terça-feira, 5 de setembro de 2017

Bielorrússia torna-se um campo de treinamento militar para Rússia, próximo às fronteiras da Ukraina.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 05.09.2017
Ivan Farion

Técnicas Moscou trouxe lá 20 vezes mais, do que é necessário para quatro anos de treinamento.




Na Ukraina com compreensivo medo esperam o início dos exercícios militares russo-bielorrussos "Oeste - 2017", que começarão em 14 de setembro, - do comandante supremo do "estado amigo" de Vladimir Putin pode-se esperar tudo, o que quer seja. Isto leva ao exemplo da Geórgia, onde em 2008 antes da pérfida agressão, na Federação Russa também "treinavam as forças de paz"... Não esqueçamos: o campo de testes mais próximo, onde Moscou e seu amigável Minsk treinarão suas tropas, - apenas 55 km da fronteira ukrainiana, uma hora de carro BTR (Transportador blindado de pessoal -OK). Durante exercícios anteriores das Forças Armadas russo-bielorrussos os pára-quedistas, como alvos de imitação, do território bielorrusso voavam até o nosso. Que não voem "erroneamente" ao nosso país soberano outros pára-quedistas com outra carga...

Sobre a possibilidade de ameaça de exercícios "Oeste - 2017" à  integridade territorial da Ukraina seu presidente Petro Poroshenko disse ao presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko durante a sua visita a Kyiv. "Batska" (Apelido de Lukashenko: jargão que dá idéia de jovem - OK) assegurou, que de seu país contra Ukraina nunca haverá agressão. Mas isto não impedirá estar alerta. O chefe de Estado advertiu: estamos monitorando, se todos os participantes desses exercícios retornarão ao local de sua implementação anterior.
(Várias pessoas de outros países europeus já expressaram certa preocupação devido a este fato. O que Lukashenko diz, não se pode acreditar porque, se Putin, por exemplo, mandá-lo pular na fogueira porque ela não queima, Lukashenko pula - OK). A escala desses exercícios,  o tempo de sua realização, a extensão das forças de engajamento indicam que seu verdadeiro propósito, metas e objetivos vão além do anunciado, são apenas uma cobertura de planos verdadeiros - representam ameaça como aos países da OTAN, também aos Estados pós-soviéticos. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ukraina, Viktor Muzhenko, assim comentou os preparativos para essa ação militar sem precedentes nos últimos anos. Segundo suas palavras, na direção sudoeste desses exercícios (Próximo da fronteira da Ukraina) cerca de 100 (cem) mil soldados estarão envolvidos. Tal quantidade permite a implantação de poderosos grupos ofensivos e cria condições para sua aplicação a longo prazo.

Um pretexto formal, de acordo com nossos especialistas, pode ser qualquer provocação, em cuja preparação Kremlin é especialista.  Qualquer "movimento" na Ukraina (assim como nos Estados bálticos) no tema "opressão dos direitos e liberdades da população russo falante".

Com profunda inquietude  os militares percebem os trinamentos "Oeste - 2017" no Serviço de Segurança da Ukraina. Seu presidente Vasyl Hrytsak disse que para realização dessas manobras no território da Bielorrússia, Moscou traz 4.162 vagões de carga militar - o que é 20 vezes mais que durante os exercícios de 2013. De acordo com Hrytsak, Rússia planejou implantar duas divisões, que após a conclusão do treinamento permanecerão neste país. Será que, não está claro para quê? Para manter Ukraina sob pontaria...

Enquanto isso...

O chefe do SBU, Vasyl Hrytsak, dirigiu-se ao dirigente do Serviço Federal de Segurança da Rússia, Alexander Bortnikov com o apelo para cessar a atividade, que der pretexto aos militares russos uma razão para início de uma campanha, em larga escala, contra Ukraina. "Dirijo-me como oficial para oficial, - disse Vasyl Hrytsak - mesmo nas condições de guerra, existem regras, que não podem ser transpostas pelo pessoal de serviços especiais. O senhor ultrapassou todos os limites possíveis... O senhor estava pronto para rebentar seus cidadãos russos para desestabilizar a situação na Rússia e fornecer bases para invasão à Ukraina, para iniciar uma campanha em grande escala. O senhor compreende, completamente, a que consequências geopolíticas essas ações poderiam trazer? O senhor compreende, que por essas ações precisará responder? O senhor compreende que o poder político de hoje, que inclui Putin, não é eterno? O senhor compreende, o quanto seus filhos serão amaldiçoados? Está ao seu alcance parar tudo isso..." - apelou o chefe do Serviço de Segurança da Ukraina.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário