sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ataques em Odessa: explosões em estradas de ferro, casas, bancos e escritórios de voluntários.
Tyzhden. ua (Semana Ukrainiana), 13.05.2015

Tyzhden. ua. analisou os mais ressonantes atos terroristas em Odessa, no último período, contra organizações patrióticas e ativistas pró-ukrainianos.

03.12.2014:
Na noite de 03.12.2014 explosão na rua Malaya Arnautskaya, no Magazine de simbolismo ukrainiano "Patriot".  Arruinada parede externa e janelas. Danos visíveis nas paredes de casas próximas.
Especialistas estimaram o poder explosivo em cerca de 200 gramas de TNT.

23.12.2014:
Explosão perto do escritório na rua Zhukovsky, 36. Neste prédio funciona o Conselho de Segurança Pública" do ativista do Euromaidan Mark Gordienko. Descobriu-se que sob um carro estacionado desconhecidos jogaram explosivos.

04.01.2015:
Às 23 horas, próximo a entrada do Centro da Coordenação de ajuda aos combatentes ao terrorismo, localizado na rua Ginasiana, em Odessa, houve uma explosão. Foi destruída a parede, persianas e outros objetos. Caíram as vidraças do apartamento situado na frente, do outro lado da rua. Danificado um micro ônibus.

10.02.2015:
Próximo às 23 horas, no prédio Nº 42, na rua Koblevskaya, houve uma poderosa explosão. De acordo com testemunhas oculares, um artefato explosivo encontrava-se no terceiro andar, próximo da porta do albergue "More".
A explosão pode ter sido direcionada à família Khersonskyi que vive neste prédio. Boris Khersonskyi - conhecido diretor de cinema, poeta e psicólogo. Em sua página no Facebook ele admitiu que tal ato poderia ser vingança por sua forte posição pró-ukrainiana, particularmente sobre abrigo aos refugiados de Donbas.
Foram danificadas paredes e cobertura, buraco na escadaria, vidros quebrados nas casas vizinhas, danificados os carros estacionados . Não houve mortos, nem feridos.

17.02.2015:
Explosão na rua Grande Arnautskaya, 85. No porão do edifício de três andares, num centro de vendas e serviços de equipamentos de escritório, próximo da porta, colocaram um artefato explosivo. 
Anteriormente foi mencionado na mídia de Odessa, que o diretor e proprietário do centro "Nika-service-plus" é o líder do Automaidan Eugene Rezvushkin. Não houve vítimas.

05.03.2015:
Por volta de 00:40, no prédio de número 40, da rua do Comitê Executivo Koblivskaia, houve uma forte explosão. O incidente ocorreu no andar térreo que foi muito danificado, também o primeiro andar. Nos apartamentos vizinhos caíram vidraças e foram danificados os automóveis estacionados nas proximidades. O porão onde houve a explosão pertence ao "Setor  Direito" ( que posiciona-se contra a ocupação russa - OK). Três pessoas que encontravam-se no local, não receberam ferimentos graves. Milícia qualificou o atentado como ataque terrorista.

12.03.2015
Explosão no centro de negócios "Admiral", na rua Krasnov. Afetou o escritório da ala direita que abriga o partido "Samoponich" ("Auto-suficiência" cujo líder é o prefeito de Lviv, Andrew Sadovyi, pessoa muito bem conceituada- OK). O centro de negócios pertence ao membro da "Auto-Suficiência", deputado do Conselho da Província Alexander Bornyakov. No escritório, após a explosão, as organizações voluntárias não trabalham. 

22.03.2015:
Aproximadamente às 23 h 25 min, no distrito de Kyiv, Odessa, na rua Heraneviy, nº 2, houve explosão no escritório do clube esportivo. Caíram os vidros das janelas do 1º e 2º andar. Não houve vítimas. Ali funcionava o escritório da ONG "Paradigma 12", dirigida pela voluntária Alevtina Korotka - recolhia ajuda aos soldados da ATO. Seu escritório foi o mais afetado.

29.03.2015:
Na noite de sábado ocorreu explosão próximo ao prédio, na rua Staroportofrankivskaya. Segundo o Ministério do Interior, o prédio abrigava uma organização voluntária.
O dispositivo explosivo foi instalado no peitoril da janela. Não houve vítimas.

Explosões em organizações bancárias - 16.01.2015:
"Banco Diamant". Em resultado da explosão foi danificado apenas uma janela e grades. Não foi qualificado como ataque terrorista, mas somente como destruição intencional ou danos à propriedade, enquanto as explosões anteriores foram qualificadas como ataques terroristas.
Interessante que ao lado da agência bancária funciona o escritório voluntário "Estamos com o exército".

04.02.2015:
Às 15 h 30 min próximo ao Privatbank, na rua Marshal Zhukov, houve uma explosão. Foram atingidas janelas e equipamentos. O banco ofereceu um prêmio de 50 mil UAH para qualquer informação válida.

Sabotagem na ferroviária de Odessa - 24.12.2014:
Explosão na estação "Zastava". O trem de carga não descarrilou. Foram arrancadas travessas e carril, não houve feridos.

03.01.2015:
Na estação de Odessa explodiu um vagão tanque, resultado de um dispositivo explosivo instalado.

06.02.2015: 
SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) em cooperação com o Ministério do Interior antecipou que estava minada a ponte ferroviária perto de Peresypsk. Grupo de investigação operacional neutralizou  o dispositivo explosivo: 7 petardos de TNT pesando 3 kg, com detonadores e rádio-dispositivos para controle remoto.

28.04.2015;
Próximo de 6 h no quilômetro 25, entre Kseniyevo-Akkarzha, próximo de Illichivsk, ocorreu uma explosão. O maquinista, ouvindo um som estranho iniciou a frenagem, o trem parou. A bomba detonou sob a locomotiva. Foram, parcialmente danificados os trilhos. No local da explosão surgiu uma cratera de 1,5 m de diâmetro. Não houve feridos.

13.05.2015:
Na véspera, à noite, desconhecidos explodiram uma ponte ferroviária no quilômetro 1310, entre Odessa e Zastava-2. No local da explosão abriu-se um buraco e foram danificados trilhos ferroviários e travessas de betão. Numa distância não maior de 50 metros havia um trem. O dispositivo explosivo era cerca de 3 kg de TNT. A explosão foi qualificada como sabotagem.


Belo país, belas pessoas. Feriado Ivana Kupala em Perehovo.
Verdade Ukrainiana Vida (Ukrainska Pravda Zhytia), 07.07.2015


(Perehovo é um espaço - museu histórico próximo a Kyiv, que leva o nome a partir da aldeia do mesmo nome, existente aqui desde o século XVII. Aqui está o Museu de Arquitetura Popular e vida ukrainiana a céu aberto, em que, com autenticidade documental estão representadas as memórias materiais da cultura de todas as regiões ukrainianas. Perehovo tem bastante espaço livre para diversas comemorações - Pesquisa Google).

Trançando as coroas que serão colocadas no rio para encontrar seu par.
Feriado Tradicional ukrainiano, Ivana Kupala (Ivana - de João) que era celebrado na véspera do dia de Ivan (24 de junho) pelo calendário antigo. Pelo calendário gregoriano (01.03.1918) o Natal de João Batista cai em 7 de julho. A quinta essência do feriado é purificação com a ajuda da água e do fogo, a mais antiga forma de ação mágica. 

Uma das tradições mais populares. Nossos antepassados acreditavam que este ritual purificava as pessoas.
Um dos quatro principais feriados do calendário solar. Provavelmente, o feriado foi criado no período em que o solstício caía no dia 24 de junho. 


Celebravam o feriado de Ivana Kupala por toda Ukraina, embora com algumas diferenças reginais. 
Durante a dominação soviética parte inerente de costumes regionais morreu. Tradições similares existem em muitos países, especialmente os indo-europeus: checos, alemães, austríacos, sérvios, búlgaros, poloneses, britânicos, bielorrussos e russos.


Maior extensão a festa adquiriu na Espanha, onde de 19 a 24 de junho realiza-se o festival "Fogueiras de São João" e Brasil - "Festas Juninas" de 13 a 29 de junho.  

(Observação: Os nomes ukrainianos como, por exemplo, "Perohovo", em português é escrito Perogovo. Não sei qual foi a base para este tipo de transliteração, mas a pronúncia de Perogovo é completamente diferente da pronúncia ukrainiana de Perohovo. Penso que seria muito mais correto grafar com "h"  e pronunciar como pronunciamos qualquer palavras em português grafada com dois "rr" ou "r" inicial: rapariga, rosas, barraco, barricada, etc. - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário