segunda-feira, 18 de abril de 2016

Conquistou o seu. Caminho de Groysman ao ministério.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 14.04.2016
Anastácia Ringis, Mariana P'ietsukh

A mais de 10 anos Vinnytsia elegeu como prefeito Volodymyr Groysman, de 28 anos de idade.. 
O novo prefeito do centro regional, que até aquele momento tinha experiência apenas comercial - começou sua carreira aos 16 anos como diretor comercial do mercado "Juventude", de seu pai Bóris Groysman.
Vinnytsia - cidade base de Petro Poroshenko.
Como também agora, o caminho para o alto cargo de Groysman, pavimentava Poroshenko, que na época era o principal coordenador do partido "Nossa Ukraina" na região de Vinnytsia.
Todos aqueles anos, o prefeito de Vinnytsia foi, para o atual presidente apenas um parceiro político jovem.
As longas conversas entre o presidente e o "speaker" quanto ao futuro Gabinete deram sinal claro - Groysman não quer ser percebido como uma pessoa do presidente, e sonha sobre seu próprio jogo político.
Na segunda-feira, 11 de abril, ele declarou, que estava pronto para renunciar ao cargo do primeiro-ministro, contra a imposição de dois candidatos do Bloco Petro Poroshenko - Vitaly Kovalchuk e Igor Rainin, que são protegidos do presidente da Administração do Presidente Bóris Lozhkin.
E, na manhã de terça-feira ele deu a relação de quem gostaria de ver nos cargos ministeriais.
O leilão do pessoal finalmente concluiu-se na quarta, 13 de abril, com um novo formato do Gabinete.
Embora Groysman não conseguisse colocar todos os "seus amigos", a sua "ação pessoal", como negociador cresceu no mercado político.

Parceiro político júnior.
Em 25.11.2005 com a maioria de votos dos deputados do Conselho da cidade, prematuramente foram interrompidos os plenos poderes do secretário do Conselho da Cidade e prefeito de Vinnytsia - Viktor Kozak.
Ao invés de votar em Kozak, os deputados da cidade votaram a favor do candidato do bloco presidencial Volodymyr Groisman.

Volodymyr Groysman e Oleksandr Dombrovskyi
Até sua designação à Administração regional, no início de 2005, ele ocupou o cargo de prefeito.
Como prefeito da cidade, Dombrovski, obviamente, tinha um bom relacionamento com Bóris Groysman, proprietário do mercado local.
Portanto, como julgam na cidade, a elite política de então confiou a cidade a Volodymyr Groysman, com tão pouca idade - graças ao prestígio do pai, Bóris Groysman, que de mestre na fábrica desde o início dos anos noventa transformou-se em um empresário bem sucedido. Dizem - nisto ele foi favorecido pela amizade, com então prefeito Dmitry Dvorkis. Como resultado, em 1994 Bóris Groysman conseguiu obter, em arrendamento 1,5 hectare de terra da cidade para a própria explotação.

Como agora, o caminho ao alto cargo para Groysman pavimentava Poroshenko.
No ambiente dos Groysman asseguram que Volodymyr, desde sua juventude era independente e auto-suficiente. Começou trabalhar aos 14 anos, porque queria ser, financeiramente, independente. No entanto, ele se estabeleceu na empresa de seu pai.

A eleição aos 28 anos, como prefeito da cidade, A Groysman foi possível, exatamente pelo apoio do público à sua candidatura a partir da classificação do partido presidencial e seu representante na região.

Nas eleições de 2.006 a NUNC (Partido Político: "Nossa Ukraina - Auto Defesa Nacional) conquistou o segundo lugar na região de Vinnytsia, obtendo 20% de votos, mas Poroshenko liderou entre os majoritários, com quase 50% de votos.

Depois dessa eleição, todo o poder na região foi assegurado por um partido - o conselho da cidade e da administração regional e estadual representavam as pessoas do NUNC.
No entanto, Groysman, durante sua primeira cadência, conseguiu chegar a acordos com outras facções. 
fato interessante: o Partido das Regiões, no Conselho Regional de Vinnytsia, em resultado das eleições de 2.010 obteve 50%, mas no Conselho da cidade apenas 10%. 
Afinal, à corrida pelos assentos no conselho da cidade participou o pouco conhecido partido "Consciência da Ukraina", que obteve 66%.
O fato é que, a antiga lei eleitoral proibia a candidatura da "Auto-Suficiência" para depois juntar-se a alguma força monolítica.
Mas Groysman já se sentia auto-suficiente e confiante, para juntar-se com alguma força política, monolítica.
E, já nas eleições seguintes Groysman "renegou"  a "Consciência da Ukraina". Um mês antes das eleições locais de 2015, já na qualidade de orador do Parlamento apresentou em Vinnytsia o novo partido "Estratégia Européia em Vinnytsia".

Um mês antes das eleições de 2.015 Groysman apresenta, em Vinnytsia seu novo plano.
Apenas um mês de promoção - e novamente Groysman recebe o primeiro lugar nas eleições da Câmara Municipal de Vinnytsia. "A Estratégia Européia de Vinnytsia" ganhou até do "Bloco Petro Poroshenko", ao qual o "speaker" entra oficialmente.

Prefeito exemplar.
Os sucessos políticos de Groysman em Vinnytsia não apareceram do nada.


Ainda durante a presidência de Yushchenko, Vinnytsia tornou-se uma das poucas ilhotas de mudanças no país contra o fundo geral da falta de reformas. Aqui vinham delegações de toda Ukraina, para estudar a experiência da reforma do sistema de governança da cidade.
Primeiramente os turistas estatais inspecionavam o transparente escritório na Câmara Municipal, que Groysman inaugurou em 2.008. Este é o centro de serviços administrativos , em que os munícipes recebem os indispensáveis certificados e serviços sociais em um só lugar.

E
Escritório transparente na Prefeitura.
Durante segundo mandato Groysman abriu em Vinnytsia mais três desses escritórios com o apoio de Kyiv.
Também. p prefeito substituiu os tradicionais lampiões com outros de economia da energia, e reformou, parcialmente o aquecimento local.
Por conta de crédito, Groysman conseguiu reformar o asfalto das principais ruas e estradas secundárias. 
Depois do acordo com o suíço Zurique, Vinnytsia recebeu como presente, de 2007 a 2011, mais de 100 carros elétricos usados e as peças de reposição necessárias.

Depois de assinar o Acordo com Zurique, Vinnytsia recebeu coo presente mais de uma centena de carros elétricos.
Na cidade age um sistema eficiente de financiamento, trabalha no escritório da Câmara Municipal. Qualquer cidadão quando surge um problema pode telefonar para linha quente, e durante meia hora recebe ajuda. Por exemplo, em sua casa estourou um cano. Tenha certeza - em meia hora chegará o chefe da habitação comunal", - lista as realizações de Groysman Ruslan Shtorkin.
No geral, em oito anos Groysman conseguiu investimentos irrevogáveis no valor superior a 700 milhões de UAH, que igualava-se ao orçamento anual da cidade.

Aliás, um dos maiores investimentos - 80 milhões de UAH de Petro Poroshenko. Este montante ele alocou para a reconstrução da avenida marginal e construção da única na Ukraina e maior na Europa fonte musical flutuante da Roshen..


Ver a fonte de Vinnytsia vem toda Ukraina. Embora os políticos locais viram esta atração de Poroshenko como gratidão pela compra, em 2008, de 16,4 hectares de terreno para construção de uma fábrica Roshen, por um preço abertamente baixo - 5,4 milhões de UAH.
Ainda naqueles tempos os corretores estimavam o preço de uma centena de terra em 10 mil UAH, enquanto Poroshenko conseguiu comprar por 3.100 UAH. No entanto, a fonte custou 15 vezes mais do que o terreno da fábrica.

Ainda no cargo de prefeito Groysman apresentou a estratégia de desenvolvimento da cidade. Em 2013 os deputados municipais apoiaram a estratégia do desenvolvimento de Vinnytsia até o ano 2120.
O objetivo de Groysman era, em sete anos, transformar Vinnytsia em "cidade sorriso". Como se afirma no texto, os habitantes de Vinnytsia deveriam sorrir devido ao "bem-estar-interno".

No entanto, os assuntos públicos, como o proposto posto de vice-primeiro -ministro, obrigaram Groysman afastar-se de Vinnytsia.
Em fevereiro de 2014 Groysman mudou-se para a cadeira de vice-primeiro-ministro de Desenvolvimento Regional e Ministro do Regional, Construção e Habitação.
Mas, já em novembro de 2014 ele foi eleito presidente do Parlamento, passando ao Parlamento no "Bloco Petro Poroshenko". 

Manchas pretas na reputação do prefeito.
No entanto, em Vinnytsia, de modo ambíguo, perceberam a luta de  Groysman com mercados catastróficos. Dizem que o próprio prefeito era parte interessada e suas ações pareciam com afastamento da concorrência.

O pai do prefeito Bóris Groysman, em 1944, na arrendada terra da cidade, criou o mercado "Juventude". Foi justamente neste mercado que seu filho de 16 anos, Volodymyr, trabalhava como diretor comercial.

Mercado "Juventude"
Quando Volodymyr Groysman tornou-se prefeito, declarou, que não trabalhava mais com negócios. No entanto, imediatamente após a vitória, a empresa "Juventude" recebeu o arrendado meio hectare como propriedade.
No local do mercado cresceu o atual centro comercial "MAGIGRAND". 

Centro Comercial MAGIGRAND
A história da construção do Centro Comercial tornou-se fato principal de comprometimento contra o "speaker" do Parlamento, hoje novo primeiro ministro.
Como relaciona-se o recurso "Nosso dinheiro", a Iniciativa Privada "Juventude" em outubro de 2007 solicitou crédito no "Kreditprombank" no valor de 10,8 milhões - sob fiança do 13 mil m², do centro comercial e a área sob ele. O crédito "Juventude" não retornou, anunciando falência no verão de 2009.

Como resultado de longa cobrança da dívida, o direito de recebê-la revendia-se várias vezes.. No final, o problema do pagamento da dívida caiu sobre o Estado, ou seja, sobre os contribuintes ukrainianos. De fato, a empresa "Juventude" se auto liquidou, mas o centro comercial, com o empréstimo não pago por sua construção continua propriedade dos Groysman.
Afinal, como indica "Nosso dinheiro", um dos fundadores do Centro Comercial é Elena Groysman e empresa londrina Emlyn Solutions Limited, que foi o co-fundador da "Juventude" exatamente antes de sua declaração de falência.

Família Groysman - não são pessoas pobres.


De acordo com a declaração, o "speaker" Groysman ganhou em 2015 mais de 1,4 milhões de UAH, aproximadamente o mesmo valor declararam os membros da família. O salário foi apenas de 77,2 mil UAH.
Groysman é proprietário de duas residências (534 m² e 461 m²) e quatro lotes de terra ( 5.923, 1500, 1499 e 237 m²) Seu carro é Land Rover Range Rover, 2.013 e sua família possui Volkswagen Touareg, de 2.011. Na própria Vinnytsia os jornalistas locais acreditam que é da família Groysman a usina de asfalto, alguns jornais locais e a rede de lojas "Grand". 

Timoneiro do Parlamento
Em fevereiro de 2014, quando Groysman encabeçou o Ministério da Política Regional, Construção e Habitação, pensou-se que ele conseguirá resolver uma série de problemas de infra-estrutura. A experiência de Vinnytsia aqui seria apropriada.
Mas, na verdade, neste cargo, o ex-prefeito e vice-presidente da Associação das cidades da Ukraina, fazer algo não conseguiu. Sobre isso ele falou numa entrevista à "Verdade Ukrainiana". Como se viu - próprios instrumentos no ministério não havia, eram necessárias leis.

Groysman tornou-se lobista de reformas da descentralização e defensor da criação de prefeituras, que deveriam ser representantes do presidente nos locais.

No entanto os proprietários de empresas de construção tem motivos para agradecer a Groysman - por sua iniciativa procedeu-se a desregulação de uma série de procedimentos burocráticos que aceleraram a entrega de objetos para comissionamento. 
Após 9 meses Groysman tornou-se "speaker" do Parlamento. 

Seus colegas julgam, que Groysman no papel de "speaker" frequentemente torcia a vara.
E, é aqui que suas ambições começaram crescer, como sob fermento. Os colegas acreditam, que no papel de "speaker"  ele, frequentemente, torcia a vara.
"Você ouviu, como ele, às vezes, fala conosco? Como a professora de classes adiantadas em tom de comando" - queixa-se um dos deputados.
Às vezes, para colocar em votação algum assunto, os deputados precisam pedir. E, Groysman, olhando de cima para baixo, como senhor, dá a sua "permissão".
Sobre desrespeito aos colegas, o deputado cita as numerosas violações do regulamento, quando os projetos publicam-se à noite, na véspera da votação e os deputados não tiveram tempo para análise e nem familiarização com o texto, mas o "speaker" coloca em votação o pacote e com procedimento simplificado.  "Ele sabe o que quer, e nos assuntos fundamentais adota uma linha dura. Por exemplo, isto se refere às leis que devem ser adotadas como parte da integração européia", - protege seu conterrâneo Gennady Tkachuk, deputado do "UDAR", que é considerado próximo a Groysman. O irmão de Tkachuk - presidente dos "Correios da Ukraina".  Os irmão Tkachuk recentemente foram suspeitos na tentativa de manter controle neste gigante estatal. No cargo de "speaker" Groysman  construiu relações pessoais com os legisladores - a alguns com satisfação permitia a palavra, para outros - recusava com desdém.

"Ele, não poucas vezes, literalmente, estuprava o regulamento. Por exemplo, sete vezes colocou para votação anti-discriminatórias alterações, ou para votação o projeto de lei sobre a reestruturação de empréstimos em moeda estrangeira", diz o deputado do Bloco Yulia Tymoshenko, Igor Lutsenko. Mas, se ainda age exclusivamente nos interesses do presidente, então agora Groysman quer provar, que o presidente para ele é, exclusivamente, companheiro político.

E se Groysman tem chance de pegar mais, ele não dispensará sua vantagem, segurando-a com os dentes.
"Ele não tinha outra escolha", - diz o vice-"speaker" Oksana Syroid, cujas relações com o ex-"speaker" não se pode dizer que eram suaves. 
Era o suficiente olhar, como às vezes, durante a votação, Oksana Syroid cobria a cabeça com as mãos, e esforçava-se para não olhar para o lado do "speaker".
Mas agora ela o desculpa: "Groysman como ninguém compreende que a responsabilidade pelas reformas está em seus ombros.
Ela diz que Groysman tomou a decisão certa quando trouxe o debate sobre a designação do Gabinete Ministerial ao domínio público, e declarou que não vai trabalhar com Vitaly Kovalchuk e Igor Raynyn, apesar do fato de que estas pessoas são do círculo imediato do chefe da administração do presidente Bóris Lozhkin.

Os entrevistados do jornal "Ukrainska Pravda", especialistas políticos acreditam que Volodymyr Groysman com antecedência prepara-se para as eleições parlamentares, compreendendo, que a avaliação do BPP (Bloco Petro Poroshenko) gradualmente vai para baixo.

O que esperar do Premier Groysman?
"Sabe qual a diferença entre Groysman e Yatseniuk? Groysman, se vai roubar, roubará apenas do lucro. Yatseniuk faz isto até das perdas, - seja em tom de brincadeira, ou a sério, diz a este jornal um político, próximo da Administração presidencial, e ri bem alto (Pobre nação ukrainiana ! - OK).

Na administração de Poroshenko dizem que Groysman é ministro estabilizador. 
"Durante o próximo ano é indispensável que haverá eleições parlamentares (Na Administração do Presidente haviam ameaçado com eleições se não colaborassem na formação do governo. Groisman não foi a primeira escolha. Pelo contrário, Poroshenko, certa vez, disse que só restava Groysman. Bem, ele não quis ceder em nada a Yaresko, que seria uma ótima escolha, vai ceder, e muito, a Groysman - OK). Groysman saberá manter a situação,  - prognosticam fontes da Administração Presidencial. - Groysman - é uma pessoa capaz de construir habilmente as relações com todos".

É exatamente esta capacidade que é considerada uma das mais fortes, esperam os ex-regionais.
"Ele não é o único que vai romper o sistema ou lutar contra a corrupção. Em vez disso, ele irá estabilizar o sistema" - admite francamente o companheiro de Groysman. A cadeira de Groysman na atual situação parece ser a cama de Procusto.
"Groysman não tem tempo para indecisão. Ele, desde o início precisa mostrar resultados. Porque a tensão na sociedade é forte. Ele precisa espremer resultados. A sociedade espera reformas anti-corrupção, no código tributário e perspectivas na integração européia.. " dia o analista politico Taras Berezovets (Nos jornais ukrainianos já começam aparecer ameaças dos europeus, que só haverá ajuda financeira, se houver reformas - OK).

"A nova coalizão e ações do primeiro ministro Groysman será construída nos acordos com Kolomoisky e Akhmetov (dois ricaços ukrainianos, Akhmetov entra na lista dos mais ricos no mundo - OK). Eles garantiram a saída de Yatseniuk sem derramamento de sangue e garantirão a "almofada" se faltar votos (A que preço para Ukraina? - OK).
Por isto, Kolomoisky negocia reestruturação de dívidas do Privatbank, e Akhmetov - nova tarifa para energia sem realização do concurso de privatização.

Eu penso que este governo terá carta branca, mas sob a pressão dos escândalos políticos não vai durar muito. Ele, depende completamente da vontade política da Bankova (presidência) - e lá não há, para iniciar, uma cruzada contra a corrupção" - pensa o deputado Serhiy Leshchenko. 

Declarando-se jogador independente, agora Groysman, na prática, deve provar, que ele é capaz de abrir as instituições administrativas transparentes, reparar as estradas e introduzir bondes elétricos não apenas em Vinnytsia.

Seus assessores próximos secretamente explicam, que Groysman, como pessoa ambiciosa, já se vê como futuro presidente. Falando sobre o presidente, no dia de sua aprovação, ele prometeu: "Eu lhes mostrarei, o que e a governança de de um país"

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário