sábado, 9 de abril de 2016

Com o que é relacionado o número recorde de ataques no Donbas.
Durante uma semana na zona de combates contaram 700 casos de violação do cessar fogo.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 08.04.2016
Levko Stek


Na missão de observação da OSCE declararam, que durante a primeira semana de abril foi fixado o maior número de violações do cessar fogo na zona de combate no Donbas. Particular preocupação para os observadores desperta o amplo uso de morteiros e artilharia, que no âmbito dos acordos de Minsk deveriam ser retirados da zona de contato. No entanto, a inteligência ukrainiana avisa sobre intensificação das atividades e localização, dentro dos limites proibidos, de tanques, artilharia e "Grad"  dos militantes.

De acordo com os dados publicados pelo vice do dirigente da Missão Especial da OSCE, Alexander Gug, durante a última semana gravaram mais de 700 explosões, cuja causa tornou-se o aproveitamento de armas, que deveriam ter sido retiradas da linha de contato (nunca foi retirada do lado russo, segundo notícias dos jornas - OK). Mais, declaram na OSCE, que no Donbas não disparavam desde a primavera de 2.015. A maioria das atividades hostis, segundo Gug, aconteceram na região de Avdiivka, Aeroporto de Donetsk, Svitlogorsk e próximo de Mariupol.


"Morteiros e artilharia pesada agora é aproveitada em enorme quantidade. A obervação da missão da OSCE, seriamente preocupada com tais desenvolvimentos dos acontecimentos. O chefe da missão OSCE, embaixador Apakan, em seu apelo instou ambas as partes do conflito respeitar aquelas promessas, que eles deram, e observar o regime de cessar-fogo, garantindo assim a segurança da população pacífica na zona do conflito", - disse Alexander Gug.

Na inteligência militar relataram, que os militantes acumulam equipamento militar, munição e combustível próximo da linha de combate. 
Assim durante a semana, dentro das fronteiras onde, segundo Acordos de Minsk, a manutenção deste equipamento é proibida, foram vistos 67 tanques, 53 sistemas de artilharia e 23 sistemas erativos de fogo sala "Grad".

Próximo de Makiivka foram fixado aprovisionamentos de luta rádio eletrônica, que devem desorganizar a administração de pequenas unidades das Forças Armadas da Ukraina - inteligência.

Também o representante da principal Administração da Inteligência da Defesa da Ukraina Vadym Skibitkyy observou a intensificação da ativização das ações da inteligência dos separatistas. Segundo suas palavras, nos últimos dez dias fixaram 11 drones voadores, que envolviam-se com reconhecimento do fogo de artilharia sobre as posições dos militares ukrainianos na zona de combate, no leste da Ukraina.

"28 de março nas regiões habitada de Luhansk e Donetsk foi derrubado um drone "Grant - 1. O aparelho letal não tripulado realizava o ajuste do fogo de morteiro do inimigo em tempo real. No momento ele foi entregue para realização de estudos. Tal aparelho é produzido apenas na Rússia e é empregado apenas pelas Forças Armadas da Rússia", - disse Vadim Skibitskyy.

Em 7 de abril SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) na região de Avdiivka derrubou mais drone dos combatentes.  Desta vez, é de modelo "Orlan - 10", que também é fabricado na Rússia.


Além deste, próximo de Makiivka os batedores fixaram o uso de meios de guerra eletrônica R - 330ZH, "Resident" e "Leer-3 destinados para desorganizar a administração e comunicação dos militares ukrainianos próximo da linha de fronteira.

Apareceu o ponto quente de nível do aeroporto de Donetsk - perito. No entanto, de acordo com o coordenador do grupo "resistência informativa" George Karin, os dados dos observadores e da inteligência não indicam o início de uma nova escalada do conflito no Donbas. O especialista militar acredita que há duas razões do tiroteio record na zona ATO - é a rodada da vez de negociações do grupo de contato trilateral em Minsk e as lutas na zona industrial de Avdiivka, são temporários e locais, o que não pode afetar a situação geral na área ATO.

Avdiivka após tiroteio de 24.03.2.016.
"Surgiu um outro ponto quente tipo aeroporto de Donetsk - este é o desfecho de Avdiivka e as tentativas russas a qualquer preço, não poupando seu pessoal, equipamentos e armas, retomar o controle sobre ela, é a causa de tantos ataques. Nós vamos, por este pedaço de Donbas, nos fixar por muito tempo. Isto é um evento puramente tático, sem continuação por toda a linha da ATO" - considera o especialista. (Mas, então, significa que vão apoderar-se de pedaço após pedaço, até usurparem tudo o que Putin quer - OK).

Por sua vez, os representantes do grupo "DNR" declaram sobre preparação pelos militares ukrainianos de ofensiva militar. Para isto, as Forças Armadas ukrainianas transferiram à linha de contato mais de 200 unidades de equipamento militar proibido pelos acordos de Minsk.

Outras notícias
Ukrainskyi Tyzhden (Tyzhden ua), 08.04.2016

Coronel da Guarda Nacional foi acusado pela tentativa de subornar o promotor militar, com a finalidade de arquivar o processo penal. Valor do suborno - 130 mil UAH. O coronel queria encerramento dos processos penais (apropriação indébita), através do desvio sistemático de fundos destinados às necessidades sociais e diárias de militares na área da ATO, no valor de 2 (dois) milhões de UAH.

*****
Na Rússia estão falando sobre preparação de documentos para transferência para Ukraina, de quatro presos políticos. Trata-se de Kolchenko, Afanasyev, Sentsov (o cineasta) e Solochenko. O Serviço Federal Penitenciário vai oferecer ao Ministério de Justiça a transferência de quatro cidadãos da Ukraina, condenados na Rússia, para continuar a sentença na Ukraina.
"Com base do pedido ukrainiano, o Ministério da Justiça enviou à comissão do Serviço Penitenciário Federal (FSIN da Rússia) a incumbência de preparar os documentos para decisão da questão da transferência dos quatro condenados, também verificar a presença ou ausência de motivos, que prejudicam esta transferência", - diz o serviço de imprensa. Na ausência de motivos que impedem a transferência, os prisioneiros serão enviados para Ukraina.
Lembramos, no território da FR e na Criméia ocupada há, pelo menos 25 presos e condenados ukrainianos.
O vice-presidente do Ministério da Justiça Sergei Petukhov, confirmou que o procedimento para a devolução dos prisioneiros ukrainianos começou, mas é de longo prazo. Que, mesmo se os russos acelerarem o processo, pode levar cerca de seis meses.
"O procedimento tem várias fazes, participam diretamente, a colônia na Rússia e justiça na Ukraina, através de correspondência entre os Ministérios de Justiça de ambos os países, então pode durar até mais de seis meses, se todos participarem", - acrescentou o vice-presidente do Ministério da Justiça
(Talvez Nadia Savchenko tivesse a mesma chance. Não tão depressa como Sentsov e Kolchenko, que também não abaixaram demais a cabeça, os outros dois eu não acompanhei, mas ela resolveu afrontar Putin e isto, provavelmente, o que mais o irrita. Afinal, Putin sabe que ela não matou ninguém - OK).
Savchenko realiza, como prometeu, a fome seca desde o dia 06 deste mês. Segundo seu advogado, que a visitou (provavelmente no dia 07, a reportagem é do dia 08) disse que os glóbulos vermelhos já não são os mesmos e já não estão lá.
O chefe da prisão, coronel Kalgamov avisou está manhã, que dará ordem para alimentá-la à força, se necessário. Nadia, quanto a isto tem seus planos", - escreveu Novikov.  Ele também disse, que a prisão pediu a Savchenko para assinar uma autorização para transmitir seus dados médicos ao Ministério do Exterior da FR, mas ela negou ("para que pudessem mentir menos"). Permitiu dá-los apenas aos advogados e cônsules ukrainianos.
Os sintomas da desidratação já são visíveis em sua pele, língua seca e gengivas brancas. 
A vigilância é de 24 horas para não dar origem a especulação da mídia ela não se aproxima do chuveiro, nem da pia. Ela mesma acredita que aguentará, pelo menos 4 (quatro) dias", - concluiu o advogado. 
(Será que sua saúde já não foi prejudicada mesmo que sobreviva?  É uma grande pena, gente como ela é muito necessária à Ukraina - OK). 

*****
O Japão abriu uma linha de crédito para Ukraina de cerca de 269 milhões de dólares, para seguro da exportação e importação. O anúncio foi feito pelo vice-chefe da administração presidencial Konstantin Eliseev.

*****
A justiça bloqueou o concurso para dirigente  da empresa estatal de geração de energia JSC "Centrenergo". Sobre isto escreveu no Twitter o Ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Aivaras Abramavychus  e chamou isto de "sabotagem". (Ainda bem que este ministro voltou. Não vi nada sobre isto nos jornais, da parte do governo. O ministro havia comentado que não queria ir embora da Ukraina, onde já residia por sete anos, e onde nasceram sua esposa e filhos. Kononenko, amigo do presidente, que exercia pressão sobre Abramavychus, continua no governo. Espero que ele não pressione mais Abramavychus e que este continue o bom trabalho que vinha executando, e que os "amigos do rei" não o perturbem - OK).

*****
O Ministério Público da região de Dnipropetrovsk enviou acusação ao Tribunal sobre  o capitão da polícia pelo recebimento de um suborno de 125 mil UAH. Ele pediu o suborno a um homem que, ilegalmente apossou-se de um automóvel, para que este evitasse a justiça. Os policiais pegaram o mal-intencionado quando ele recebia o dinheiro dentro do carro oficial.

*****
Em Chernihov foi detido um funcionário do fisco (Chefe de um departamento) que recebeu 30 mil UAH de propina para redução da multa, avisou o serviço da polícia nacional.
Também lembramos, que o diretor de uma empresa de construção civil foi preso em Kherson com suborno de 225 mil dólares.
(Infelizmente, notícias deste tipo são bastante frequentes. E, mesmo o fato de tais atos serem, frequentemente, descobertos, o pessoal não aprende. Lições assimiladas na época da União Soviética. Mas, se o governo der exemplo... - OK).

*****
Conforme relatado anteriormente, o SBU deteve um funcionário, que exigia suborno, pela retirada da multa do veículo.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário