terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Taras Shevchenko foi envenenado com ácido​nítrico?
Tal versão é indicada pelo famoso estudioso da vida de Shevchenko - Dmitry Stepovyk.
Castelo Alto, 08.03.2017
Vasyl Stockalo



Em 09 de março de 1.814, na aldeia Morinstsy, em Zvenigorod, Taras nasceu na família grego-católica do fabricante de carroças, Gregory e Ekaterina Shevchenko. Em 12 de março ele foi batizado na igreja grego-católica de São João Teólogo, pelo pároco local,  padre Ivan Bazarinsky. Padrinho - Gregory Dyadenko (Na década de 1990, a métrica guardava-se no Museu Taras Shevchenko, de Kyiv).

Alexander Konysky no estudo de "Taras Shevchenko e sua vida" escrevia: "Também é certo que, em ambas as aldeias (Kyrelivka e Morentsi) na primeira metade do século XVIII havia igrejas pertencentes à religião grego-católica..." (De acordo com Konisky, Alexander. Taras Shevchenko. Crônica de sua vida - K: "Editora KLIO", 2014 - C. 37).

O bisavô de Taras Shevchenko, Andriy, participou da Batalha de Poltava em 1709 (comum na genealogia com o patriarca da Igreja ukrainiana católica-grega padre Joseph Slipyi), escondia-se de bedeis de Pedro I e casou-se com a filha de Ivan 
Shevtsia em Kyrelivka, mas como um adotado era chamado Shevchenko pelo povo.

Em 1816, Gregory Shevchenko, com sua esposa e filhos, mudou-se para Kyrelivka. Aqui Taras viveu até o início de trabalho na propriedade do senhor (era na época da escravidão)(. Em 20 de agosto de 1823 morreu a mãe, que tinha apenas 32 anos, de insuportável escravidão. Em 21 de março de 1825 morreu também o pai.

Aos treze anos, Taras, como é sabido por todos os ukrainianos, "pastava cordeiros no campo". Seguiu-se a servidão ao senhor estrangeiro, o Sr. Enhelhardt. Em 1834-1838, quando Taras já tinha mais de 20 anos, na região de Dnieper, o tzarismo introduziu a Ortodoxia Russa. Mesma situação repetir-se-á na região do Dniester em 1946.. No entanto, a Igreja Ukrainiana Grego-Católica sobreviverá na clandestinidade. 

Soube Taras Shevchenko superar as dificuldades. A ele destinou-se cair no próprio coração do império do inimigo - a capital São Petersburgo. 

Em 22 de abril de 1838, Taras recebeu a libertação da servidão. Ele foi comprado por 2.500 rublos. Isso foi realizado por Ivan Soshenko e seus amigos, o famoso artista Karl Brullov e o padre Vasily Zhukovsky (semi-ukrainiano). No outono Shevchenko entrou na Academia de Artes de Petersburgo. Preenchendo o formulário de inscrição, na seção sobre religião escreveu ortodoxo. (Embora os grego-católicos sejam ortodoxos, com a submissão ao Apóstolo Supremo Papa de Roma, mas as autoridades moscovitas isto não reconheceram).

Em 1840 Taras Shevchenko publicou um pequeno livro de poesias - "Kobzar". Ukraina Oriental acordava com a palavra sobre escravidão. No início houve a Palavra..

Em 22 de março de 1945, a Academia de Artes de Petersburgo outorgou a Taras Shevchenko um diploma de "artista livre". Desataram-se as mãos para fazer o bem à Pátria e apelo para romper os grilhões...

Em 20 de outubro de 1846 Taras Shevchenko prestou homenagem ao santuário greco-católico - Pochayiv Lavra de Assunção à Santíssima Virgem (já com a pata da autocracia moscovita-russa de duas cabeças) na parte norte de Ternopil. Construiu esta fortaleza sacral ukrainiana um conhecido proprietário de terras, grego-católico da região Ternovyi Nikolai Pototsky.

Os apelos corajosos de Kobzar (Taras Shevchenko) não agradaram ao inimigo. A partir de 5 de abril de 1847 começou o exílio de Taras Shevchenko, que durará até 2 de agosto de 1857. Como resultado, vida alquebrada, saúde minada.

Em 10 de março de 1861 na capital do império Kobzar deixou este mundo. Um cientista da vida de Shevchenko Dmytro Stepovyk insiste no fato, que Taras Shevchenko foi destruído pelos moscovitas com o auxílio de ácido nítrico. Em particular, depois do retorno do exílio a Taras Shevchenko, deliberadamente encarregavam, na Academia de Artes de São Petersburgo fazer gravuras com técnica, em uma placa de cobre, que é pré-tratada com verniz e é purgada com ácido nítrico. Esta foi a causa do envenenamento. O corpo de Taras Shevchenko foi examinado por médicos alemães que encontraram danos nos pulmões.Desde 1917, o profundamente crente Taras Shevchenko tentaram apresentar como ímpio. Muitos acreditaram. Mas as pesquisas, principalmente as mais recentes, foram realizadas pelos próprios sacerdotes, em particular, pelo padre Michael Pastukh do Seminário "O Patriarca Joseph Slipy", e negam isso.

Ao morrer, Gregory Shevchenko (pai) disse: "Para meu filho Taras, da herança, nada é necessário. Ele não será uma pessoa qualquer: ele se transformará em uma pessoa muito boa ou um grande preguiçoso: o meu legado para ele, nada significará, ou nada ajudará."

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário