Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.03.2015
No dia do 201º aniversário de nascimento de Taras Shevchenko, o presidente entregou o Prêmio Nacional em nome de Taras Shevchenko, do ano 2.015.
Os vencedores deste ano foram o poeta Yurii Buriak - pelo livro de poesias "Não é morto o mar", o pintor Mykola Kompanets - pela série de arte "Terra de meus pais" e ilustrações das obras de Mykola Gogol, o escritor Konstantin Moskalets - pelo livro de crítica literária e ensaios "Alarmes", e também o ator Petró Panchuk - pela encarnação da imagem de Taras Shevchenko na cena do teatro nacional.
No rádio, os ukrainianos organizaram uma maratona chamada "Shevchenko mobiliza". Consiste em leituras das poesias, escritas por Taras Shevchenko, durante o dia de hoje ( 9 de março). O presidente leu a poesia "Prece". E ele assim se expressou: "Os serviços especiais russos, incessantemente trabalham para desestabilizar a situação na Ukraina, para reforçar a agressão interna com discórdia e brigas.
Portanto, este poema de Taras é a nossa luz guia; por isso todos os dias peço ao Todo-Poderoso para enviar-nos a unidade e fraternidade", - disse Petro Poroshenko.
***
O "testamento" de Taras Shevchenko os diplomatas homenagearam em nove idiomas: francês,
polonês, chinês, alemão, italiano, espanhol, turco, árabe e inglês.
E abaixo a minha tentativa para o português - parte final:
Enterrem e levantem,
Grilhões arrebentem
Com sangue ruím do inimigo
A liberdade aspirjam
E a mim, na grande família,
Na família livre, nova,
Não esqueçam mencionar
Com boa e silenciosa palavra.
Tradução: O. Kowaltschuk
Nenhum comentário:
Postar um comentário