domingo, 23 de outubro de 2016

Para alguns guerra... Como na retaguarda roubam as empresas de indústria bélica.
Verdade econômica, 14 de outubro de 2016
Inna Popovych

Para reparar o armamento, o orçamento do Estado de 2016 prevê 3,5 bilhões de UAH. Se utilizam-se estas quantias segundo designação? resposta - roubam.
 O registro judicial está repleto de processos penais contra diretores de empresas de indústria bélica, que aproveitam-se da guerra. Eis aqui alguns ressonantes casos recentes em relação às empresas estratégicas.

Empresa russa de Kharkiv (HTZ).

Fábrica de tratores de Kharkiv "Ordzhonikidze" é de importância estratégica para a economia e segurança nacional, mas há oito anos encontra-se sob o controle daqueles, que nesta segurança pretendem.

Em 2007 no capital estatutário da empresa, através de uma série de manobras jurídicas perderam-se os direitos corporativos do estado. Isto é afirmado no processo penal instaurado em março de 2016 pela polícia local.

Desde então, toda a produção e atividades da fábrica estratégica acordavam-se com a direção da corporação "Russkie Mashiny". Seu proprietário é um conhecido bilionário russo Oleg Deripaska - co-proprietário do "Basic-Element". Foi exatamente esta estrutura, que através de empresas offshore recebeu os direitos corporativos do HTZ.

Esta fábrica - maior e mais eficiente produtor de tratores agrícolas (o texto cita as qualidades, porém não encontrei tradução. Num caso, nas rodas do trator coloca-se uma corrente para aumentar a penetrabilidade - pesquisa OK), e nas condições de guerra - ainda no equipamento militar. Além disso, a fábrica tem uma produção única, que não tem substituto na Ukraina.

Possivelmente, foi isso que levou o diretor da fábrica Andre Koval, durante seu curto reinado, preparar a transmissão, com toda documentação, para Rússia.

Segundo os investigadores a manobra, cuidadosamente planejava-se alguns meses. Ao estado inimigo planejavam enviar parte das oficinas, design e documentação técnica. No entanto, a oportuna intervenção do SBU parou o processo.

Os bens e contas da empresa foram apreendidos, ao diretor avisaram sobre a suspeita na execução de um crime e anunciaram sua busca.
Parece, que o cargo de diretor geral desta fábrica estimula ao crime, porque o processo penal foi aberto a mais um diretor - Vladislav Gubin. Segundo os investigadores, Gabin, nos últimos dois anos gastou os recursos da empresa, em grande escala, através da falsificação.

No entanto, o Tribunal de Kharkiv rejeitou o acesso aos documentos, alegando falta de provas. Gabin, após o escândalo, abandonou o cargo com o consentimento das partes, e em seu lugar veio aquele mesmo Koval.

Em abril, pelo controle acionário HTZ interessou-se o oligarca doméstico Oleksandr Yaroslavsky, que foi co-proprietário da empresa até 2007. No entanto, o Comitê Antimonopolista, por enquanto, bloqueia a compra devido a compradores nominais do ofshore de Chipre, os quais, oficialmente, recusam-se a nomear o beneficiário final.
NBU (Banco Nacional da Ukraina) permitiu a Yaroslavsky financiar a recuperação da fábrica, desde que os processos penais sejam fechados, e as contas - desbloqueadas.

Mágicos de Lviv

No oeste da Ukraina, também roubam dinheiro. A gestão da fábrica de blindados tinha o seu esquema "assimilação" de orçamentos. O Ministério da Defesa, em dezembro de 2015 estabeleceu com esta empresa o contrato de fabricação de componentes para equipamentos militares. Trata-se de 40 motores da marca V-46-6 para veículos militares. Valor total do contrato - 28,5 milhões de UAH. No dia da assinatura do acordo os funcionários do Ministério da Defesa passaram à fábrica o valor total. Pequena ressalva: no momento da assinatura do ato da aceitação do bem, na fábrica não havia nem os motores, nem documentação, nem passaportes do fabricante da empresa. Escusado falar sobre teste do equipamento ou verificação técnica do estado das peças. 

Os fundos durante janeiro de 2016 gradualmente transferiam das contas da empresa para a empresa recente, de um ano de existência, "linha Bulet". Na Internet sobre esta empresa privada, não há nenhuma menção. Com a busca de negócios Youcontrol sabe-se, que esta empresa é registrada em Kyiv e, de acordo com os documentos ocupa-se com fabricação de armas. 

É estranho, no entanto, em uma conversa por telefone, os funcionários da empresa não puderam dizer com certeza, com o que ocupam-se exatamente. A chamada telefônica os alertou. Talvez não sem razão. Em dois anos, a empresa com sinais fictícios, conseguiu tornar-se réu em vários casos criminais, e todos eles relacionam-se com o orçamento estatal.

Por exemplo, os funcionários da fábrica de blindados de Zhytomyr compraram da empresa "linha Bulet" material diverso para o equipamento militar. No entanto, como estabeleceu o inquérito, a aquisição realizou-se apenas no papel. 

Quando será concluída a investigação, a empresa de Lviv não sabe. Por enquanto, cerca de 30 milhões de UAH visando às necessidades dos militares, instalaram-se nos bolsos de alguém.

"Negociata" blindada de Zhytomyr

Funcionários da empresa de blindados Zhytomyr inventaram mais um esquema. Em julho de 2014 o Ministério da Defesa e a Empresa Estatal "Zhytomyr Fábrica de Blindados" assinaram um contrato para reparo do equipamento militar, no valor de 300 milhões de UAH. Em seguida a empresa de Zhytomyr assinou um acordo de compra-venda de equipamentos reparado com a empresa comercial de recolocação de equipamento "Tchaika".

De acordo com a documentação, em dezembro de 2.014, à fábrica trouxeram quatro blocos BU-25 2c para veículos de combate. Seu fornecedor para "Tchaika"  revelou-se a empresa "Bron plus". Empresa com um capital social de 1.000 (Um mil) UAH, registrada em Kyiv um mês antes do acordo. Lugar oficial de funcionamento - não há.

- Na conta da "negociata" - aproximadamente meio milhar de processos. Como estabeleceu o inquérito, entre seus "serviços", os quais aproveitaram funcionários inescrupulosos, - evasão fiscal, retirada em dinheiro de fundos públicos, falsificação de documentos e negócios fictícios. Era exatamente a empresa "Bron plus" que deveria colocar na fábrica de blindados o equipamento no valor aproximado de 0,5 milhões de UAH. No entanto, os documentos mostram, que durante a formalização do acordo, tal serviço a empresa não forneceu. Neste assunto, a investigação já dura mais de um ano e meio, no entanto os culpados até agora não foram encontrados. Infelizmente, a maioria de tais investigações estende-se durante anos. Enquanto procuram os culpados, os fundos e os bens das empresas dissolvem-se nas contas das "negociatas".

As primeiras pessoas do país devem, urgentemente, prestar atenção às atividades das empresas estratégicas de defesa. Do contrário, a Frente ukrainiana será mantida com tanques invisíveis falsos com invisíveis veículos militares.

Esta investigação foi conduzida como parte do projeto do Centro do Governo Local "Sem corrupção" e financiada pelo International Fund "Renaissance".

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário