domingo, 7 de maio de 2017

Estranhos não há: Como morador de Kherson sozinho educa dez filhos adotivos.
Ukraina Moloda (Ukraina Jovem), 12.01.2017
Irena Karpa

Desde que Roman Voloshchuk, 47 anos, e seu pai criaram um lar do tipo família, o Novo Ano e Natal tornaram-se feriados favoritos de toda a grande família, aonde existe um verdadeiro "reino dos homens".

As crianças reconhecem, que o pai adotivo é o melhor professor, que em hora difícil resolve seus problemas melhor, que em seu tempo faziam suas mães.

Dez dedos de uma mão.

Criar uma casa incomum, tipo-orfanato, Roman Petrovych foi obrigado pelo destino. Aconteceu em sua vida, que a mais de dez anos atrás, seu próprio filho afogou-se, não atingindo três anos de vida.
Depois Roman divorciou-se, e outros relacionamentos sérios não realizavam-se. Mas, ele logo saiu da depressão, recebendo os primeiros filhos adotivos.

Quando se olha para os rostos felizes dos membros mais jovens da família, é difícil acreditar que todos eles passaram pelo inferno, em sentido literal desta palavra.

Cada um deles veio a Roman Petrovych no momento de grande crise em sua vida: a alguns já deviam legalizar a deficiência, e alguns foram forçados a fugir de seus pais, já que eles amavam mais o álcool que a seus próprios filhos.

Mas o próprio Roman Voloshchuk admite: estas crianças deram-lhe asas - a alma do homem floresceu, quando compreendeu que as crianças deram sentido à sua vida.

Enquanto isso surgiu para ele uma mulher: jovem vizinha Tatiana, que também assumiu três crianças, e já por um bom tempo mantém um bom relacionamento com a família Voloshchuk.

- Nós, por enquanto somos apenas amigos com Tatiana - diz o pai Roman Voloshchuk. - Não arriscamos viver juntos, porque nós dois temos bastante filhos, mas as férias e os feriados passamos todos juntos!

Soube-se, que anteriormente Tatiana trabalhou como carteiro na aldeia, e sempre olhava para Roman, porque ele - um homem bonito, no auge da vida.
Olhava - olhava, e levou para sua casa, para cuidar, duas criancinhas. A mulher logo compreendeu que consegue cria-las não pior que outras pessoas. Com o tempo, sua família adotiva começou crescer lentamente.

- Tatiana consegue lidar bem com a situação porque ela, por natureza - uma pessoa muito boa, - diz Roman Voloshchuk. - E essas crianças precisam do calor dos nossos corações. Eles, por isso mudam para melhor, mesmo quando no início, vem até nós em condições que os médicos chamam de "negligência educacional".

- No início Tatiana pensou um ano, depois decidiu-se e escreveu a declaração para criação de casa da família, tipo minha. Nós juntos passamos por todas as instâncias, meu apoio e experiência a ajudaram na solução rápida do problema. Agra vivem na casa de Tatiana sete filhos adotivos, quatro meninos e três meninas.

- Distinguimos, que o estado paga por cada filho adotivo dois mínimos de sobrevivência por mês. Esperamos, que no ano novo, a nós também aumentarão um pouco os "infantis", e então nós nos permitiremos um descanso nos Cárpatos.

Felicidade nos olhos das crianças.

Em apenas na região de Boryslav, na região de Kherson, já criaram 13 casas de família, do tipo familiar onde, no início, há 71 crianças.

Graças ao entusiasmo de Roman Voloshchuk todos eles se comunicam, comemoram os feriados e trocam experiências. De acordo com o pai de muitos filhos, o estado está interessado no fato, de que as pessoas boas levem as crianças e as eduquem. 
Afinal, os internatos não recebem financiamento total. E muito melhor compõe-se o destino das crianças que crescem nas famílias, onde são realmente queridos.

 - Quando nós conversamos na última vez com você, você tinha apenas seis filhos, aonde pegou mais quatro?

- O mais novinho Petryk eu peguei de uma família disfuncional, assim que criei a casa do tipo familiar - lembra Roman Voloshchuk, - Depois vieram Sasha, Mykhailyk e Vitalik. Os funcionários do serviço nas questões de menores me pediram para pegar estas crianças . Petryk já havia passado por duas famílias anteriores: o menino não conseguiu adaptar-se com famílias anteriores, mas conosco já vive três anos, tudo com ele esta bem, graças a Deus. 
- Os dois irmãozinhos, Sasha e Mykhailyk, anteriormente viviam com uma família, mas algo não deu certo com a mãe e, como resultado, as crianças estão aqui.
O último menino, Vitali, recebeu de seus pais um grande trauma psicológico, porque diante de seus olhos o pai matou sua mãe. A criança, por um longo tempo precisou comunicar-se com os funcionários de órgãos de proteção: dar testemunhos e ir para o lugar do crime.
- Depois do choque vivido, até planejaram entregar a criança para um hospital psiquiátrico. Mas, no último momento, os assistentes sociais decidiram pedir ajuda para mim. Disseram diretamente: "Leve-o para si, porque você sempre consegue encontrar um diálogo comum com as crianças!"
- Fazer o que, tive que trazê-lo, e realmente, depois de algum tempo, o médico constatou que a criança começou falar normalmente e comportar-se com mais equilíbrio.  Agora o jovem sonha com uma boa profissão no futuro, por isso estuda muito na escola. A glória encontrou o herói do nosso tempo.

Roman Voloshchuk, não frequentemente torna-se herói de prêmios populares, mas a alguns anos atrás, no show "Ukraina Fala" ele foi galardoado com o prêmio de 75 mil "hryvnias", como pessoa que foi capaz em realizar seu sonho.

O dinheiro, o pai de muitos filhos investiu na construção e uma parte gastou na compra de equipamentos de informática para as crianças. Afinal, eles não devem sentir-se em desvantagem.

Agora todos os membros dessa grande família sonham juntos comprar ou receber de presente um micro-ônibus, para ser possível a toda a família sair de férias para o Mar Negro ou os Cárpatos.

- Nós nos esforçamos para ganhar mais, criando frangos que vendemos e o dinheiro guardamos, é claro, queremos viajar um pouco, - reconhece Roman Voloshchuk. - Por enquanto viajamos várias vezes para o Mar Negro, para Sywash e para Strilka Arabatska. Também as crianças gostaram muito do Zoo Mykolaiv e do Shoping Center em Kherson.

Receitas de celebração de Roman Voloshchuk

Nesta grande família cozinhar nos feriados sempre lembra um mágico ritual culinário. Normalmente, preparam um grande lúcio recheado, (peixe, que pode chegar a 1,5 m e cuja carne é muito apreciada, por toda a família. Comum nos rios europeus - OK) muitas verduras com frango, abacaxis e legumes de sua horta. As crianças, com prazer, ajudam retirar a casca das batatas e cortar as verduras. Mas o serviço principal no fogão executa Roman Petrovych. 

- Nós temos nossa tradição de família - lembrar os desejos no Ano Novo, para que aconteça - diz Roman Voloshchuk. - Fazemos assim: em 31 de dezembro, até às 23:00 acompanhamos o ano velho sob comida normal, mas com o primeiro segundo do ano novo servimos bolo e doces, para que o próximo ano também seja favorável a nós e que as crianças tenham uma "vida doce".

- E assim, os meninos durante o mês inteiro recolhem voluntariamente e separam todas as balas e doces, que recebem nos concertos e festas. Depois, em pedaços de papel escrevem seus desejos e guardam com a embalagem de cada doce ou bala. Depois, todos estes doces nós derramamos na mesa do Ano Novo e remexemos. As crianças escolhem os doces com os desejos e observam o que cada um recebe.

- Os meus olhos enchem-se de lágrimas, quando vejo que os meninos, muitas vezes, pedem saúde ao pai. Muitos também pedem um telefone celular, alguém pede uma viagem até o mar e alguém deseja que o micro-ônibus apareça logo nesta família. Eu estou certo de que todos estes desejos das crianças, obrigatoriamente, se realizarão posteriormente.

- O ano 2017 apenas começou, o que você espera dele?

- Tenho forte esperança, de que o nosso país virá a paz e a prosperidade, - continua a sua história o pai de muitos filhos Roman Voloshchuk, - Mas também penso, que não está longe o final do Ano Escolar das crianças. Pedro termina a 9ª série, e Vasyl a 11ª. Pelos rapazes espera o estudo em Faculdades, e para mim é muito importante que eles façam escolhas certas na vida. Vaselko planeja entrar numa escola médica, para depois ter a possibilidade estudar medicina. Mas Pedrinho está propenso ir para escola técnica de eletricidade. Já o mais velho, Vitalik de 18 anos, estuda para torneiro. Assim, neste verão, nossa família terá três estudantes. (Os alunos do 1º grau recebem o nome de "shkoliari" (escolares)

*****

Verdade Ukrainiana, 03 de abril de 2017
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu Viktor Yanukovych sobre seu apetite por Donbas e Criméia.
Sobre isto, Gennady Moskal, chefe da Administração Regional de Transcarpathia, referindo-se às suas fontes, disse: 
"Quando iam assinar o acordo (Acordo sobre o empréstimo de três (3) bilhões a Yanukovych, no apagar das luzes de seu governo). Empréstimo que Ukraina não reconhece, mas Putin está cobrando na justiça. Nesta ocasião Putin teria dito: Jamais as fronteiras da Rússia estarão junto às fronteiras da UE e OTAN. "Você precisa de dinheiro, tá, pegue 3 (três) bilhões, vá e dirija, mas, apenas você experimentar assinar algo, (assinar a entrada da Ukraina
na União Européia) eu pego Criméia, Donetsk, Lugansk, Kharkiv, Mykolaiv, Odessa e Zaporozhe"! - comentou o governador.
Depois disso, Yanukovych reuniu algumas pessoas para discutir o assunto. E, uma dessas pessoas contou a Moskal.
Moskal pensa, que Ukraina não recuperará nem Criméia, nem Donbas. (Moskal não é um político que fala bastante, portanto... OK).

Putin entrou na justiça para recuperar estes três bilhões. O tribunal inglês não apoiou a posição da Ukraina, mas permitiu recurso, segundo o Ministério das Finanças. O juiz descreveu, claramente, os atos de agressão econômica, política e militar causados contra Ukraina, de modo a causar "grande preocupação". E reconheceu, que "... Ukraina pode apresentar forte argumento no sentido de que, o impacto econômico de ações militares da Rússia na Criméia e leste da Ukraina, consiste em que, a possibilidade do Estado para cumprir as suas obrigações sobre os títulos é severamente limitada. No entanto, ele observou que a questão é complexa. (Os políticos ukrainianos dizem que este dinheiro Yanukovych não gastou para Ukraina, e  realmente, não houve tempo para gastar, mas o empréstimo foi feito para Ukraina).
O juiz deferiu o pedido de recurso da Ukraina e encaminhou a apelação, suspendendo, temporariamente, a execução da decisão.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário