terça-feira, 13 de junho de 2017


Opositores de Putin há suficiente, para colocar nos ouvidos toda a Rússia - Ilya Ponomarev
Kremlin não permitirá, nas eleições, concorrente aos anciãos que salvam Putin.
"Apostrophe", 12.06.2017

Svetlana Sheremetyevo

O número de detidos participantes de protestos anti-corrupção, que ocorreram em 12 de junho na Rússia, excedeu consideravelmente 1.000 pessoas. Ex-deputado da Duma Ilya Ponomarev disse em uma entrevista curta ao "Apostrophe" sobre porque a reação do Kremlin, desta vez, será mais rígida, e a quantidade de pessoas detidas será, em maior número e mais cruel, apesar de que, nos protestos de hoje envolveram-se menos pessoas, que em 26 de março. (Prezados, fiz esta tradução ontem a noite, e hoje pela manhã ouvi que foram detidas mais de um mil pessoas. A presença na manifestação foi dada com um pouco mais de mil pessoas, nos jornais ukrainianos. Portanto, o comentário de Ponomarev estava certo, infelizmente! - OK)

Ilya Ponomarev - Foto André Ksenchuk
O potencial de protestos na Rússia está aqui, ele não desapareceu, e é considerável. Com o passar do tempo ele não diminuiu, mas cresce, apesar de todas estas avaliações desfavoráveis. Mas, mesmo concordando com 85% de classificação do presidente russo, Vladimir Putin, o restante 15% - é suficiente, para colocar o país em sobressalto. O nível de pacifismo destes 15%, definitivamente, cresce, e isto é visível, que ao movimento adere a juventude, adolescentes, que não foram assustados com "Bolotna". Este processo vai continuar. (Ilia Ponomarev deve estar muito confiante, não vejo isto nas leituras sobre acontecimentos na Rússia. Tanto é, que nesta manifestação participou muito menos gente que na primeira, quando pouquíssimas pessoas foram aprisionadas. - OK). 

Ele, (o protesto), é aproveitado ativamente por Oleksii Navalny para posição política própria. Ele tenta, por um lado, usar as discussões do topo do poder, para com as "estórias" sobre Dmitry Medvedev (primeiro ministro), provocar conflitos, e graças a eles tentar obter para si a permissão para participar da campanha eleitoral. O que, em princípio, é claro, deveria ter um efeito revitalizante para o sistema político russo. O surgimento de qualquer coisa nove - é bom. E é por esse motivo que Kremlin é, categoricamente contra: todos estes velhos, que aparentemente competem, mas, na verdade, servem como pano de fundo para mais uma vitória de Putin (podem tornar-se ineficazes).

- Eis que hoje Navalny foi novamente detido.

- Detendo Navalny antes do início de cada ação, o governo lhe faz favor. No governo há contradição - Navalny é, condicionalmente condenado e, por este motivo, não pode participar nas eleições. Portanto, manter esta farsa para o governo é crucial. Por outro lado, eles não querem prendê-lo. Se Navalny for preso, durante a ação, isto seria uma violação grosseira e o período condicional deveria ser transformado em real. Quando ele é detido antes do início da ação, quando a medida é profilática, então não podem acusá-lo. Navalny, geralmente, é acusado em desobediência à polícia, prendem por alguns dias, mantendo a imagem de lutador não pacificado entre seus apoiantes, mas não lhe dão oportunidade de fazer algo sério.

- Como o governo reagirá, fará concessões? Agora nós vemos, que eles abstraíram-se: Putin entrega certificados aos estudantes, Medvedev - posta algo no Twitter. Haverá reação?

- Eu penso, que eles, naturalmente sabem a escala daquilo, que acontece, e compreendem o que realmente há e o que não existe. A ação, que hoje realizou-se em Moscou, mostrou um declínio de números. Penso, que por isto Navalny foi para a ação não organizada, ao invés de realizá-la na praça combinada - na Avenida Sakharov. Isto é relacionado como fato, de que ele deu várias entrevistas não acertadas. Também houve algumas discussões bastante pesadas, com pessoas bastante prestigiadas, que criticaram Navalny. Isso reduziu o número daqueles que vieram. Mas, em outras regiões da Rússia, pelo contrário - aumentou a participação. Sibéria, Urais, Piter - lá as ações foram mais prestigiadas.

- O que causou tal atividade nas regiões?

- Nas regiões não há quaisquer movimento político. Isto é energia estagnada que quer sair em algum lugar. Se em Moscou as pessoas vinham claramente, sob bandeira de Alexei Navalny, nas regiões - não é assim. Lá, antes havia uma razão, como contra corrupção, injustiça, governo local e federal, mas muito menos por Alexei Navalny.

- Após os protestos de março, alguns participantes receberam prazos  reais. Não terá medo o governo punir alguém por causa destes protestos?

- Penso, que agora a reação será mais cruel, que em 26 de março. Agora haverá mais pessoas com casos criminais reais. Para o governo submeter-se a tais provocações absolutamente não é vantajoso e é perigoso. Se ignorando os procedimentos de conciliação assumir esta prática, então a prefeitura de Moscou e Kremlin vão perder o seu poder. Penso, que aqui tudo será mais cruel, será jogado mais uma vez aquele jogo - Navalny em liberdade, mas seus seguidores serão aprisionados. De vários modos isto será resolvido mas as pessoas que participarem, serão aprisionadas.

- As autoridades tencionam não desacreditar a ideia de comícios, mas o seu líder Alexei Navalny?

- Esta é uma meia verdade. Por enquanto Navalny não se importa com seus apoiantes - ele opera em seus próprios interesses políticos. Isto é pura verdade. Por outro lado, se ele fosse uma boa pessoa e se preocupasse com direitos
humanos, ele, talvez, salvasse duas, três, pessoas a mais. Mas, no geral, o quadro permaneceria o mesmo - o governo teria a possibilidade de aprisionar quem quisesse, mas depois culparia Navalny em desonestidade em relação aos seus.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário