos".

Presidente da Ukraina Petro Poroshenko, apresentando Yuri Lutsenko  à Procuradoria Geral - como novo dirigente do departamento - expressou confiança de que sob a direção de Lutsenko influência política não haverá. Ele também observou, que os promotores agora tem a chance de se tornarem partícipes das reformas que a Ukraina necessita.


"Nenhum compromisso o Procurador-Geral da Ukraina Yuriy Lutsenko diante de qualquer força política não tem, não terá e não deve ter. Por mais paradoxal que possa parecer, mas tal peso-pesado político é capaz de proteger a procuradoria de influências políticas" - disse Poroshenko e acrescentou, que é exatamente o seu grande peso político que lhe permite dizer "não" a qualquer figura política.

Lutsenko falou sobre seus planos, aos repórteres no Parlamento, imediatamente após a sua nomeação como procurador-geral.


"Eu já tenho um acordo com o"Reanimador pacote de reformas" sobre recuperação do Escritório de reformas da Procuradoria Geral da Ukraina, como também já tenho acordado com o representante do Federal Bureau of Investigation  na Ukraina sobre o restabelecimento de sua missão na GPU com a finalidade de melhoria de métodos de investigação e de reformas estruturais nos órgãos da procuradoria. Também eu tenho a intenção de ouvir pessoalmente os meus adjuntos, ouvir deles o andamento da  situação e prazos concretos, quando as questões podem ser transferidas para o tribunal" - disse Yuriy Lutsenko.

Além disso, durante a apresentação dos seus promotores Lutsenko disse sobre o aumento de salário, mas observou que ele vai fazê-lo apenas quando os promotores restaurarem a confiança pública.

Um dos primeiros passos, disse Lutsenko, que haverá controle sobre o cumprimento da lei "Sobre lustração".

Segundo ele, "a lei é uma para todos, e a Procuradoria-Geral deve iniciar este slogan a partir de si mesma." Ele também disse que planeja anunciar, o quanto antes, um  concurso para posições na Inspeção-Geral da Ukraina. Além disso, ele observou, que fornecerá assistência ao Chefe de Investigações Especiais da Procuradoria Geral Sergei Horbatyuk, mas também vai exigir dele a conclusão da questão do assassinato dos "euromaidanivtsiv", não posterior ao início do outono. (Euromaidanivtsi - referência às mais de cem mortes durante o Maidan. Sobre este assunto li pouquíssimas reportagens, não houve condenações, por enquanto. -OK). 


O próprio Sergei Gorbatyuk não quer comentar a nomeação de  Yuriy Lutsenko para o cargo de Procurador-Geral, em ausência, somente após ações concretas no cargo. Mas, segundo suas palavras, ele pode contribuir para uma maior eficiência da gestão

Sergei Gorbatyuk
"Mais autoridade em relação à coordenação de outras agências da lei, garantia adequada às atividades das unidades operacionais, percepção adequada, colaboração nisto, decisão de meios técnicos para investigação - existência de processos criminais em relação aos nossos investigadores que fazem investigações segundo fatos fictícios", - disse Sergey Gorbatyuk.


Anteriormente Gorbatyuk declarava sobre pressão da GPU. Devido sua declaração abriram um inquérito interno, mas segundo seus resultados, Gorbatyuk supostamente inventou tudo. Só se pode esperar pela colaboração, sobre a qual falava Lutsenko, e suspensão da pressão, observou o chefe de investigações especiais.



 Lutsenko terá alta capacidade no cargo de procurador-geral - especialista.

Biografia Lutsenko - principalmente aquilo, que ele mesmo experimentou, a inadequação do sistema jurídico, tornando-se efetivamente um prisioneiro político, pode ajudá-lo na resolução de problemas práticos e políticos no gabinete de procurador,  diz doutor em direito, professor, chefe do Instituto Internacional de Direito de Relações Internacionais de Kyiv -Universidade Nacional Taras Shevchenko, Alexander Zadorozhnii.

"A fim de encontrar um lugar na política, não apenas no sistema legal da procuradoria, será, justamente útil  a experiência Lutsenko como deputado, como ministro, como um parlamentar experiente, que tem uma vasta experiência na gestão de grandes equipes, que não são fáceis de gerir. Aqui é preciso encontrar forças próprias para coordenar o trabalho com aquele mesmo procurador anti-corrupção, e outros órgãos, especialmente o Ministério de Assuntos Internos. Em geral, podemos apreciar o alto potencial de Yuriy Lutsenko no cargo de Procurador-Geral "- observa Alexander Zadorozhnii.
Stepan GavrishTal capacidade de Yurii Lutsenko não vê o doutor de Ciências Jurídicas e diretor do "Instituto da crise política", Stepan Gavrish, porque Lutsenko não tem ensino profissional.

Puramente humano, Lutsenko pode se tornar Robespierre, que vai levar à responsabilidade aqueles, que organizavam assassinatos no Maidan, aqueles que matavam pessoas no leste da Ukraina, terroristas, aqueles que roubam o país, mas, obviamente, isso não é possível, porque ele fará a vontade do presidente", - diz o advogado.

No entanto, segundo suas palavras, muito maior problema é que durante a votação desta lei na Ukraina, de fato, destruíram o sistema legal. As opiniões dos especialistas concordam que não foi a coalizão que nomeou Lutsenko mas   grupos oligárquicos no parlamento, para os quais existem as maiores suspeitas e investigações jornalísticas quanto ao cometimento de pesados crimes financeiro-econômicos penais, particularmente.

As tentativas de influenciar nas decisões no salão do parlamento acabaram - Nayem

Uma visão semelhante expressam alguns deputados. Em particular,o membro do "Bloco Petro Poroshenko" Mustafa Nayem duvida que o apoio de grupos parlamentares, como "Renaissance" ou "Vontade do Povo" podem receber no curso das negociações parlamentares normais.

Mustafa Nayem
"Quando nós vemos, que a lei, que deveria levar ao combate da corrupção, é votada pelos catorze representantes de Oles Dovgyi, vinte deputados de Khomutynnik, uma centena e meia dos regionais que, provavelmente, esperaram a vida toda por um procurador honesto e íntegro, para mim isto... não é que seja engraçado, não é que me deixe aborrecido, mas me deixa  irritado. Entendemos que a persuasão, discussão, explicação, tentativa de influenciar a decisão nesta sala simplesmente acabou", - observou Mustafa Nayem.

Enquanto isso, o vice-chefe da fração do BPP (Bloco Petro Poroshenko) Alex Goncharenko diz - a cooperação com os grupos políticos tem base unicamente no desejo dos deputados em apoiar as reformas na procuradoria.

Alex Goncharenko
"Estes são deputados do povo, eles se evidenciam desa forma. Alguns nossos colegas não quiseram apoiar Yurii Lutsenko, eu não compreendo, porque para eles é melhor, que nós não tenhamos Procurador Geral, Inspeção-Geral, porque do seu ponto de vista não é necessário mudar a lei. Mas, àqueles que apoiaram, eu agradeço, a mim, tanto faz, a que grupo pertencem. Nenhuma negociação, pessoalmente, eu não realizei com os representantes do "Renaissance" ou "Vontade do Povo" não realizei, não tenho isto como princípio, e não pretendo ter", - diz o deputado.


Mustafa Nayem (Pesquisa Internet - OK.):
Mustafa Nayem nasceu em Cabul (Afeganistão). Órfão de mãe aos três anos. Seu pai foi vice-ministro de Educação. Em 1989 mudou-se com o pai para Moscou, e em 1990 para Kyiv. Em 2004 Mustafa concluiu a Faculdade de Sistemas Cósmicos de Aviação e Espaço. A partir de 2004 começou a carreira jornalística. A partir de 2006 é correspondente e autor de publicações online de Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana).
Foi um dos primeiros participantes do Maidan.
Escreveu um livro baseado nas histórias de Yuri Lutsenko sobre sua prisão. (No período do governo Yanukovych).
Em setembro de 2.014 decidiu entrar na política. Foi eleito deputado.
É casado e tem um filho.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário