sexta-feira, 5 de maio de 2017

Reunião de "reservistas" do grupo "DNR" - explosão da patrulha da OSCE
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 01.05.2017
Andrew Diktiarenko e Daniel Bogachev

Funcionário especial da OSCE da missão de monitoramento morreu na Ukraina apos a explosão do carro, próximo à aldeia Pryshyb - Luhansk








Funcionário especial da OSCE, (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) na missão de monitoramento da OSCE na Ukraina morreu após a explosão do carro, próximo à aldeia Pryshyb - Luhansk.

No início de abril os lutadores do agrupamento "DNR" reuniram a chamada "reserva" para "treinamento militar", Após algumas semanas o carro da "OSCE tornou-se vítima da guerra hibrida no Donbas. Os especialistas supõem  que os militantes puderam minar o carro da OSCE para cessar a atividade da missão e trazer o proibido armamento para a frente.

https://www.youtube.com/watch?v=VDpnrFTIDLw&feature=youtu.be

Em 06 de abril, na região do morro Saur-Mohyla (Saur - Túmulo), situado no território controlado pelos militantes, na região de Donetsk, realizaram-se "treinamentos militares". Participaram dezenas de milhares, incluindo as moças. Não faltaram os obrigados atributos militares: alinhamento, fileiras e autômatos Kalashnikov. São as chamadas "reuniões de reservistas" - sobre eles anunciou Alexander Zakharchenko, líder do grupo "DNR", que é considerado na Ukraina como terrorista.

"No Donbas luta não somente o nosso "exército". No Donbas luta todo o nosso povo", - declarou o líder dos militantes Alexander Zakharchenko durante o "encontro".

Jornalistas do programa "Donbas Realidades" decidiram verificar, se realmente "todo nosso povo", sobre o qual disse o líder dos militantes, voluntariamente participou nas assim chamadas "reuniões dos reservistas".

O morador de Makiivka, que é controlada pelo agrupamento "DNR", contou aos jornalistas do programa, que pessoalmente observava, como na Saur - Mohyla, voluntariamente - obrigatoriamente "dirigiam" seus conhecidos.

As chamadas "reuniões dos reservistas" "DNR" na região de Saur-Mohyla. Vídeo Youtube pró-russo "Primeiro Canal Republicano".
"Eram, em sua maioria, estudantes. A eles, anteriormente enviaram formulários, que tais reuniões serão realizadas. Eles precisavam preencher alguns questionários e fornecer dados do tamanho de roupas e sapatos". Todas estas pessoas foram avisadas que a rejeição a estas reuniões será considerada como "deserção", - disse o morador de Makiivka aos jornalistas de "Donbas Realidades".

"Eu tive a possibilidade da recusa" - participante da reunião.

No enanto, no Donbas, nem todos acreditam em tal "obrigação".

"Isso é um absurdo, claro. Como você pode, a força, reunir as pessoas? Bobagem", - diz o morador de Donetsk..

Um dos participantes diretos da chamada "reunião de reservistas", do agrupamento "DNR" disse que eles foram parcialmente voluntários.

Participante da chamada "reunião dos reservistas agrupamento "DNR"

Parte veio numa base voluntária... Eu fui convidado pessoalmente, por assim dizer. Isto é, eu tive a chance para recusar, mas eu concordei", - disse o participante da reunião.

Mas nem todos concordavam. Aqueles, que se recusavam da participação na reunião nas minas do não controlado Donbas "convidavam para conversar", diz ativo sindicalista Nicholas Volynko.

"Chamaram para briga, publicamente fendiam e humilhavam.  E dispensavam do trabalho porque eles não foram à Saur - Mohyla, quando reuniam esses "reservistas" - diz o presidente do Independente Sindicato dos Mineiros do Donbas Nicholas Volynko.  
A patrulha da missão da OSCE explodiram, para parar sua atividade - diz o especialista.

Que com a ação na Saur - Mohyla nem tudo é simples, confirmou a missão da OSCE. Observar a reunião dos "reservistas" não lhes deram os combatentes.

Primeiro vice-chefe da CMM OSCE na Ukraina Alexander Hug. (CMM - abreviatura do inglês "Social Media Marketing").
"Neste dia,nós observamos grande quantidade de carros em Donetsk e outros comboios próximos da cidade. No local dos acontecimentos, próximo Ternovey, o trabalho da missão bloquearam pessoas da chamada "DNR". A nós negaram acesso", - disse Hug. Já depois de algumas semanas a própria OSCE tornou-se vítima da guerra hibrida no Donbas. No território não controlado, o veículo - patrulha rebentou devido a um arranjo explosivo. Morreu um observador dos EUA, e houve dois feridos.

A explosão da patrulha da OSCE, possivelmente foi projetada, para suspensão, por algum tempo, de sua atividade. Cessaram o patrulhamento para, à frente pudessem trazer veículos blindados, proibidos por Minsk II diz, do grupo de peritos militares, "Resistência Informativa "Yuri Karin. 

"À noite, aqui transitam veículos blindados" - diz o residente de Makiivka.

Que a reunião na Saur - Mohyla também podia ser cobertura de informações, dizem os moradores locais. Em particular, que a qualquer momento, sob a aparência da chamada "reserva", na dianteira poderão enviar tropas regulares. 
"Disfarçar os soldados russos em uniforme local, na prática não apresenta nenhuma dificuldade. À noite aqui, inclusive através de Makiivka e Donetsk passam veículos blindados - para a linha da frente, não para desfile de 9 de maio", - diz um residente de Makiivka.

Talvez, Kremlin prepara-se para uma guerra em grande escala e mascara seus militares na zona do conflito. Sobre isso falou nestes dias o chefe da Segurança Nacional e Defesa da Ukraina Alexander Turchenov.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário