quarta-feira, 29 de março de 2017

"Presente" para o presidente: como o dinheiro de Yanukovych vazou para o banco de Poroshenko.
Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica). 27.03.2027
Alexander Moiseenko

No início do ano , 313 milhões de UAH foram transferidos do banco de Alexander Yanukovych (filho do ex-presidente Yanukovych - OK) ao banco do presidente atual, Petro Poroshenko e, posteriormente foram presos. Como isto tornou-se possível e por que, posteriormente, foram presos. (Peço que relevem algumas incorreções em relação aos juros, aplicações bancárias afirmações mal colocadas, etc., porque este assunto não é a minha vivência. Fiz esta tradução para que os senhores saibam o que, realmente, acontece no país que, para alguns de nós foi pátria de nossos pais. E que todos nós estejamos alerta porque, infelizmente, tais fatos "passeiam" pelo mundo todo - OK). 

Após a Revolução da Dignidade, de várias instituições financeiras da Ukraina foram apreendidas dezenas de bilhões de fundos relacionados com a "família" de Yanukovych. O atual governo declarou seu retorno ao orçamento do Estado, mas significativas mudanças, neste caso, não houve. Além disso, por uma estranha coincidência, parte desses fundos agora trabalha em favor de International Investment Bank Petro Poroshenko.

"Vitória" tardia.

Algumas semanas atrás, Procuradoria Geral da República relatou, como impediu a remoção do arresto das contas bancárias de Oleksander Yanukovych (filho do ex-presidente), onde havia pelo menos 313 milhões de UAH.

O mais surpreendente nesta história é, que estes fundos detidos foram encontrados nas contas do "Banco Internacional de Desenvolvimento", que pertence ao presidente Petro Poroshenko.

Ainda no início de 2017, de acordo com dados do Serviço Estadual de Monitoramento Financeiro, os trabalhadores PAT (Sociedade Acionária Pública) "Banco Ukrainiano para  o Desenvolvimento, que pertence a Alexander Yanukovych e agora encontra-se em processo de liquidação, transferiram para o banco do presidente 312,49 milhões de UAH. 

Os detalhes desta operação, como o motivo, até hoje são desconhecidos. Mídia soube sobre isto apenas após um mês, já após a apreensão dos meios. 

Na resolução do Tribunal Pechersk sobre a apreensão indicava, que este dinheiro é objeto de transgressão, e seu proprietário de fato é o filho do ex-presidente e proprietário do Banco de Desenvolvimento da Ukraina Alexander Yanukovych.

Quanto ao banco presidencial, lá se apressaram para garantir que não tinham ideia sobre estes valores, e em suma os bancários não coordenavam o ingresso a entrada de recursos financeiros.

Também no Banco Internacional de Investimento salientaram, que operavam dentro da lei.

No início de março, a história recebeu sua continuação, quando o Tribunal Pechersk, inesperadamente, retirou o arresto destes 313 milhões. A notícia causou um grande clamor público, mas no dia seguinte a Procuradoria Geral assegurou, que a situação estava sob controle e fundos bloqueados.

"A remoção de arresto da conta de Yanukovych Junior não aconteceu. A Procuradoria Geral e o Serviço Estadual de Monitoramento Financeiro imediatamente bloquearam os valores. Agradecidos aos não indiferentes funcionários do banco que prontamente informaram a promotoria sobre remoção de arresto das contas no tribunal", - avisou a
secretária de imprensa de Yuri Lutsenko, Lyudmila Sargan. 

O Banco Internacional de Investimento também pode estar agradecido à Procuradoria Geral da Ukraina. Agora, estes valores ficarão no banco presidencial durante os próximos anos, não no Fundo de Garantia de Depósitos, que poderiam obter deles rendimentos.

"Banco de Desenvolvimento de Yanukovych".

Para compreender que recursos financeiros são esses, é necessário mergulhar, um pouco, na história. Quatro ou cinco anos atrás, num contexto de estagnação geral do setor bancário, o Banco de Desenvolvimento da Ukraina de Alexander Yanukovych mostrou sucessos notáveis.

Muito rapidamente, o Banco Ukrainiano de Desenvolvimento, do porão de classificação saltou ao TOP-50 em ativos. A instituição financeira do filho do ex-presidente ganhou os melhores requisitos para empréstimos a empresas estatais, e também era um dos bancos autorizados para projetos salariais de instituições orçamentais.

O banco de Oleksandr Yanukovych crescia como sob ação de fermento. Após a Revolução da Dignidade Yanukovych Júnior teve que dizer adeus ao seu estabelecimento bem sucedido. A razão para a introdução de administração temporária foram as sanções pessoais ao principal acionista do "Banco de Desenvolvimento introduzidas pela UE.

O banco foi dado como insolvente e, atualmente, está em processo de liquidação, apesar de que ele não tinha problemas financeiros ukrainianos. Pelo contrário - os ativos cobriam integralmente o passivo. O filho de Yanukovych protegia seu banco dos problemas e permitia apenas os ativos " limpos".

Para efeito de comparação - agora o Fundo de Garantia paga recursos financeiros aos sextos - sétimos credores do Banco Ukrainiano de Desenvolvimento, enquanto a maioria dos bancos liquidados mal têm ativos suficientes... 

Depois da revolução, com o banco ativamente preocuparam-se os policiais. Um ano após a introdução da administração interina Pechersk Tribunal Distrital emitiu um número de licenças aos investigadores do Ministério dos Assuntos Internos para prisão  das contas no Banco Ukrainiano de Desenvolvimento no valor superior a 2,75 bilhões.

Parte do dinheiro foi arestada para o caso da retirada de recursos dos bancos estatais com a ajuda de acordos desvantajosos com títulos de tesouros domésticos. Parte - para o empréstimo ilegal de ferrovias regionais. Na verdade, no último episódio, os recursos, que encontraram-se no International Investment Bank de Poroshenko, embora isto não é indicado diretamente.

Presentes de Ano Novo

Entre as pessoas físicas, cujos valores foram presos, aparecem Valery Yesaulkov, Alexander Kostilov e Roman Yemelin. Todos trabalhavam no Banco Ukrainiano de Desenvolvimento, nos cargos a partir de gerente de escritório a diretor de departamento. Juntos, as suas contas no Banco estavam próximo de 15 milhões de dólares.

No entanto, na Procuradoria Geral da Ukraina acreditam, que este dinheiro pertence a Alexander Yanukovych. Este declarou, através de seu secretário de imprensa em comentário com a "Verdade Ukrainiana", que ele, pessoalmente, nada tem a ver com isto.

Seja qual for o caso, mas os fundos, aprisionados no processo penal não foram derivados de atividades relacionadas com o banco, mas em contratos sem juros, celebrados entre dois indivíduos, na transferência de montantes de empréstimo, nos depósitos do Banco. 

Estes valores, as pessoas indicadas, aparentemente emprestaram de Yasar Khodzhaev. Este, até hoje desconhecido morador de Yenakieve (Região natal da família Yanukovych - OK) tornou-se conhecido depois da compra, em 2015, de espaço para escritório, que era a base da empresa "Tantalit", mais conhecida que o proprietário da residência "Mezhyhiria" Viktor Yanukovych.

Mais, neste caso, não se conhece. Após um ano, o inquerito não pôde mover-se muito. Além disso, o Tribunal Pechersk, como já foi mencionado, começou retirar os arestos das contas do Banco. E aqui surpreendem, nem mesmo tanto as decisões do famoso Tribunal Pechersk quanto a total ignorância de audiências judiciais pelos órgãos da aplicação da lei.

"Nas audiências, onde se decidia a questão da retirada dos arestos, os representantes de investigação pré-julgamento não apareceram. Isto é, o tribunal investigava o cancelamento da prisão, segundo materiais do requerente, mas o Estado sua posição na questão não demonstrava, e não defendia" , - diz o advogado de "SK - Group" Yulia Kurelo.

Resultado - em 19 de dezembro foi removida a prisão de valores de Yesaulkov e Kostilov e, no dia 26 de dezembro o Tribunal anulou a prisão dos fundos de Yemelin. Em todas as questões, os investidores eram representados por um advogado - Salazskyy.

"As conclusões do Tribunal de que , o dinheiro não foi recebido através de crime, prematuras. Durante o ano, desde que dura a investigação pré-julgamento, os órgãos da investigação poderiam estabelecer a origem dos fundos em contas de depósitos, e as suas ligações com atividades criminosas, e beneficiárias finais", - diz a advogada Julia Kurelo.

O fato , que tal informação nos processos penais até agora não apareceu, acrescenta ela, mostra a falta de interesse da investigação em estabelecer a verdade e a vontade política para investigar os cries de Yanukovych.

"Este caso, com exceção do proprietário do dinheiro, não é algo exclusivo para o sistema legal da Ukraina. Neste caso, os investigadores da polícia e promotores abordaram formalmente a execução de suas responsabilidades como o lado da acusação, não forneceram as provas de fundos e sua ligação com a investigação de delito criminal e suas consequências", - acrescenta sócio-gerente da associação Suprema Lex, Viktor Moroz. 

Migração do dinheiro de Yanukovych

Mais uma questão importante - como o dinheiro do "Banco Ukrainiano de Desenvolvimento" , que agora está em processo de liquidação, foi parar no banco de Poroshenko?

O "Banco Ukrainiano de Desenvolvimento não tem nenhuma razão para não executar a decisão da sentença. Ao apelo dos credores, da sétima vez, o banco, de acordo com as normas da legislação existente é obrigado realizar os pagamentos apropriados segundo o registro de credores" , - explicam na garantia do Fundo.

O "Banco Ukrainiano de Desenvolvimento" não tem o direito de violar as regras da lei, portanto, é obrigatório fazer pagamentos segundo registro de credores, o que foi feito em janeiro de 2017, - acrescentou o porta-voz da agência do governo.

No entanto, há mais uma ressalva importante - de acordo com a lei, os fundos relacionados com o acionista, deveriam constar no nono lugar de exigência. No entanto, estes valores encontram-se no sétimo lugar, cuja exigência o Fundo de Garantia concedeu. Afinal, os investigadores não conseguiram provar a conexão das pessoas acima citadas com Yanukovych.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
MIB (Banco Internacional de Investimento) foi fundado em 2008. Em 1 de janeiro de 2016 os principais proprietários do banco eram Petro Poroshenko, que possui 60% de ações, e Igor Kononenko - 14,9%. Em 1 de janeiro 2017 segundo dimensão de ativos o banco ocupava o 25º lugar entre 93 bancos em atividade.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

- Além disso, depois do tribunal cancelar a prisão de fundos o liquidante do banco avisou sobre isso aos investigadores do Ministério dos Assuntos do Interior. No entanto, este fato não interessou aos investigadores. O "banco não recebeu dos órgãos investigadores do Ministério dos Assuntos do Interior nenhuma reação", reclamam do fundo.

"Vantagem " para o banco presidencial.

Assim, o Ministério do Interior e Procuradoria Geral ignoraram várias sessões do tribunal, em consequência do que  o tribunal cancelou a prisão de fundos. Depois, como soube a Verdade Econômica, o Ministério do Interior ignorou a carta do administrador temporário do banco, em resultado do que mudaram o dinheiro de Yanukovych para o banco de Poroshenko.

Segundo as palavras dos representantes do MIB (Banco Internacional de Desenvolvimento), os fundos foram para a conta corrente, e não em depósito. Isto significa que a taxa de mercado para eles não será contada.

"No  MIB não há problemas com liquidez e precisa olhar para o preço deste recurso no acordo com o cliente. No entanto, muitos bancos usam de esperteza, especificando nos contratos que não pagam pelos saldos no caso de prisão, embora a prisão de contas não os impede de usar o dinheiro do cliente", - explica um banqueiro sob condições de anonimato. De acordo com o cálculo, segundo Banco Nacional, o Banco Internacional de Desenvolvimento pode, sem risco, investir esses fundos em certificados do  Banco Nacional da Ukraina sob 14% anuais, o que vai trazer-lhe, aproximadamente, 50 milhões de UAH, enquanto  dinheiro estiver no banco.

Tradução: O. Kwaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário