quinta-feira, 21 de abril de 2016

Com o que é relacionado o número recorde de ataques no Donbas.
Durante uma semana na zona de combates contaram 700 casos de violação do cessar fogo
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 08.04.2016
Levko Stek


Na missão de observação da OSCE declararam, que durante a primeira semana de abril foi fixado o maior número de violações do cessar fogo na zona de combate no Donbas. Particular preocupação para os observadores desperta o amplo uso de morteiros e artilharia, que no âmbito dos acordos de Minsk deveriam ser retirados da zona de contato. No entanto, a inteligência ukrainiana avisa sobre intensificação das atividades e localização, dentro dos limites proibidos, de tanques, artilharia dos militantes "Grad".

De acordo com os dados publicados pelo vice do dirigente da Missão Especial da OSCE, Alexander Gug, durante a última semana gravaram mais de 700 explosões, cuja causa tornou-se o aproveitamento de armas, que deveriam ter sido retiradas da linha de contato (Nunca foram retiradas do lado russo, segundo notícias dos jornais. E, este dia pode haver um número recorde de violações do cessar fogo, mas já houve e continua havendo dias não muito menores em número de ataques do lado russo. Outro fato que chama a atenção é que, felizmente, do lado ukrainiano, ultimamente, o número de vítimas é muito menor que o dos combatentes russos. Os mesmos, ultimamente andam desistindo e abandonando a região, mas Rússia não se entrega, já trouxe mercenários de Daguestão e Chechênia. - OK). A maioria das atividades hostis, segundo  Alexander Gug (OSCE), aconteceram na região de Avdiivka, Aeroporto de Donetsk, Svitlodarsk e próximo a Mariupol.


Noite na blindagem próximo da zona comercial de Avdiivka.

"Morteiros e artilharia pesada agora são aproveitados em enorme quantidade. A observação da missão OSCE, esta seriamente preocupada com tais desenvolvimentos dos acontecimentos. O chefe da missão da OSCE, embaixador Apakan, em seu apelo instou ambas as partes do conflito respeitar aquelas promessas, que eles deram, e observar o regime de cessar-fogo, garantindo assim a segurança da população pacífica na zona do conflito" , - disse Alexander Gug (Eu não compreendo porque a missão OSCE sempre insta as duas partes do conflito para observar o cessar-fogo, porque os ukrainianos não começam o ataque, eles apenas respondem aos ataques russos. Ou será que não é para se defenderem??? - OK).
Na inteligência militar relataram, que os militantes acumulam equipamento militar, munição e combustível próximo da linha de combate. Assim, durante a semana, dentro das fronteiras onde, segundo os Acordos de Minsk, a manutenção destes equipamentos é proibida, foram vistos 67 tanques, 53 sistemas de artilharia e 23 sistemas reativos de fogo salva "Grad".
Próximo de Makiivka foram fixados aprovisionamentos de luta rádio eletrônica, que devem desorganizar a administração de pequenas unidades das Forças Armadas da Ukraina - inteligência.
Também o representante da principal Administração de Inteligência da Defesa da Ukraina Vadym Skibitskyy observou a intensificação da ativização das ações da inteligência dos separatistas. Segundo suas palavras, nos últimos dez dias fixaram 11 drones voadores, que envolviam-se com reconhecimento do fogo de artilhara sobre as posições dos militares ukrainianos na zona de combate, no leste da Ukraina.
Em 28 de março nas regiões habitadas de Luhansk e Donetsk foi derrubado um drone "Granat-1". "O aparelho letal não tripulado realizava o ajuste do fogo de morteiro do inimigo em tempo real. No momento ele foi entregue para realização de estudos. Tal aparelho é produzido apenas na Rússia e é empregado apenas pelas Forças Armadas da Rússia", - disse Vadim Skibitskyy.
Em 07 de abril SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) na região de Avdiivka derrubou mais um drone dos combatentes. Desta vez, é do modelo "Orlan - 10", que também é fabricado na Rússia.


Além deste, próximo de Makiivka os batedores fixaram o uso de meios de guerra eletrônica R-330ZH, "Residente" e "Leer-3" destinados para desorganizar a administração e comunicação dos militares ukrainianos próximo da linha de fronteira. 

Apareceu o ponto quente do nível do aeroporto de Donetsk. No entanto, de acordo com o coordenador do grupo "resistência informativa" George Karin, os dados dos observadores e da inteligência não indicam o início de uma nova escalada do conflito no Donbas. O especialista militar acredita que há duas razões do tiroteio record na zona ATO - é a rodada da vez de negociações do grupo de contato trilateral em Minsk e as lutas na zona industrial de Avdiivka, são temporários e locais, o que não pode afetar a situação geral na área ATO.

Avdiivka após tiroteio de 24.03.2016
Surgiu um outro ponto quente tipo aeroporto de Donetsk - este é o desfecho de Avdiivka e as tentativas russas a qualquer preço, não poupando seu pessoal, equipamentos, armas, retomar o controle sobre ela, é a causa de tantos ataques. Nós vamos, por este pedaço de Donbas, nos fixar por muito tempo. Isto é um evento puramente tático, sem continuação por toda a linha ATO" - considera o especialista. (Mas, então, isto significa que vão apoderar-se, pedaço após pedaço, até usurparem tudo o que Putin quer. - OK)

Por sua vez os representantes do grupo "DNR" declaram sobre preparação pelos militares ukrainianos de ofensiva militar. Para isto, segundo eles, as Forças Armadas ukrainianas transferiram à linha de contato mais de 200 unidades de equipamento militar proibido pelos Acordos de Minsk.


Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 19.04.2016

Nadia Savchenko concordou parar com fome seca.
O presidente falou com a piloto pelo telefone. Prometeu fazer tudo possível pela sua libertação. E, junto com a mãe e irmã da Nadia pediu-lhe para parar com a greve de fome. E, agradeceu, porque ela concordou.


O advogado explica. Se todas as promessas e acordos dos políticos fossem cumpridos, ela abandonaria completamente a greve de fome. Savchenko não parou definitivamente com a greve de fome, ela fará isto se todas as promessas dos políticos forem cumpridas. Caso contrário ela recomeçará a greve, provavelmente, nos feriados de maio, esclareceu Nikolai Polozov. 
Segundo o advogado, por enquanto ela começou tomar água. Depois de algum tempo começará tomar a mistura de suporte. No geral, sua saúde agora, é mais ou menos estável. Isto é devido ao fato que o instilador lhe colocavam a três dias, mas nos últimos dias, diariamente. O principal problema de saúde é associado aos rins - há inchaço.

Depois de conversar com o presidente, irmã e mãe, ela esteve bem humorada. Espera-se que todo este horror esteja chegando ao seu final. 
O advogado citou as palavras de Savchenko:
"Por enquanto eu acredito neles (nos políticos), mas a palavra final cabe a mim, e ela não é transferível" - disse Nadia Savchenko.

O presidente Poroshenko contou os detalhes de sua conversa com Putin em relação a liberação de Savchenko. Segundo ele, a condenação na Ukraina, dos especialmente designados Alexandrov e Yerofeyev abriu novas oportunidades para a libertação da piloto ukrainiana.

Poroshenko disse, que na conversa com Putin, conseguiram concordar em algumas partes iniciais da libertação de Savchenko. Esta conversa aconteceu na noite do dia 18.

O presidente também declarou que já deu uma série de instruções para o mecanismo do retorno da ukrainiana cativa. Ele também discutiu a possibilidade de acesso a Savchenko de médicos alemães.

Em conversa com Putin, Poroshenko levantou a questão do estado crítico de saúde de outros prisioneiros ukrainianos na Rússia. Trata-se de Yuri Soloshenko e Gennady Afanasyev. 
Poroshenko telefonou para Putin na noite de 18 de abril.

Os russos, especialmente designados, Alexandrov e Yerofeyev (os que seriam trocados pela Savchenko), foram detidos em maio de 2015 na região de Luhansk. Inicialmente se declararam da Principal Direção de Inteligência do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia. Posteriormente declararam que disseram isto devido a pressão sobre eles.
O tribunal os considerou culpados na condução de guerra agressiva, ajuda a organizações terroristas. Eles foram condenados a 14 anos de prisão.

Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 20 de abril de 2016.

. Em Kramatorsk, o SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) deteve o major da polícia que exigia suborno de 75 mil UAH. Ele exigia dinheiro de um empresário que era acusado de fornecer comida a creches a preços inflacionados. Ele foi detido logo após receber o suborno exigido (Só para entender melhor, 75 mil UAH, a grande parte de ukrainianos não recebe de salário , por ano - OK).

***

No dia anterior, em Kharkiv, ao receber suborno de 80 mil UAH, foi detido o capitão das Forças Armadas da Ukraina, que serve como comissário militar em Kharkiv. Pela extorsão o capitão prometeu impedir que o cidadão fosse convocado para o serviço militar temporário. (Notícias sobre suborno leio nos jornas todos os dias. E, mesmo com denúncias, não diminuem. Deve haver muitos casos exitosos. - OK).

***


 Em 05 de abril, o Banco Nacional da Ukraina incluiu o banco Khreshchatyk à condição de insolvente e introduziu administração temporária. Porém, antes da falência, retiraram do banco 840 milhões de UAH.

***

 Na Ukraina descobriram um grupo que negociava com armas através da internet. Os malfeitores enviavam armas e munições através do correio.
Ao grupo entravam dois ukrainianos e um cidadão de países do Cáucaso. Eles enviavam os objetos pelos correios. Os clientes procuravam na internet.
Um malfeitor foi detido em Odessa e dois no Zaporizhya.
Anteriormente, no Zaporizhya o SBU prendeu traficantes de armas da ATO.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário