domingo, 4 de fevereiro de 2018

A petição para a demolição da "capela" do UOC (PM) em Kyiv reuniu as assinaturas necessárias.
Foto-reportagem: Ação perto da capela da UOC-PM (Igreja Ortodoxa ukrainiana - Patriarcado de Moscou) - quem, o que re-vindicava.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 04.02.2018


 Centenas de pessoas vieram à ação, relacionada com a construção da UOC (PM) na zona tampão "Sofia Kyivska", Kyiv, 03.02.2018

Várias centenas de ativistas comunitários, artistas, voluntários, veteranos ATO, realizaram, em 03 de fevereiro, próximo ao Museu Nacional de História da Ukraina em Kyiv, a ação "Liberdade para arquitetos" em apoio aos arquitetos Alexander Gorban e Alex Shemotiuk, aprisionados por suspeita de fogo, posto a UOC (PM) - Capela, próximo à Igreja do Dízimo.



Como transmite o correspondente da Rádio Liberdade, ativistas vieram para expressar apoio público à Gorban e Shemotiuk, e também exigir explicações do governo sobre legalidade da construção do edifício da UOC (PM) na zona tampão da Reserva Nacional "Sophia de Kyiv".


De acordo com a legislação atual, na zona da reserva nacional "Sophia de Kyiv" e na zona da parte histórica de Kyiv, é proibido construir estruturas, como a ilegalmente construída. O fato não é o de pertencer à comunidade da UOC (PM), mas em que bases a estrutura foi construída", explicou à Rádio Liberdade a ativista social Marina Solovyova.


Em 25 de janeiro, polícia relatou sobre a prisão dos arquitetos Alexander Gorban e Alex Shemotiuk, devido a uma tentativa de incendiar a UOC (PM) - Capela.



O edifício, que pertence à UOC (PM), foi construído em 2005, próximo da fundação da Igreja "Deciatena" em Kyiv. Apesar da falta de documentos permissivos, o "mosteiro" funciona há mais de 10 (dez) anos no território do monumento histórico. (Prezados, o significado da palavra ""Deciatena", no Grande Dicionário do Atual Idioma Ukrainiano, explica-se: - 1) "Velha unidade russa de área de terreno, de 1,09 hectare. 2) Décima parte da receita, que era paga, para uso da igreja em diversos países, pela população dependente, na época do feudalismo. Então, o nome da Igreja podemos traduzir como "Igreja do Dízimo").

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário