segunda-feira, 20 de julho de 2015

Soldados ukrainianos com amputações graves farão reabilitação na Áustria.

Ukrainska Pravda Zhyttia (Verdade Ukrainiana Vida), 08.07.2015


Na quarta-feira começou o segundo módulo de reabilitação das vítimas com formas graves de amputação no centro ZickSee, na  Áustria. São 12 soldados ukrainianos, divididos em pequenos grupos, que receberão uma valiosa oportunidade para re-aprender a andar, sem dor, com novas pernas.

Cada grupo com complicadas amputações ficará, pelo menos três semanas, sob atenta vigilância de reabilitadores e protesistas experientes, na instituição austríaca. O programa vai até meados de setembro de 2015.

Segundo a presidente da organização de caridade Olga Shuyko, há vítimas que perderam ambos os membros, mas também há aqueles que tiveram o corte bem alto, isto é, amputação complicada.


"Este é o Alexandre, ele ainda tem a articulação . Mas no próximo grupo virão dois rapazes que já não a   tem. Com a amputação alta, aprender a andar - não é fácil. Mas é possível", - disse ela.
De fato, este já é o segundo grupo do programa. O primeiro grupo veio à Áustria em 04 de fevereiro.

O tratamento para os soldados ukrainianos pagaram filantropos, reunidos pelos ativistas na Áustria.

Olga conta que o centro se ofereceu para ajudar a reabilitar as vítimas. Mas eles não sabiam que tipo de ajuda precisamos. Quando nós percebemos, que tínhamos uma pequena chance, nós começamos lhes fornecer a relação do que precisávamos. Nós nos fixamos na reabilitação de traumas pesados. Quando nós compreendemos que eles poderão adaptar aparelhos especiais e ensiná-los a andar, nós compreendemos que isto era uma vitória", - acrescentou ela.


Claro, aos médicos ukrainianos e às vítimas, tudo foi livre.
"Quando eu acompanhava o primeiro grupo, eu tive uma breve conversa com a liderança da clínica. Eles, no primeiro dia perguntaram, com o que poderiam ajudar. Eu respondi, que nós precisávamos de conhecimento e convidei-os para vir a Ukraina e treinar nossos médicos. Mas, infelizmente, eles não puderam, por causa do trabalho. Em vez disso, eles convidaram os nossos médicos para treinamento na Áustria", - acrescentou ela. Assim , ao próximo grupo, que vem para o tratamento, virão também os médicos que aprenderão reabilitar os gravemente feridos.


"Os rapazes que já voltaram dizem, que realmente não é tão complicado. Vale apenas ensinar nossos médicos os complexos exercícios para reabilitação. Eles são difíceis, mas indispensáveis. Eles devem realizar-se dentro de um certo sistema. Mas, nós não somos um país de pessoas atrasadas. Nós aprenderemos, conclui a voluntária.

***
Poroshenko: Ao longo da fronteira - um número recorde de tropas russas.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 12.07.2015

Ao longo da fronteira russo-ukrainiana, do lado da FR está distribuído um número recorde de militares russos. Sobre isto, no Canal "1+1", no dia de hoje declarou o presidente Petro Poroshenko."Temos informações de que na fronteira ukrainiana está um número recorde de Forças Armadas da FR. Esta nossa informação foi confirmada pela OTAN, pelos Estados Unidos e pela União Européia.
O presidente disse que as Forças Armadas ukrainianas melhoraram muito a sua qualidade combativa, passaram pelo treinamento e têm moral elevado.
"Hoje, na área da ATO, temos mais de 64 mil soldados das Forças Armadas. Além disso temos a Guarda Nacional, Serviço de Segurança da Ukraina, fronteiriços. Também aumentamos nossa tecnologia", - disse o presidente.
Ele também declarou que tais forças são capazes de repelir o ataque e defender seu país.

Notícias do jornal Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), de 17,07.2015:

Três mil funcionários da Procuradoria foram dispensados do trabalho, de acordo com a entrada em vigor da nova Lei da Ukraina "Sobre Procuradoria". O número de órgãos foi reduzido.
O Procurador-Geral Viktor Shokin assinou as ordens que aprovam a nova estrutura da Procuradoria Geral e das Procuradorias Regionais. 
Agora o número total de funcionários não ultrapassa 15 mil pessoas. 
Foi reduzido o número de procuradores substitutos e promotores senior. Também foram dispensados os procuradores "diamante" Shapakin e Korniets, que anteriormente foram detidos por suspeita de extorsão de suborno em grande escala.
Yevgeny Bondarenko foi nomeado procurador para Kyiv e região.

***
Washington congratulou-se com o Parlamento da Ukraina com a adoção de leis para cumprir as obrigações decorrentes dos acordos de Minsk e realização de reformas extremamente necessárias. Trata-se de alterações constitucionais quanto a descentralização do poder e legislação necessária para recebimento da próxima parcela do FMI - trata-se, também,  da aprovação da lei anti-corrupção.
Washington também exortou Rússia e seus aliados separatistas para que cumpram suas obrigações.

***
OSCE - De acordo com o relatório do dia 15, próximo ao Aeroporto de Donetsk soaram mais de 200 explosões. Segundo os observadores, a violência continua. Durante a permanência da OSCE no Centro Conjunto de Controle e Coordenação, na estação de trem de Donetsk (controlada pela DNR), a 8 km a noroeste de Donetsk, a missão ouviu 178 usos de fogo. 144 deles aconteceram pela manhã e foram tiros provenientes de tanques, canhões de pequeno calibre e tiros isolados de armas automáticas.

***
- Ocorreram vários atentados no oeste da Ukraina (Não há guerra nesta região - é parte ocidental da Ukraina). No dia 25 de junho, próximo da prefeitura de Ivano-Franquivsk, houve uma explosão num automóvel quando um guarda tentou afastar-se do departamento. O motorista recebeu ferimentos de estilhaços nas costas.

- Em 30 de abril, no prédio da polícia de Lviv, na rua Eroshenko, ocorreu explosão. Não houve vítimas.

- Em 11 de fevereiro, numa pizzaria em Ivano-Franquivsk explodiu, no banheiro, uma garrafa de plástico com certo líquido. Ficou ferido um estudante iraquiano, aluno da Universidade Técnica de Petróleo e Gás de Ivano-Franquivsk.

- Em 10 de fevereiro houve explosão no Comissariado Militar em Rivne. Não houve vítimas, não havia ninguém no local.

- Em 03 de junho, em Ivano-Franquivsk, no quintal do empresário Igor Sobolev jogaram duas granadas. Uma explosão fez cair os vidros, outra atingiu o cachorro. E, um preparo de munição amarraram na maçaneta da porta, mas não houve explosão. As explosões danificaram dois carros. Segundo Sobolev já houve, anteriormente, duas explosões em sua propriedade, e tentativa de incêndio. Sobolev é presidente da Associação de Empresas  Transformadoras de Madeira, e ele conecta as explosões em seu quintal com as atividades da "máfia da madeira" que quer destruir pequenas e médias empresas da indústria manufatureira.

- A última vez que atentaram contra a vida de Andriy Sadovyi, prefeito de Lviv, foi no final do ano passado. No entanto, já houveram vários precedentes.
O primeiro incidente foi em 20.07.2013, quando ele foi atacado na Praça do Mercado. O atacante foi detido já no segundo golpe. Durante o interrogatório, ficou claro que o atacante sabia quem atacava e fê-lo de propósito (Pelas leituras nos jornais, considero Sadovyi pessoa calma, atenciosa, bem educada e um grande patriota que procura fazer bem o seu trabalho. É respeitado e bem quisto na cidade - OK).
- Segundo incidente. Em 26.07.2014, à noite, sua residência foi atacada com tiros de um lançador de granadas anti-tanque. A bomba provocou muitos estragos na residência. Não houve feridos porque o prefeito passava o final de semana, com a família, nos Cárpatos. A casa estava vazia.
- Terceiro incidente. Em 26,12.2014 novamente os danos foram grandes e, felizmente, não havia ninguém em casa. A família estava num resort de esqui (são 5 filhos). Segundo testemunhas, disparavam do lançador de granadas. Um dos moradores da rua vizinha disse ter ouvido uma forte explosão.
- "Isto já transcende o senso comum! Mas se não descobriu-se o autor da tentativa anterior, então já devia ser esperado", - comentou o novo assalto emocionalmente Sadovyi (E eu não li nada sobre terem descoberto o autor dos ataques - OK).
No Ministério do Interior consideram 4 versões dos ataques a Sadovyi: 1 - Ato terrorista para desestabilizar a situação de Lviv; 2) um ato de intimidação para incentivá-lo a cometer certas ações; 3 - conflito com algum chefão de crime local, como vingança ou intimidação; 4 -vandalismo.

- Houve avisos sobre locais minados por telefone: minas colocadas na Praça de São Teodoro, restaurante, aeroporto, 4 edifícios públicos. Todos revelaram-se falsos. Não obstante deram trabalho na evacuação das pessoas.

No dia 14.07.2015, em consequência de duas explosões em Lviv, sofreram dois milicianos. A mulher ficou inválida e o homem poderá ficar cego. A mulher, 31 anos, inspetor de polícia, teve a perna amputada até o joelho. Os médicos precisaram remover o rim, o baço e parte dos intestinos, órgãos danificados por estilhaços.
A outra pessoa, agente da polícia, 24 anos, está mutilado pelos estilhaços de granada. Ele está em tratamento intensivo. Um dos fragmentos está preso no corpo vítreo do olho. Os médicos preparam-se para uma operação complexa para salvar sua vista. A explosão ocorreu às 9:00 horas quando o rapaz abria a porta do departamento da polícia do distrito Shevchenko. Mais tarde, próximo das 10:00 horas, ocorreu explosão próximo do ponto de referência da polícia, na rua Yuri Lypa, em consequência do qual sofreu a mulher-policial.
No jornal Verdade Ukrainiana, de 18.07.2015, a notícia diz que a mulher-policial foi enviada a Israel para tratamento. Ela foi num vôo especial, acompanhada por médicos israelenses que vieram buscá-la.
Sobre isto contou o Ministro do Interior, Arsen Avakov, que visitou os feridos. À mãe da Nadia, a policial, ele garantiu que o Estado não deixará sem ajuda o filho da Nádia, de treze anos, que sofre de paralisia cerebral, que ele irá para instituição médica de reabilitação pelo tempo necessário.
O jornal não trouxe notícias mais recentes sobre a situação do policial que também foi mutilado.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário