sábado, 2 de junho de 2018

Oleg Sentsov - prisioneiro ucraniano
Texto publicado em 02.06.2018)
Notícias da imprensa ucraniana.

Em 14 de maio, Oleg Sentsov anunciou greve de fome exigindo libertação de todos os presos políticos ucranianos na Rússia. Sentsov afirmou que, ou ele perece, ou suas exigências serão satisfeitas. Segundo o advogado, ele não exige sua própria libertação.
Através do advogado, Oleg Sentsov passou a seguinte declaração: "Eu, Sentsov Oleg, cidadão da Ucrânia, ilegalmente condenado por um tribunal russo, e permanecendo na prisão, na cidade Labitnangi, declaro greve de fome a partir de 14 de maio de 2.018. A única condição para o término da greve é a libertação de todos os presos políticos ucranianos na Rússia. Juntos até o fim. Glória à Ucrânia!

Máximo Butkevich: Perante o tribunal, Sentsov disse que 20 anos de regime estrito, somente Putin não aguenta.

Em 1º de junho, de 1918, o jornalista russo Shura Burtin anunciou o início de uma greve de fome em apoio a Oleg Sentsov. "Eu compreendo, que lá, as pessoas realmente arriscam a vida, eu não arrisco nada. Isso é apenas um tipo de ação, não uma observação forçada de morte de outra pessoa. Pelo menos a sensação de fome interrompe a sensação de vergonha". Ele tem a sensação, que se participarem algumas pessoas famosas, de importância, isto poderá, talvez, influenciar um pouquinho.

Em Tel Aviv, uma ação foi realizada em apoio a Oleg Sentsov.

Estados Unidos instam Kremlin a libertar Sentsov, Baluch e outros presos políticos.

"O que me assusta? A reação do mundo." (Gerashchenko, sobre presos políticos na Rússia.

Sobchak: "Ele está muito magro, pálido, mas muito confiante em sua decisão."

Ex-presos políticos Myroslav Marinovych e Zoryan Popadyuk compartilharam suas memórias e experiências da greve de fome no cativeiro.

O ucraniano Alexander Kolchenko, condenado na Rússia, por suposta organização de um grupo terrorista, declarou greve de fome exigindo a libertação de Sentsov. Kolchenko foi condenado para 10 anos de regime severo. Segundo sua mãe, parece que não se deve contar com simpatia e misericórdia da Rússia.

Ucrânia está pronta para entregar 23 russos, para libertar os ucranianos das prisões russas.

Oleg Sentsov, diariamente, recebe a visita do médico que analisa seu estado. Parece que o tratamento a Sentsov é um pouquinho diferenciado. Sua prisão localiza-se no Círculo Polar do Ártico. Melhoraram um pouco o aquecimento da câmera, mas sua saúde está prejudicada.

Vieram representantes da Procuradoria e Serviço Federal  para dissuadi-lo da greve da fome. Não adiantou.

Segundo seu advogado, Oleg exige que todos os presos políticos ucranianos sejam libertados na Rússia. Ele está pronto para ir até o fim e morrer de fome, sua própria libertação não exige, segundo seu advogado Dmitry Dinze, que visitou o ucraniano  na semana passada. Oleg Sentsov pretende seguir com a greve de fome até o final fatal. Ele desiludiu-se esperando algo dos governos ucraniano e russo, observou o advogado.

O prazo médio, quanto a pessoa pode sobreviver à fome, é de dois meses. O advogado diz que Sentsov calculou tudo, de tal maneira, que o final negativo ocorra durante a realização da Copa do Mundo da Fifa, na Rússia. Dinze diz que propôs a Sentsov outras ações no plano legal, mas ele recusou e decidiu usar o último recurso. 

À fome, Oleg Sentsov preparou-se por 1,5 meses. Ele se recusou dos produtos enviados pela família e amigos, e da possibilidade de aquisição de produtos na mercearia, reduzindo seu consumo. Assim que ele declarou a greve de fome, foi isolado segundo o regulamento da colônia.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário