segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Aos deputados vendilhões pagam por mês 10 mil dólares - Firsov.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade) , 01.10.2016
Oleksandr Lashchenko



Aos deputados vendilhões pagam por tal "votação", no parlamento da Ukraina, aproximadamente, 10 mil dólares por mês. Isto afirmou, em entrevista à Rádio Liberdade o deputado da 7ª e 8ª convocação ao Parlamento (Verkhovna Rada) Iegor Firsov. Ele disse, que  a ele também propuseram tal trabalho, em tempo de deputado, mas ele recusou categoricamente e aos valores concretos não se chegou. Iegor Firsov também pronunciou-se sobre o bloqueio do lado da Ukraina da parte ocupada de Donbas. Mas agora os patriotas na frente arriscam suas vidas, e alguns altos funcionários em Kyiv conduzem negócio ilegal na guerra, enfatiza o ex-deputado. Além disso, Iegor Firsou falou, como na Ukraina podem "forjar-se" novos políticos, que não roubarão.

Oleksandr Lashchenko: Publicaram os resultados de uma pesquisa realizada no início deste mês, sobre a validade ou não, em atribuir o chamado "estatuto especial" ao Donbas. Exatamente 50% dos entrevistados são contra. Sendo que a maior parte - moradores da região ocidental e central negam. E, apenas 23%, menos de um quarto, são a favor.

"Estatuto especial" - na propaganda russa soa especificamente. Mas, em qualquer caso, na Ukraina muito falam sobre isto, que devem haver certos benefícios, para esta região, quando ela for libertada. E, ela será libertada obrigatoriamente.

Sr. Firsov, como ao senhor, que é de Donetsk, tais resultados evidenciam o quê? A maioria dos ukrainianos é contra? Querem deixar Donbas lá, que ele permaneça? Meio esquecido, sem ajudá-lo no desenvolvimento. Ou , é errado tratá-lo assim?

Esta pesquisa fala, que a situação, certamente, é complexa. Ela é ressonante. E, na sociedade, quanto a isto não há consenso. Há certos "por" e "contra". E, em princípio, para, por inteiro, resolver a situação no Donbas, então nunca haverá tal decisão, que satisfará toda a sociedade como um todo. Isto é normal, isto é compreensível.

Quanto ao "estatuto especial" de Donbas, quando eu estava no Parlamento, eu frequentemente expressava, inclusive da tribuna parlamentar, esta posição. Eu penso, que há até demais argumentos que indicam, que não se pode decidir no passo, que a Donbas deve-se fornecer "estatuto especial". Pode-se, facilmente perceber, que isto não retornará a influência de Kyiv sobre Donetsk, isto legaliza os terroristas, isto derrubará o peso da Rússia, porque é exatamente a Rússia que agora mantem estes territórios, incluindo financeiramente, gastando bilhões de dólares neste território. Deste modo nós favorecemos  Rússia. E, no geral, o objetivo do Kremlin é encaixar-nos  o não controlado, destruído Donbas.

Lembre-se, a idéia de alterar a Constituição não nasceu nas conversações de Minsk. Ela nasceu nas conversações do tal Boroday, e tal Strelkov, que então ocupava Slovyansk. Então Boroday dava introdutórios media, que falavam aos jornalistas de Strelkov, e este já sonorizava, que eis, sabem, nós exigimos introdução de alterações à Constituição.

- E o sabotador russo Strelkov-Girkin simplesmente exigia para unir-se a Rússia, mesmo sem quaisquer "estatuto especial" na composição da Ukraina. Boroday - este é enganador russo, assim chamado "primeiro-ministro".

- Agora eu frequentemente me comunico e viajo à região de Donetsk. E eu compreendo. Também me comunico com as pessoas no território ocupado. E eu entendo que, provavelmente, o inimigo mais feroz do Donbas ocupado - é Putin. Por quê Porque Putin prometeu aos moradores a união à Rússia, como na Criméia, altos salários e pensões elevadas. Mas, em resultado os moradores receberam o não compreendido, não reconhecido por ninguém, arruinado "estado", onde governam bandidos, onde não há nenhuma liberdade, onde você não pode expressar sua opinião independente.

- A decepção já, com Putin, no território ocupado transforma-se em maior simpatia a Kyiv?

- É difícil dizer assim. Primeiro, a sociedade é heterogênea. Mas, pode-se dizer, que naquele território continuam viver as pessoas que acreditam na Ukraina, que querem que Donbas seja da Ukraina. E estas pessoas não são poucas.

Cedo ou tarde esta guerra terá terminado. Rússia não é onipotente. A situação econômica deste país não é a melhor. Algumas pessoas de Luhansk e Donetsk são pró-Ukraina (não direi seus nomes sem consentimento) dizem isto: a decepção com Rússia existe. Especialmente decepção com todos estes plotnetskekh e zakharchenkos (os que mandam ou já mandaram -OK)  Mas, ao mesmo tempo há os mortos. E eles percebem os mortos na culpa dos ukrainianos. Apesar de que houveram ataques do lado dos separatistas - sobre isto ninguém pensa. Estes cadáveres permanecerão ao longo de décadas?

- Concordo. A experiência, em geral, das operações militares, na Irlanda do Norte, na Iugoslávia mostra, que sempre haverá problemas, e sempre será necessário procurar um compromisso, reconciliação e assim por diante. Mas procurar acordo, reconciliação com pessoas, é possível chegar a harmonia, mas nunca com terroristas que ocuparam este território, de forma alguma com os bandidos, os quais, lá, simplesmente ocupam-se com saque.

Agora há um debate . Se bloquear aquele território, ou não. Nós devemos compreender, que os terroristas tomaram aquele território, de facto Rússia ocupou o território, colocou estes fantoches, que agora conduzem o seu trabalho. Para eles é a frente - isto, infelizmente nós. Eles afirmaram repetidamente, que irão para Kyiv, "cortarão a cabeça de todos "Hah....m" (xingamento). Para eles nós - inimigos. Mas existe ainda a retaguarda. E enquanto esse debate continua, sobre a possibilidade de introduzir o bloqueio ou não, então se nós não introduzirmos o bloqueio, se nós iniciamos as negociações com estes territórios...

- Começamos negociar... Mas será que a negociação cessou?

- Digamos assim, começamos negociar, começamos pagar as pensões, bolsas, e outros pagamentos sociais, nós fornecemos àquele regime, uma retaguarda muito boa. Eles podem sentir-e tranquilos.

- Você é pelo bloqueio do lado ukrainiano?

- Eu apoio o bloqueio. Infelizmente, emocionalmente, talvez, para muitos isto é muito complicado, mas, no entanto isto é necessário. E, finalmente eu direi sobre os prós e contras. Houve a instrução, que caiu sobre meus olhos recentemente, sobre como se comportar após ataque nuclear. Na vida tudo acontece. E tal instrução existe.  E lá diz, que é indispensável entrar no metrô, com uma certa quantidade de pessoas, bloquear escotilhas. Se as pessoas, devido a certas experiências emocionais, atrapalharem o bloqueio, a milícia deve usar a força física. Porque assim é necessário, do contrário morrem todos. Aqui a situação é esta.

Sim, emocionalmente isto, possivelmente complicado. Sim, naqueles 7% do território ukrainiano ficaram alguns milhões de cidadãos ukrainianos. Mas ainda há outro território - com 40 milhões! E se nós, não introduzirmos bloqueio, eis que aqueles 40 milhões podem sofrer. Portanto a situação precisa resolver. E a resolução da situação pode ser tal.

- Mas novamente, este comércio continua, contrabando não pára. O carvão de antracite é fornecido, o quanto pode-se compreender do lado dos separatistas. E assim por diante, e assim por diante.

- Sim.

- Bem, então o que acontece? O que é isso?

Infelizmente há um ditado: para alguns a guerra, para outros mãe querida. Isto é, alguém morre sofrendo por causa desta situação, mas alguém, por causa desta situação recebe benefícios. Talvez, eu agora vou falar sobre algumas conclusões não populares, mas há pessoas, que na frente, inclusive guerreiam, mas recebem benefícios desta guerra, incluindo, quando falamos sobre o contrabando, sobre ausência do sistema. Lá há corrupção. Não há necessidade de fechar os olhos e dizer que o preto é branco. Lá tem corrupção.

- E quem cobre esta corrupção em Kyiv, em sua opinião?

Inclusive pessoas do Estado-Maior. Também pessoas do Ministério da Defesa. Tudo é mesma coisa.
- Segundo momento. Eu lhe digo, que para a maior liderança (agora estou falando sobre o presidente) este conflito no dia de hoje, também é benéfico. Por quê? Quando (lembra ?) havia escândalos off-shore, o que fez o presidente imediatamente? Ele convocou a imprensa, e disse sobre: - Vocês sabem, no leste da Ukraina agravamento.  Por que ele precisava disto? Para reduzir o grau e concentrarem-se no inimigo, "... sou o único que..."

- Mas este conflito - não é mérito de Poroshenko, mas de Vladimir Putin.

- Claro. De Vladimir Putin. E contenção do inimigo também não é mérito de Poroshenko, mas de nossos batalhões voluntários, que se formaram, digamos, naturalmente. Portanto há uma categoria de pessoas, às quais esta guerra é vantajosa. Incluindo, nesta categoria, em grande parte, Petro Poroshenko.

- Claro, Petro Poroshenko e Victor Muzhenko, chefe das Forças Armadas da Ukraina têm plena oportunidade de responder, no ar da Rádio Liberty, em quaisquer condições, responder a estas acusações.

- O senhor era membro do Bloco Petro Poroshenko, esta história é conhecida, quando o senhor e Mykola Tomenko foram forçados a deixar as fileiras do Parlamento, se de acordo. O senhor observa o que acontece no Conselho?

- Claro.

O senhor lamenta, que agora não está mais em tal Conselho? ou se alegra?

- Muitos me disseram que eu errei - escrevi a declaração, e o que agora?

- Mustafa Nayem, Serhiy Leshchenko continuam membros do Bloco Petro Poroshenko e dizer o mínimo, não criticam menos que o senhor e Tomenko.

- Se o tempo pudesse voltar atrás, o que eu faria então? Faria o mesmo. Porque eu tenho posição. Com esta posição eu fui ao Parlamento. Eu não fui ao Parlamento para ganhar dinheiro. Enquanto estive no Parlamento, eu não adquiri apartamentos, caros, carros, imóveis, etc. (A poucos dias surgiu um escândalo. Leshchenko comprou um bom apartamento, 192 m² no centro de Kyiv por 310 mil dólares. Ele explicou que o dinheiro veio, inclusive de sua atual companheira, de empréstimo em para dez anos e parte de suas economias que ele já havia declarado em 2013 e  2014. Anteriormente ele já possuía dois apartamentos, de 60 m² e 24,9 m². (Atentem para os minúsculos apartamentos na Ukraina. O povo desce lenha mesmo onde não é necessário, neste caso no deputado que sempre foi a favor do povo. Deve ser porque muito já foi enganado. A esposa é considerada uma das DJ  mais bem pagas na Europa Oriental, apresenta-se aproximadamente 200 vezes no ano, em quatro continentes). Eu fui ao Parlamento para trabalhar. Mas, quando eu vi que as palavras não correspondem às ações, eu decidi agir conforme pessoa de posição. Eu escrevi a declaração sobre minha saída. Não me arrependo.

Mas ainda espero, embora as esperanças sejam fantasmagóricas, que algumas pessoas da facção, que lá permanecem com suas posições, cedo ou tarde farão o mesmo. Porque nas eleições do Bloco Petro Poroshenko, incluindo Poroshenko, iam às eleições como o mesmo programa, prometeram ao povo uma situação, mas, de fato, no Parlamento aparece o contrário. Eu, agora, posso citar os itens que foram discutidos na facção, mas não são aplicados.

- Bem, cite alguns.

- Por exemplo. Agora falam bastante, que o novo Parlamento deve ser melhor que este. E todas as facções parlamentares, inclusive Poroshenko prometeu que teremos uma nova lei com base nas listas eleitorais abertas. O sistema da maioria, infelizmente na Ukraina - é o mal. Por que? Porque você deve vir com alguns milhões nas províncias, distribuir brindes, construir parques infantis, vencer (nós somos reféns da responsabilidade coletiva em que, por definição metade do parlamento é de majoritários - são pessoas que investiram em seu distrito vários milhões) e vieram ao parlamento arrancar dezenas de vezes mais. Por isso é necessário adota uma nova lei eleitoral.

E por alguma razão hoje eu vejo, que inclusive o Bloco Petro Poroshenko e a "Frente Popular", incluindo o presidente, porque ele prometia às pessoas, ela, esta promessa não segue e, diremos usando gíria, "enrolam".
Firsov, você como seu amigo fraternal, pode-se dizer, em tal situação apresenta uma demanda ao Tribunal europeu sobre a sua demissão? Eu não sei como denominar este procedimento... privação de mandato.

- Claro que apresentamos. A única situação para recorrer ao Tribunal Europeu, precisa passar aqui todas as instâncias. Não vou falar sobre os resultados. Eu penso que todos, desde a primeira vez compreendem o resultado. Agora a questão considera-se no supremo Tribunal da Ukraina, descaradamente bloqueia-se, não aceita-se. E tudo isto sob elas palavras de reforma judicial, etc.

Ao assunto, esta semana nós vimos os resultados da reforma judicial. E depois disto, quando passaremos por tudo (precisa agir de acordo com a lei) nós apresentaremos a demanda ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. E lá, você sabe, "lei do telefone" não há, há Estado de Direito. Estou convencido de que ganharemos este caso.

Um dos acontecimentos desta semana não dispensou apenas 4 juízes, mas 29 servos de Themis, por violação do juramento, por proposta do Conselho Superior de Justiça foram privados de mandato. Dispensaram o odioso, segundo os críticos, juiz Tsarevech. Não é um resultado positivo, senhor Firsov?

Infelizmente, este resultado não é positivo, se não falamos de reforma do sistema judicial em geral. Devemos entender que os juízes não são 100 nem 200, são 6.500. (Não é muito?) Outro dia eu li que foram dispensados mais de 500, em 08.08.2015. A maioria pediu afastamento, claro, é muito cômodo, vão continuar recebendo excelentes salários sem trabalhar. No seu lugar entrarão outros.  Há alguns dispensados pela idade e alguns com problemas de saúde. Há um preso por assassinato. Doze juízes trabalhavam para os invasores do leste.  Pobre povo da Ukraina!

- Dizem que o número de juízes chega a 8.000.
- 6.500 é o numero exato. Mas se falar ... Vamos supor que nem todos são odiosos, há honestos, etc., embora o sistema é completamente podre, tanto a aplicação da lei, quanto o sistema judicial. Ela apodreceu, segundo minha sensação, em 90 - 95%. Portanto, se realizar a reforma então é indispensável realizá-la como foi feito na Polônia, na Hungria - derruba-se um sistema, mas constrói-se outro, diferente.

- A partir do zero?

- A partir do zero. Agora há muitos debates sobre a polícia, o quanto ela trabalha com eficácia... (Coitados dos dois que o bandido matou esta semana. Os jornais já falaram sobre abordagem pouco eficiente. Mas, será que eles receberam bom preparo. Também houve comentários sobre pouco treinamento, - OK).

- Sobre isto também falaremos, em relação a tragédia em Dnipro (ex-Dnipropetrovsk).

- Sim, Mas eu não acredito que um novo sistema pode ser construído com quadros antigos. Isto é impossível. Falando sobre a demissão de juízes, então juízes odiosos, de acordo com os ativistas de direitos humanos havia 200, mas dispensaram apenas 29. Isto não são dados comparáveis. Mas o que me entristeceu mais foi a incapacidade e a ausência de ações no Parlamento. 
Então você viu, como em essência, houve constrangimento, porque o Parlamento não podia votar por estas decisões, havia deputados do BPP (Bloco Petro Poroshenko), 15 deputados que puxavam seus cartões e não votaram. Por que eles não votaram? Porque eles não  queriam que este sistema desmoronasse. Parece que eles também tem algumas relações com estes juízes e assim por diante. Portanto não há vontade política, o Parlamento é incapaz. E isto, claro, entristece.

- No entanto, dispensaram os juízes. Não é?

- 29 juízes! 29 juízes demitiram sob pressão. Por que aceitaram tal decisão? Porque o presidente, supostamente foi o iniciador da convocação de uma nova reunião. E, se o parlamento se reunisse, e absolutamente nada não decidisse, isto seria uma ......... Assim  vergonha, mas não direta mas não direta. E salvou, de algum modo, a face do presidente, já que ele foi o iniciador, ao menos algumas decisões passaram, o BPP votou.

- Mas era necessário e podia-se votar mais amplamente e por mais tempo. O parlamento, além de tudo trabalha... Muitos não sabem.
Nem todos são especialistas em direito constitucional. As reuniões no Parlamento, como regra, 8 dias por mês. 8 dias por mês! Portanto o parlamento, tendo trabalhado mais um dia, digamos assim, mais que a norma, conseguiu trabalhar de forma mais produtiva.

- A propósito, o senhor que é deputado do povo tem experiência, por tal reunião extraordinária aos deputados pagam extra? Ou isto é dentro daquele salário, que eles recebem cada mês?

- Pagam extra. Mas, infelizmente, a maioria dos deputados - a eles aquele salário, que é, sabe.. .

- Mas lembre, por favor, quanto por mês. É uma informação oficial.

- quando eu estive no Parlamento, o salário do deputado, digamos, de uma forma ou outra, era na área de 5.000 UAH por mês.

- Não é muito.

- Agora cerca de 15 mil UAH por mês, bruto, desde 28.04.2015. (Muitos trabalhadores recebem algo como 3.000  UAH - OK).

Mas todas estas legendas, infelizmente, não são infundadas, desde os dias de Yanukovych, que o deputado poderá fazer lobby de um certo projeto de lei, e poderá receber milhões de UAH? Isto é verdade?
Eu lhe direi. Se colocassem tal atribuição, que o deputado deve fazer lobby de certa lei... Quando nós falamos "fazer lobby, este é um trabalho específico. Então ele deve escrever este projeto, conversar com as pessoas, jornalistas, argumentar, que seu projeto de lei é o melhor para entrar no parlamento. Isto é bom. Mas a conversa agora é que aos deputados pagam pela votação, deputados são mantidos para apertar o botão.

- É claro, "no escuro" pagam extra-oficialmente?
- Absolutamente. Isto é em "envelopes". A conversa é que, aos deputados comuns, que simplesmente apertam o botão, por mês, pagam cerca de 10 mil dólares. (Hoje um dólar americano equivale a 25,9 UAH - OK). Eu é claro, não tenho evidências - vídeos, fotos.

- E como o senhor sabe sabre isso. Lhe propunham isto também? 

- Há rumores. E me propunham também. Mas isto não chegou a cifras concretas, porque eu, no ato,cortei. E depois disso, se você na fracção demonstra sua posição de princípios, todos compreendem que não é falso. Então, até você já não se aproximam. E você, então, já é um corpo estranho para este sistema. 

- Mas quem se ocupa com isto? O presidente da facção? Seus assistentes?

- Em cada facção é diferente. No BPP há tais pessoas, como regra, os líderes dos grupos, ou tal asa, como Kononenko, Granovsky, Berezenko. Ou seja, esta é a sua função de "sombra". isto é, você não verá sua função pública na TV, por exemplo, mas sua tarefa é o trabalho sujo - juntar votos no parlamento. Infelizmente, fazer isso é...

Sabe, na Grã Bretanha também recolhem votos, mas lá  há motivação política. Lá conduzem-se discussões, trabalho. Adentrando no parlamento britânico, você verá debates. Tudo é sincero. E nós, infelizmente, motivação corrupta, motivação exclusivamente financeira ou de preferências. Isto é, você vote, e nós teu irmão, compadre, colocaremos numa empresa estatal, como vice-"governador", etc.

- Claro, eu agora anuncio no ar da Rádio Liberty, que os nomeados Kononenko Granovsky, Berezenko e outros também tem o direito de, no ar, responder a suas, senhor Firsov, afirmações.

- Seria bom. Ouviria o que eles dizem.

- Com grande prazer, forneceremos tal transmissão, tão logo haja desejo dos deputados populares do BPP.

- Senhor Firsov, o mesmo senhor Tomenko disse que, e fato, este Parlamento, é pós-revolucionário, - "comunista odobryam"  supostamente - aqueles "tushke". Você também considera assim? Ou isto, no mínimo um exagero? Será que há agora Chechetov no Parlamento? É possível agora "avaliar" a beleza do jogo? 

(Fui pesquisar o que poderia ser este "odobryam". Encontrei sátiras ou textos em russo. História do escritor satírico Mikhail Anatolyevich Mishina (1947). Na história: "As pessoas viviam Renaissance. Nós tivemos "odobryam". Ironicamente sobre o conformismo, sobre a conformidade do acordo com a última iniciativa, vontade do governo, etc. Isto é, o povo fazia piadas no tema "odobryam, algo como tudo melhorou, e ria da própria desgraça, na União Soviética.
Servia também de frase-símbolo no período de Leonid Brezhnev, e mais tarde (a Gorbachev) a dirigentes do Partido comunista da União Soviética, quando o inicio da festa era acompanhado por protestos, rapidamente organizados com reuniões de trabalhadores da fábrica com, sempre mesmos cartazes e do mesmo tipo: "Calorosamente aprovamos e apoiamos..."  (politica do partido, decisão da reunião do Plenário", etc.).

Eu penso que este Parlamento é uma mistura. De um lado, são realmente pessoas com  o passado comunista, que anteriormente estiveram no Partido Comunista, tinham cartão de sócio, eram bandidos da década de 1990, são traidores que mudaram de cor a partir do ano 2.000. O que eu quero dizer "quando digo "traidores que mudaram de cor a partir de 2000"? Por exemplo, prefeito de Chernihov  Atroshenko do BPP. Este é o ex-deputado do BPP no Parlamento, antes ele esteve com Yushchenko (ex-presidente), depois disso correu para junto de Yanukovych. Aliás, foi ele que deu a Yanukovych o "baton de ouro"", ou naco de ouro" na tradução do google. (Aliás a fama deste objeto é grande mas, na verdade, ninguém o viu. quando Yanukovych fugiu de seu palácio do "Mezhyhiria" (próximo a Kyiv, encontraram lá vários objetos do tipo, porém não eram de ouro, apenas folhados a ouro - pesquisa Internet).

- Bem, supostamente retrete de ouro no Myzhyhiria não encontraram (Na Ukraina falavam muito que havia tal objeto -OK).

E agora ele, (Atroshenko)está com o presidente Poroshenko. Anteriormente ele era deputado. Votou pelas leis de 16 de janeiro de 2.014 (Eram leis ditatoriais, assinados pelo presidente Yanukovych no dia seguinte. Não houve análise, aprovavam levantando o braço, sem discussão. Essas leis limitavam os direitos dos cidadãos, proporcionavam mais margem de manobra na punição de manifestantes e sua meta era a criminalização da oposição e sociedade civil (pesquisa internet). 
Atroshenko é um traidor repintado da década de 2.000. Este é um tipo de mistura. Eu digo, lá há todos: comunistas, bandidos, traidores. E, ainda surgiu uma original corte de jovens políticos, que vieram lá não para ganhar dinheiro, mas envolver-se em política.

Quantos são no atual conselho?

- É difícil dizer ao senhor o número concreto, mas jovens de 20 a 35 pessoas.

- Oh! Menos de 10%.

- Infelizmente, sim. Mas, no entanto, tenha em mente que, quando falamos sobre novos políticos, então devem vir novos, jovens, não manchados, com intenções sinceras, então eles devem amadurecer em algum lugar. Eles não podem...

- Senhor Firsov,quando havia o "legendário prefeito " em Kyiv (eleito duas vezes) como era o seu pessoal? De pensionistas?  (Nem todos os jovens querem fazer trabalho patriótico. (Quando elegeu-se para prefeito de Kyiv, o famoso campeão dos pesos pesados Vitaly Klitshko, eu pensei que ele daria alguma atenção ao desenvolvimento cultural da cidade. Mas, até hoje, desde 2014, não vi nada nos jornais. Aliás não falam dele nem bem, nem mal. Não há notícias sobre trabalhos da prefeitura, também não há críticas. Silêncio! - OK)

- "Jovem" Mas tenha em mente.... Eu não disse acidentalmente. Eu não disse que, estatisticamente, as pessoas com menos de 35 - tem posição, que entraram no Parlamento, não se ocupavam com negócios, não me deem 10 mil dólares, e eu votarei, mas com política, que escrevem projetos de lei, que discutem, que votam às vezes contra a decisão da facção. Porque compreendem, a decisão da facção...

- Mas é tudo igual, eles são acusados, ao mesmo Leshchenko, que eles, por exemplo, trabalham para aquele Grygoryshen, compreende? Por um lado, isto é apenas alegações, alegações. Sim?

- Escândalo com o apartamento, lembramos. 

- Mesmo escândalo com o apartamento. Eu aqui não quero defender Leshchenko, mas, no entanto, há o deputado Khomutennik, que recentemente comprou um avião por 15 milhões. Também comprou um iate por 17 milhões (Não diz se é dólares, mas deve ser, ou seria euros?).
- Mas Khomutennik não luta contra a corrupção.

- Eu compreendo.

- Ele permanece quietinho.

- Leshchenko, por exemplo, fez uma declaração dirigida a Nabu (Bureau Nacional Anti-Corrupção). Por favor o Bureau pode investigar, procuradoria pode fazer uma apresentação ao Parlamento, retirarão a inviolabilidade, mandarão Leshchenko para prisão se houver violação. Por favor, cartas na mão. Há a polícia - trabalham com NABU, disseram oficialmente, que lá há algumas violações administrativas. Infrações administrativas.


Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário