quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Novamente sabres sem livros?
Sem forte ideologia, que explicaria o que existe, o que deve existir, e como consegui-lo, qualquer movimento militar patriótico pode transformar-se em vandalismo armado.
Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 09.08.2015
Igor Losev


Quando culpam o "Setor Direito" de fraca composição intelectual pela excessiva ação direta, então trata-se de falha não apenas desta organização. Ela é vítima de todas as desgraças ukrainianas, que consiste em negligência analítica, estudo de problemas de questões ideológicas e teóricas. É por isso que, mesmo aproximado-se do cobiçado poder, muitos dos nossos partidos não sabem o que fazer, e nada fazem. Eles gastam o seu dinheiro em qualquer coisa: em ações de massa, festivais políticos, campanhas eleitorais, cientistas políticos que se infiltram com a sua diarreia verbal em todos programas da TV - mas não para criação de poderosos centros analítico-periciais. E, consequentemente, pouco podem propor àquela parcela da sociedade que pensa sistematicamente e pode, significativamente, aumentar (ou, inversamente, com sua não-participação, enfraquecer) qualquer movimento social..

Como prova a história da humanidade, a combinação de pessoas esforçadas com as pessoas de pensamento pode criar grandes projetos. O menosprezo do intelecto (que é sobretudo comum entre políticos-empresários, novos-ricos como o atual presidente da Ukraina) combina-se em muitos líderes partidários com o complexo de narcisismo: eu sozinho sei tudo, para que preciso de especialistas? Nas estruturas político-militares estes pensamentos são muito populares: o principal é agir, a análise e teoria depois, de algum modo, se acrescentarão... Em política, como em ciências, tem razão absoluta o laureado pelo prêmio Nobel Niels Bohr: "... não há nada mais prático do que uma boa teoria".

É pouco mostrar às massas suas armas e forças, precisa dizer (de forma convincente, claramente, com talento) à sociedade, para o que existe esse poder, porque devemos agir desse modo, por que é indispensável apoiar, exatamente esta estrutura, o que ela faz e como, quando chegar ao poder. Perante tudo isto é difícil indicar entre os partidos, que criticam o "Setor Direito" pela desatenção às questões ideológicas e esclarecimento do trabalho na comunidade, aquele que poderia dirigir esta crítica a si próprio e não demonstraria tal desrespeito ao recurso analítico e possibilidades especiais. A propósito, no que isto se transforma mostrou o palco do Maidan em 20113 - 2014, quando três supostos líderes das massas (Yatseniuk, Klychko, Tyahnebok) tinham expressão lamentável, porque não sabiam, o que falar, como agir, como avaliar a situação. Mas tudo isso deveria, a muito tempo ter sido trabalhado nos expertos-analíticos "centros de inteligência"... Mas, com a demagogia parlamentar e intrigas de bastidores, não houve tempo.

O "Setor Direito" deve entender, que todos os grandes movimentos armados - são, ao mesmo tempo grandes, ideológicos, e frequentemente fenômenos culturais. 
Por exemplo, o famoso levante dos "taboretes" (Levante entre católicos e seguidores de Tabor, na República Checa - OK) que abalou toda Europa durante algumas décadas, era forte não apenas pela forte destreza militar dos tchecos, mas também pelas grandes idéias do padre Jan Hus que inspiravam milhares de pessoas. Sem essa doutrina tudo degeneraria a alguns confrontos armados. A bandeira de batalha, para vitória, necessita de bandeira ideológica

Provavelmente, a revolução na Inglaterra não alcançaria significado de tal magnitude, se não houvesse complexo ideológico, criado pelos puritanos locais que inspirava seus "soldados de ferro" de Oliver Cromwell... . E, se haveria a grande Revolução Francesa sem tudo o que fez na esfera ideológica Rousseau, Voltaire, Diderot, Montesquieu?

Nosso grande guerreiro hetman Petro Sahaidachnyi, com todo o Exército Cossaco colaborou com a Escola da Irmandade de Lviv, compreendendo que exatamente tal aliança de sabre e livro fortalece Ukraina. Homenageando os aspectos espirituais da rebelião nacional, ele com ajuda do Patriarca de Jerusalém restaurou a hierarquia ortodoxa ukrainiana.

O Exército Republicano Irlandês (IRA) conseguiu resistir por muito tempo porque agia como componente do forte partido político "Sin Fein", com sua ideologia nacional desenvolvida. UVO (Organização Militar Ukrainiana e ONU (Organização dos Nacionalistas Ukrainianos) duraram bastante tempo na luta contra a ciclópica maquinaria repressiva de Hitler e Stalin precisamente porque criaram nas terras ocidentais um grande ambiente ideológico, que englobava milhões de ukrainianos, fizeram de seu trabalho, um trabalho de toda sociedade de então (ou, pelo menos, da maioria) e souberam organizar o apoio das massas, ao seu trabalho. Eles não eram "Heróis solitários", como, por enquanto, o "Setor Direito".

Sem ideologia e relações ramificadas com a sociedade civil, os grupos armados não têm perspectivas, transformando-se em vigorosos braços sem cérebro. Porque nunca alcançará a meta aquele, que não a imagina, não superará o caminho aquele, que não sabe aonde vai... A formação armada é muito eficaz como parte de um sistema mais amplo, porquanto elas próprias degeneram em pseudo-hierarquia caótica de senhores da guerra, heróis militares, heróis medievais de certos territórios, estruturas anárquicas, etc.
"Setor Direito" pode contar com sucesso continuado se não for apenas uma formação militar, mas um movimento político militar (o que declaram os líderes do "Setor Direito" apesar de que no momento é apenas objetivo desejado), mas para isto ele deve tornar-se um movimento ideológico. E isto requer a formação de um círculo intelectual (não necessariamente uma filiação formal), ambiente ideológico que incluíra muitos segmentos da sociedade, com impacto sobre diferentes camadas.

O evento de Mukachevo mostrou que o comando do "Setor Direito" não estava preparado para situações de emergência, por muito tempo não soube o que responder, e depois fez isto muito impulsivamente, nem sempre tornando-se claro ao público sobre a sua própria posição. O porta-voz oficial Artem Skoropadskyi, explicando a visão da liderança, deu uma impressão incerta. E mais, seu uso do idioma russo dificilmente convencerá a propaganda russa em "não desejo de sangue" dos direitistas"... a falta de analiticidade leva a consequências muito práticas. Hoje as forças patrióticas precisam resolver o problema tecnologicamente muito difícil: como colocar no devido lugar o descarado poder dos empresários, incapazes de abandonar os instintos predatórios, mesmo sobre o abismo, e ao mesmo tempo não se transformarem em inconscientes figurantes no teatro político do Kremlin... Em Mukachevo conseguiu-se aproveitar o "Setor Direito" na penumbra, criando mais um foco de instabilidade - já no oeste do país...

"Setor Direito" apareceu no último Maidan, parecendo "do nada", apesar de que os politólogos experientes sabem que ele é a reencarnação das organizações nacional-patrióticas "Tryzub" (Tridente), UNA-UNSO (Assembléia Nacional Ukrainiana - Organização de Solidariedade Nacional Ukrainiana),  "Patriota da Ukraina", outras. São principalmente pessoas de ação. No entanto hoje precisa pensar sobre como resolver tarefa fenomenalmente difícil: como mudar este governo, que faz parte do clã oligárquico, com todos os seus defeitos e não acabar com o país, que em 2014 já perdeu Criméia e parte de Donbass. Aqui sem um poderoso cérebro nenhum passo poderá ser feito.
Por enquanto a falta de intelectualismo leva ao consumo de energia completamente desnecessário dos segmentos mais ativos da sociedade ukrainiana. Muito heroísmo, sacrifícios, coragem, mas a eficácia é muito baixa, e às vezes contraproducente. Regularmente na Ukraina surgem novas organizações - símbolos da idéia nacional. Inflamando-se expressivamente, elas rapidamente se extinguem (Não seria porque os ukrainianos estão sempre criticando, ao invés de apoiar e ajudar ? - OK).
Mas o sistema de clãs oligárquico-delinquentes só se fortalece, adquirindo flexibilidade e sofisticação no processo de adaptação a protestos públicos, e de modo algum abandona a esperteza e ganância, apresentando-se com a mesma ganância traiçoeira e essência profundamente anti-ukrainiana.

Já houve tantas estruturas esperançosas, anti-oligárquicas. Começando com a UKK (Clube Cultural Ukrainiano), que poderia tornar-se uma poderosa estrutura tornar-se uma estrutura intelectual e política - mas desapareceu sem deixar rasto. UNA-UNSO poderia tornar-se uma milícia popular, exército de reserva e ainda uma organização pública de massas. "Tryzub - reincarnação do OUN-UPA (Organização dos Nacionalistas Ukrainianos - Exército Insurgente Ukrainiano). "Svoboda" (Liberdade) tinha excelentes perspectivas para encabeçar quase todo o eleitorado protestante, mas conduziu-o ao nada, concordando com o papel de parceiros juniores da pseudo posição de Poroshenko, Yatseniuk e 
Klychko.

Faltou uma aguda inteligência política. Neste museu de idéias nacionais, que não aconteceram. "Setor Direito" é o próximo? Ou será que ele (e com ele a Ukraina) podem contar com outro destino?

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário