quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Notícias do jornal Vysokyi Zamok.

16.08.2015:
Trinta e quatro crianças de Donbas, e seis filhos de voluntários de Dnipropetrovsk partirão para Alemanha, para  o acampamento do circo "Cabuwazi", onde, além do descanso aprenderão malabarismo, andar no monociclo e amestramento de animais.
O descanso da criançada propuseram parceiros-filantropos e foi organizado pela organização estatal de Dnipropetrovsk, organização pública "Ajuda de Dnipró" e benfeitores alemães de Parceiros Osteuropa gGmbH. A exigência: selecionar para viagem, os migrantes que nunca viajaram para o exterior.

Na ONU estão inclinados para garantir as necessidades humanitárias dos cidadãos da Ukraina e desejam ajudar a população na obtenção de emprego. Declarou o coordenador de assuntos humanitários Neil Walker, no encontro em Kramatorsk, com o chefe da administração civil-militar de Donetsk Paul Zhebrivskyi, segundo o serviço de imprensa.
"Nós temos dois objetivos principais: garantir as necessidades humanitárias de todos os cidadãos e devolver os empregos às pessoas. O Secretário Geral da ONU me incumbiu para vir a Donbas e trabalhar nestas duas áreas", - disse o representante.
Ele também informou sobre o projeto de programa para a reconstrução de Donbas: ajuda para o restabelecimento da infra-estrutura destruída, desenvolvimento de serviços sociais e criação de empregos.

18.08.2015:
SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) iniciou um ambicioso programa de isenção de responsabilidade criminal dos militantes das auto-proclamadas "Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk", que expressarem o desejo de cooperar com a investigação e cessarem sua participação nas atividades terroristas.


Tratas-e de programas para retornar a Ukraina o território controlado pelos militantes da "DNR/FSC" - diz o comunicado. Também serão anistiados os militantes que não participaram de assassinatos, tortura, estupro e outros crimes graves, e tem um desejo sincero de corrigir seus próprios erros com trabalho honesto para o benefício da Ukraina.
As bases para o livramento da responsabilidade criminal aos membros de grupos terroristas são previstas no âmbito da atual legislação ukrainiana.
O SBU transmite esta informação aos familiares dos militantes que residem na Ukraina.
Durante as últimas duas semanas SBU já conversou com os membros de 52 famílias de militantes. As conversas centram-se na necessidade de recusa voluntária da participação em grupos terroristas, retorno para o território ukrainiano e cooperação com as autoridades ukrainianas responsáveis pela aplicação da lei.
Neste trabalho estão amplamente envolvidas as organizações voluntárias e comunitárias, dirigentes locais de Donbas e Igreja Ortodoxa Ukrainiana.

O presidente russo Vladimir Putin disse que a culpa pela atual escalada da situação no Donbas é da "DNR, FSC e Kyiv". (Sem comentários-OK).

O governo dos Estados Unidos enviou para Ukraina um hospital militar de campo no valor de 7,6 milhões de dólares. Durante um mês os americanos vão treinar os ukrainianos no uso efetivo do equipamento, avisa a imprensa da Embaixada dos EUA na Ukraina.
"O hospital é projetado para trabalharem dentro 30 médicos e agentes auxiliares. Ele pode fornecer assistência médica a três mil soldados. É constituído por quatro tendas que são implantadas em 24 horas e pode operar de forma autônoma, sem abastecimento por 10 dias", diz o relatório.
Os equipamentos foram doados pelo adido militar da embaixada dos EUA na Ukraina hoje em Zhytomyr. (Espero que nunca haja tão grande necessidade - OK).








ONU: Na zona de conflito, no leste da Ukraina, desde meados de abril de 2014 a 27 de julho de 2015, foram mortos na Ukraina pelo menos 6.832 pessoas (militares e civis) e 17.087 receberam ferimentos, segundo relato mensal da ONU..

Num dos distritos de Kyiv, a unidade do SBU "Alpha" deteve cinco cidadãos russos envolvidos na organização terrorista internacional.
Um deles é procurado pela Interpol. No ano passado, ele foi detido num país europeu, mas escapou atacando os guardas. Num apartamento alugado, SBU encontrou dispositivos explosivos improvisados e componentes - temporizador, oligoelementos, circuitos, outros.

Em Kyiv abriram a "Casa de povos livres" que reunirá as organizações não-governamentais, que apadrinharem os migrantes. A idéia é criar um espaço confortável que poderá resolver os problemas dos migrantes,

Os navios militares russos novamente perambulavam ao largo da costa da Letónia. 
Como relatado anteriormente, próximo a fronteira com o mar Báltico, ultimamente, cada vez mais fixam navios militares, e aviões da FR.
OTAN já contou 250 interceptações de aviões militares russos ao longo dos últimos seis meses.

Em Kharkiv condenaram uma moradora separatista que enviava aos separatistas da "DNR/FSC" dados sobre deslocação, número de unidades ukrainianas, infra-estrutura, pontes, entroncamentos ferroviários no território de Kharkiv. Inclusive tentava recolher dados sobre todos os investigadores do SBU na região, que conduzem processos penais relacionados aos separatistas e terroristas. A separatista foi condenada à prisão por 1 (um) ano. 

Soldados ukrainianos, feridos durante os combates no leste, irão para Alemanha nos próximos dias.
Uma equipe de médicos alemães chegou a Ukraina no dia 16 de agosto. Sua tarefa é preparar os soldados ukrainianos para o transporte. Não especificaram o número de pessoas que será enviado para tratamento.
Bundeswehr já forneceu apoio anterior sob a forma de suprimentos médicos e formação de pessoal. Em março de 2014 foram enviados para Alemanha, para tratamento, 24 feridos durante o Maidan. Em setembro, do mesmo ano, para tratamento em clínicas da Alemanha, foram enviados 20 soldados ukrainianos, e em março de 2015 - mais 17 militares.

Militantes pró-Rússia culpam Ukraina pela responsabilidade dos disparos sobre Mariupol.
Um dos líderes dos militantes de Donetsk Eduard Basurin disse que não foi a "DNR que bombardeou Sartana e Lebedinskoye.
"Nossos batedores perceberam que, de 10 a 18 de agosto, da localidade sul de Talakivka, do reflorestamento, as Forças Armadas da Ukraina disparavam sobre Mariupol e Shyrokyne das posições de Berdyansk."
(Está explicado porque os russos andaram pintando seus tanques e BTR com símbolos ukrainianos azul-amarelo - OK).

Procurador exige 23 anos de prisão na colônia de regime severo a Oleg Sentsov, e 12 anos para Alexander Kolchenko.


Lembramos: No tribunal militar distrital (Rússia) transcorre a questão do diretor de cinema Oleg Sentsov e do ativista ukrainiano Alexander Kolchenko, sob a acusação de terrorismo. De acordo com a versão russa, na primavera de 2014 Sentsov teria organizado na Criméia, um grupo clandestino, relacionado com o "Setor direito". Kolchenko teria participado desta "comunidade terrorista". Os dois ukrainianos negam.

OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) apresentou elementos de prova de crimes de guerra dos militantes pró-russos.








Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário