quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reformas na Ukraina são inevitáveis, e muito ainda deve ser feito para que as mudanças sejam estáveis - Jaresko.
Política - 17 de outubro, 2016 - Voz da América
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 18.10.2016



Ukraina hoje realiza as mais fundamentadas reformas desde a independência e faz isto durante a guerra. Kyiv conseguiu estabilizar a economia e implementar uma série de mudanças fundamentais, mas Ukraina não dará conta sem apoio externo. Essa foi a principal mensagem do ex-ministro das Finanças da Ukraina Natália Jaresko aos especialistas, que reuniram-se no "Conselho Atlântico", nos EUA.

"Estas reformas não são irreversíveis, e ainda muito deve ser feito, para que as mudanças sejam estáveis", - disse Natália Jaresko.

O ex-ministro ukrainiano com educação de Harvard, nascido nos EUA, denominou três motivos na lentidão das reformas: fadiga, interesses oligárquicos e populismo. O que é preciso fazer para avançar?

Sua receita é simples.

"Eu penso que nós precisamos restaurar o apoio ao processo de reformas e reformistas, incrementar o apoio ao verdadeiramente único, ativo e dedicado setor cidadão, que não tem igual em nenhum dos países da antiga União Soviética. E nós devemos, agora, ganhar os corações e os pensamentos da sociedade ukrainiana. Isto pode acontecer, se a comunidade internacional unir-se e for incluída no processo, como foi em 2015", disse o ex-ministro.

Natália Jaresko também expressou sua idéia de apoio do lado da comunidade internacional - criação de um consórcio internacional com participação de investimento financeiro internacional com recursos de 25 bilhões de dólares.

Em resposta a pergunta da "Voice of America" sobre a realidade da perspectiva da criação de tal consórcio, o ex-funcionário disse que, nesta fase, isto é apenas uma idéia, e ela a lançou para futura apreciação por jogadores internacionais. Nesta etapa os investidores internacionais, de acordo com o presidente do Conselho Empresarial Americano - Ukrainiano, Morgan Williams, estão "sentados sobre o dinheiro", e já não conseguem esperar o momento para investir na Ukraina.

Nós cansamos após 25 anos de independência a ser vítimas de esquemas de corrupção, tribunais e sistemas de justiça corruptos. Estamos cansados da duração de 5 - 7 anos dos processos judiciais. Estamos cansados da perseguição de elementos criminosos, estamos cansados de ouvir cobranças e juízes por suas decisões. Estamos cansados de sermos vítimas de burocracia, corrupção, sistema fiscal não transparente. A privatização, inclusive de terras não funcionou. E eles dizem: "Nós esperaremos". "Nós temos que ver a massa crítica de reformas", - disse o presidente do Conselho de Negócios EUA - Ukraina.

De acordo com Morgan Williams, os investidores internacionais, hoje, não vêem suficiente vontade política para realizar reformas em grande escala, as quais tornariam Ukraina menos arriscada para investidores nos mercados internacionais. Enquanto isto não acontecer, o investimento em larga escala não irá acontecer, dizem os especialistas.

"Nós estamos cansados de sermos vítimas da burocracia, corrupção, sistema fiscal não transparente. Nós precisamos ver uma massa crítica de reformas. Morgan Williams.

(Natália Jaresco, ukrainiana dos EUA, foi designada Ministro da Economia, mas permaneceu no cargo por pouco tempo, porque houve troca de alguns ministros e ela, parece que não se encaixou na turma do presidente. Foi dispensada. Muitos acreditavam que ela faria um bom trabalho.Ela é uma mulher de negócios na Europa e nos Estados Unidos - OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário