quinta-feira, 7 de abril de 2016

Offshore de Poroshenko
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 06.04.2016
Blog de Dimitry Hnap


Hoje, o presidente Poroshenko finalmente comentou o escândalo com suas empresas offshore. "Eu fiz isso para minimizar os impostos, foi uma ação inteiramente pública", - declarou.

Ele, e sua comitiva agora, ativamente, difundem a idéia , que a formalização de seus ativos no offshore era um processo público, que segredo não havia. Por isso, dizem eles, nenhuma sensação na investigação de jornalistas também não há.

Os simpatizantes de Poroshenko, nas redes sociais, ativamente espalham a coluna de Anatoly Rodzinsky: "Os jornalistas erraram - "Roshen" em "confiança cega" (ou propriedade fiduciária), onde se trata que, todas as ações de transferência "Roshen" para offshore foram abertas e mudanças de propriedade podia ser observada no cadastro estatal. 

Deixaremos de lado, o fato de que o próprio senhor Rodzinsky foi candidato ao Parlamento pelo Bloco Petro Poroshenko.  E que, agora, ele começou justificar a criação de empresas offshore. Embora, ainda recentemente em sua campanha escrevia muito pelo contrário
"6. É necessário retirar "o imposto corrupção" da economia. O negócio socialmente responsável deve pagar os impostos ao orçamento, não a concussão a determinados funcionários. O volume de impostos é necessário diminuir, fechar todos os offshore.
7. É necessário organizar o sistema de pagamento de impostos simplificado para pequenas e médias empresas. É necessário garantir acesso de produtos ukrainianos a mercados mundiais.
8. Tarefas prioritárias:
- lustração anti-corrupção de órgãos judiciais, de proteção, órgãos fiscais e alfandegários.
- introdução de controladores públicos indicados pela justiça e independentes de órgãos governamentais.
- formação profissional de funcionários públicos, sua proteção social com referência à responsabilidade.

Como também Poroshenko, quando candidato.

Aqui também era importante declarar que Poroshenko age com offshore de forma aberta e transparente, e não há nada para suspeitar. Porém, os seus advogados em pânico, começaram varrer os vestígios. 

Em 07 de março deste ano, a Companhia UTI (Investment Capital Ucrânia), servindo aos interesses do presidente, recebeu dos jornalistas de OCCRP e Instrução Info a pergunta se Poroshenko tem relações com atividades offshore.

Em 22 de março eles enviaram resposta, na qual reconheceram a criação da correntinha offshore para o presidente em três empresas.

No entanto, nos disseram, que estas três empresas não têm ativos, contas bancárias e não são utilizadas.

E agora o mais interessante. Enquanto nós e nossos colegas no exterior preparavam suas investigações sobre esquemas offshore, os advogados do presidente Poroshenko começaram fazer alterações na composição dos proprietários da corporação "Roshen".

Registro estatal de modificações de documentos constituintes da pessoa jurídica: 25.03.2016  - 10711050025001596; Sulaieva Adelia Rashydivna: Tabelião particular Sulaieva A. R.; alteração da composição ou informações sobre os fundadores.  Registro estatal de modificações de documentos constituintes da pessoa jurídica: 25.03.2016  - 10711050026001596; (reparem com atenção: tem um algarismo diferente -OK) Sulaieva Adelia Rashydivna: Tabelião Particular Sulaieva A. R.;  alteração da composição ou informações sobre os fundadores.

Número, data e período da formação do extrato: 1000803267,  04.04.2016,  14:02:26

Em 25 de março eles mudaram a composição dos acionistas, onde em vez do fundo de Poroshenko introduziram a empresa holandesa relacionada a offshore de Chipre e Virginia.

Seguem dados sobre a dimensão do capital estatutário ou composto. São nomes, endereços e contribuição ao fundo. São duas pessoas com participação de 3.005,00 UAH com Petro Poroshenko como proprietário beneficiário e Roshen Europa B.V. com contribuição ao fundo estatutário - 510.850,00 UAH.

Embora na véspera, ainda em 24 de março, lá havia o fundo ukrainiano de Poroshenko "Prime Capital Asset".

Local da presença da pessoa jurídica 04176, Cidade Kyiv, região Podilia, Rua dos Eletricistas, prédio 29-A

Lista de fundadores (participantes) de pessoa jurídica, incluindo o sobrenome, nome, pelo pai, local onde vive, se fundador - pessoa física; denominação, local onde pode ser encontrado e código de pessoa jurídica, se fundador - pessoa jurídica: Sociedade acionária "Fundo de investigação corporativo, fechado, não diversificado", índice 04176.

Eles conseguiram. Nossa investigação veio após uma semana - 03 de abril.

Bem, no dia seguinte veio a publicação do Sr. Rodzinsky, onde os materiais de investigação chamavam de "incompetentes", porque "não há nenhum segredo" e todo o "trust offshore" já a muito está no registro do Estado.

Há muito nós não vimos tal jogo de adiantamento. Desde o tempo de ataque ao Canal TVi quando os estatutos foram alterados pelos criminosos e alteravam-se praticamente em desenvolvimento.

Nós acreditamos que tudo isso foi feito pelos advogados de Poroshenko, a fim de minimizar o risco da investigação se se esconder o offshore e não se conseguir, então precisa, pelo menos legalizá-lo antes da publicação dos jornalistas. Para declarar: "Sensação não há! Nós queríamos, sozinhos, lhes contar tudo! Eis, vejam, aqui tudo é documentado."

E, então, repetir novamente o mantra sobre já estabelecido  "confiança cega", acordo sobre o qual foi assinado ainda em janeiro.

Falando de "confiança cega". Os advogados de Poroshenko não forneceram provas de sua criação, além de seus próprios comunicados e declarações. 

Anteontem, no programa "Liberdade de expressão" a meu pedido para mostrar o acordo de "confiança cega", Makar Pasenyuk - diretor da UTI, prometeu fazê-lo.

No entanto, já se passaram dois dias, e apesar de meus persistentes pedidos, nem o Sr. Pasenyuk, nem seus subordinados nenhum acordo me mostraram.

Na verdade, ao presidente Poroshenko vale a pena lembrar que escapando da situação com sucesso uma vez, ele não melhora sua situação. Na verdade , o escândalo Watergate, afinal, terminou com o afastamento do presidente Nixon apenas dois anos após a primeira publicação de jornalistas do The Washington Post. Durante estes dois anos Nixon e sua administração negavam, desmentiam como podiam. Apenas mais e mais se enredavam nessa teia de mentiras.
E, dado que o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos já recebeu provas de que, para um grande número de clientes o registro panamenho Mossak & Fonseca retroativamente alterava estatutos, ao presidente Poroshenko a presença de offshore pode tornar-se um pequeno incômodo.
Muito mais sérias podem tornar-se as acusações conscientes e permanentes as fraudes contra seus cidadãos.

(Prezados, desculpem os eventuais erros, não tenho familiaridade com textos jurídicos. E, afinal, nós não precisamos saber todos os detalhes, só nos interessa o fato em si -OK).

Tradução: O. Kowaltschuk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário