quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

"Nadezhdivka" sem esperança, ou como os camponeses sozinhos lutam por suas terras.

Vila na região de Kherson. Como os aldeões sozinhos há mais de um ano vivem em estado de guerra com os incursores. Os camponeses não conseguem reaver suas próprias terras, que alugaram aos ladrões. 
Ekonomichna Pravda (Verdade econômica, 30.11.2017
Ivan Miroshnychenko. Deputado, membro do Comitê da Verhovna Rada sobre Política Agrária e Relações Terrestres, "Auto Ajuda" (grupo político).

Muitos estrangeiros investem carinhosamente no setor agrário ukrainiano. É benéfico para todos - o estado recebe investimentos adicionais, receitas para o orçamento do Estado, novos postos de trabalho, o investidor - receita.

Nós mudamos o sistema de inspeções de negócios, reduzimos o número de órgãos de controle, documento de controle, permissões, para que o investidos estrangeiro queira trabalhar na Ukraina e fazer investimentos.

No entanto, em um país onde a corrupção floresce e é coberta nos gabinetes de poder, é extremamente difícil trabalhar com honestidade. Damos um exemplo.

Não longe da fronteira da fronteira com a ocupada Crimeia há a aldeia Nadezhdivka, no distrito Chaplinski, na região de Kherson.

A aldeia, já por mais de um ano vive em estado de guerra com os invasores. Os camponeses não conseguem reaver as próprias terras, que foram alugadas. As pessoas iam ao campo, para não permitir aos inquilinos semear suas terras e até bloqueavam a rodovia para Askania Nova que é próxima da aldeia. Os inquilinos colocavam contra os moradores locais os lutadores de uma empresa de segurança.


Esta história começou ainda em 2003, quando em Kherson começou seu negócio agrícola Gumushtekin Khaldum. Ele fundou duas empresas agrícolas - "Kharriston" e "Global Invest". Pouco depois ele sofreu um acidente e, por um longo tempo foi para Turquia, para tratamento.

Neste período, seu parceiro de negócios, como se fosse com o consentimento do proprietário, assume a gestão da empresa. Quando o proprietário retornou a Ukraina, compreendeu que já não tinha direitos sobre seus negócios.

É a partir desse momento que começa a não compreensível atividade de "Global Invest", que levou ao arrendamento as terras dos moradores locais. Começaram as buscas, prisões, artigos encomendados na imprensa, "ações de protesto".

A pequena aldeia, na qual todos se conhecem, tornou-se um verdadeiro campo de batalha. Pessoas que estavam ao lado do "Global Investment", que, de fato trouxe o primeiro investidor exatamente quando a aldeia começou declinar, os campos não se cultivavam, e os camponeses não tinham trabalho.

No entanto, Rakibov não trabalhou por muito tempo, ele foi dispensado. Depois de Rakibov começaram a se juntar os camponeses locais com seus lotes de terra, alugados pela "Kharristron" e LLC "Global Invest", uma vez que estas duas empresas não aumentaram o aluguel, como foi prometido, mas ao contrário - começaram reduzir, e pagar com grande atraso.

Os moradores começaram a transferência, entregavam seus lotes de terra para o empreendimento recém-criado.



Os acionistas que entregavam suas terras para o arrendamento da "Global Invest" diziam que a empresa, frequentemente, não tinha fundos, então eles precisavam andar e bater nas portas por um longo tempo, para obter pelo menos uma parte do aluguel. Somente os protestos em massa ajudavam resolver esse problema, o proprietário encontrava fundos, para acertar com as pessoas.

Em seguida começou um verdadeiro horror para os habitantes locais - registros sem escrúpulos, carimbos e documentos forjados, poderes inválidos.

LLC "Global Invest", tendo forjado a decisão do tribunal de Kerch, da República Autônoma da Criméia, agora tentava tirar dos 800 quotistas, o que é quase 2.000 hectares.

Curiosamente, para operar a decisão judicial, datada de 04.02.2012, os representantes do "Global-Invest" começaram apenas na primavera de 2017. Embora o fato de ausência dessa decisão, do Tribunal da cidade de Kerch, da República Autônoma da Crimeia, oficialmente confirmou a Administração Judicial do Estado em sua resposta à petição do deputado do povo.

Ou seja, é possível que esta decisão "apareceu" já no período de ocupação da península, quando as autoridades ukrainianas lá não trabalhavam.

Tendo percebido o fato de que a decisão do Tribunal da cidade de Kerch foi alterada. Rakibov , como presidente da fazenda "Oásis do Sul" à qual os proprietários transferiram suas terras em aluguel, dirigiu-se à polícia com uma declaração sobre o crime.

De acordo com o fato acima mencionado, no setor Chaplinsky, da direção principal da Polícia Nacional da região de Kherson, foi aberto processo criminal.

A polícia, durante muito tempo não realizou nenhuma ação para investigação deste caso criminal, apoiando-se no fato de que a ação criminal encontrava-se no departamento de investigação da Sede principal da Polícia Nacional na região de Kherson, e a liderança dá instruções que é melhor não investigar esta questão e não realizar ações de investigação, previstas na lei do Código Processual da Ukraina.

O que mais revolta é que decisão "mítica" do tribunal constituiu a base da Opinião da Comissão sobre a verificação de reclamações na esfera do registro estatal junto ao Ministério da Justiça da Ukraina, de 19.04.2017. Os membros da Comissão, nem sequer pensaram em verificar a existência de tal decisão no cadastro.
Imaginem, os funcionários, de cujas assinaturas dependem os estabelecimentos dos direitos às propriedades, "olham através dos dedos" nos documentos, que lhes fornecem, não lhes conferindo a legalidade.

Apelaram para Justiça. Em julho, o juiz do Tribunal Econômico da região de Kherson emitiu uma decisão, segundo o produto de soja, girassol e linhaça foi reconhecido como propriedade da LLC "Global-Invest", foi preso, e proibido colher.
Ao mesmo tempo, o juiz sabia, incontestavelmente, que LLC "Global-Invest" não plantava os lotes de terra, e a colheita não tinha nenhuma relação com ela.

Ainda maior pilheria à situação é o fato, de que na empresa, que foi reconhecido o direito de propriedade de culturas, não há documentos primários, que confirmariam o cultivo de culturas como soja, girassol e linho.

Enquanto isso, os agentes da lei protelam a investigação da questão, a terra não está sendo cultivada, seus proprietários e arrendatários sofrem prejuízos, e o ex-proprietário da "Global Invest" ameaça as pessoas, prometendo trazer pessoas armadas que fuzilarão os camponeses.

No final de agosto, houve até um confronto físico entre os invasores e os camponeses, que defendiam suas terras, durante o  qual vários acionistas foram espancados.

Os camponeses defendem os seus direitos como podem. Chegou até  ao cúmulo, de que as pessoas precisaram passar a noite em seus trechos, para não permitir neles o "desgraçado arrendador."

Em geral, a maioria das pessoas está em desespero, porque, no âmbito do processo criminal foi imposta "prisão" sobre todo o bem arrendado do "Global Invest", e as  pessoas não podem reaver sua parte.

Por enquanto, os policiais, com pouca vontade, investigam este assunto. Os aldeões ficam indignados porque a polícia, ao invés de punir os infratores, faz acusações ao cabeça de "Oásis do Sul" Ansari Rabikov, que arrendou terras do "Global Invest".

Imaginem, para entregar uma notificação ao dirigente do "Oásis do Sul" à aldeia vieram três carros de polícia e, para resolver a situação, quando as pessoas comuns, que defendem os seus direitos legais, são atacadas pelos armados "titushky", quaisquer ações não se empregam, nenhuma declaração é aceita.

Em desespero, as pessoas pediram assistência à organização pública "Busness-Varta", cujos assessores de negócios são mais de dez deputados, que lutam ativamente contra os invasores e apoiam o desenvolvimento de negócios em nosso país.

Sim, a situação em Nadezhdivka foi considerada na reunião da comissão anti-trader criada sob o Conselho de Ministros e liderança do primeiro vice-primeiro ministro - ministro de desenvolvimento econômico Stepan Kubiv.

O ministro encarregou, por escrito, formular todas as questões problemáticas na região de Kherson e consequente estado da situação.     



Em resumo, deseja-se observar que essas pessoas não desejam algo fantástico, mas apenas alguma verdade, e que as pessoas do nosso país valem alguma coisa.

Sobre polícia.
No verão deste ano, em visita de trabalho, a Kherson veio o ministro dos Assuntos Internos Arsen Avakov e o chefe da Polícia Nacional Sergei Knyazev, para entrega de certificados de novos apartamentos à Polícia Nacional na região de Kherson.

Pelo estado, para subdivisões territoriais , pela Direção Principal da Polícia Nacional de Kherson foram comprados novos automóveis.
O ministro destacou que o nível de confiança na polícia, na região de Kherson, aumentou significativamente.

Às vezes, parece que as autoridades vivem em um mundo completamente diferente, onde os ataques de incursores são superados, onde temos um aumento constante de confiança aos policiais, que são leais na proteção dos direitos legítimos das pessoas, como também são criadas as condições para um bom funcionamento dos negócios.

No entanto, infelizmente, a situação é completamente oposta a esta afirmação.

É uma pena que os importantes funcionários não alcancem lugares tão remotos como Nadezhdivka e são guiados por informações de órgãos locais de aplicação da lei que, em regra geral, são excelentes. Em vez disso, os camponeses comuns permanecem sozinhos na luta contra invasores e bandidos.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário