segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Hoje, 24 de agosto, na Ukraina - Dia da Independência.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 24.08.2015


O Primeiro passo para a independência da Ukraina foi a adoção em 16 de julho de 1990 da Declaração de Soberania do Estado da Ukraina. Em 30.08.1990 o Soviete Supremo da URSS aprovou a lei sobre a independência econômica da Ukrainiana SSR, que determina o significado, propósito e princípios básicos de independência econômica da Ukraina como um Estado soberano, o mecanismo da regulação econômica da Ukraina como um Estado soberano, o mecanismo da regulação econômica e esfera social, organização do sistema monetário, fiscal e crédito. Praticamente nada mudou com estas novas leis, observa o jornal. 
No início de agosto de 1991, quando Mikhail Gorbachev anunciou solenemente a regulamentação do texto e assinatura do novo acordo da União, pelas repúblicas, a sociedade ukrainiana estava moralmente preparada para aceitar a idéia da independência. O processo do colapso da União Soviética foi acelerado com a confusão política em Moscou, em 19-21 de agosto. Estes acontecimentos assustaram a elite política ukrainiana, cuja maioria apoiava o golpe (muitos havia entre os generais).
Sobre Kyiv circulavam alguns helicópteros. Na margem esquerda surgiram unidades militares, movimentavam-se colunas de veículos blindados. Os militares pressionavam a liderança da Ukraina para forçá-la a declarar seu apoio aos rebeldes moscovitas e concordar com a introdução da lei marcial no país.
Saindo do perigo que pairava sobre Ukraina em contexto com o golpe em Moscou, em 19 de agosto de 1991, continuando a tradição milenar da Ukraina, com base no direito à auto-determinação previsto pela Carta das Nações Unidas e outros instrumentos jurídicos internacionais, implementando a Declaração sobre a Soberania do Estado da Ukraina, em 24 de agosto de 1991 a sessão extraordinária do Conselho Supremo da Ukraina declarou a independência da Ukraina e o estabelecimento do Estado independente - Ukraina. Isto significava, que o Estado da Ukraina tem o seu território indivisível e intocado, no qual age exclusivamente a Constituição e as Leis da Ukraina. 

Em 25 de agosto o Conselho Supremo aprovou uma resolução sobre  a propriedade do Partido Comunista da Ukraina, no dia seguinte - um decreto sobre a suspensão temporária do Partido Comunista da Ukraina, e em 30 de agosto - um decreto proibindo o Partido Comunista da Ukraina.
  
N o final de 1991 Ukraina, a partir de todos os pontos de vista formais, tornou-se um Estado independente, e nesta qualidade, em tempo relativamente curto, o reconheceu a comunidade mundial.

A independência completa o Estado da Ukraina adquiriu após o referendo nacional de 1º de dezembro
de 1991, quando 90,32% dos cidadãos da Ukraina votaram a favor

Veja o vídeo do desfile militar em Kyiv, em homenagem ao Dia da Independência da Ukraina.


O próximo vídeo é sobre a comemoração ao Dia da Bandeira - 20.08.2015


Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário