quarta-feira, 2 de maio de 2018

Por longos "zloty": Como os ukrainianos, oficialmente, instalam-se para trabalhar na Polônia.
Verdade Econômica, 24 de abril de 2018.
Oksana Perojok






Quanto custa o emprego legal na Polônia, quem procuram as empresas polacas e porque o nível de ganhos dos ukrainianos cresce, , leiam no artigo da Verdade Econômica.

Alexander Ivakhnyuk - jornalista, trabalha na Polônia. Começou trabalhando numa livraria, agora é consultor para legalização da permanência de estrangeiros em empresas polonesas.

Alexander é um ator especializado e às vezes em filmes e anúncios poloneses. Ele pede não chamar os ukrainianos, que trabalham na Polônia, como emigrantes ou trabalhadores migrantes, porque essas pessoas ainda são cidadãos ukrainianos.

"Eu tenho negócios com cidadãos da Ukraina, que vem à Polônia para uma longa estadia e legalização na UE" - a pessoa recebe uma "carta" de residente de longa duração, da UE. É quase uma cidadania, com a qual pode-se trabalhar em toda Europa", - acrescenta Ivakhnyuk. (Segundo ele, a maneira mais fácil de fazer isso é na Polônia. "Cinco anos de residência legal

Polônia tornou-se o principal destino para migração laboral de ukrainianos. O número de vagas lá é crescente, porque os poloneses contam com o envolvimento ulterior de cidadãos ukrainianos.

De acordo com os cálculos do Centro de estratégias econômicas, feita com base nos dados do Serviço de fronteiras do Estado da Ukraina, o número médio anual de cruzamentos de ukrainianos do Estado da Ukraina, o número médio anual de cruzamentos de ukrainianos, da fronteira com Polônia em 2009 - 2012, ascendeu a 9 milhões, em 2014 - 2017 - 18 milhões.

O Serviço estatal da Ukraina confirma que depois de 2013 o fluxo de ukrainianos através da fronteira polaca duplicou. Este país ficou em primeiro lugar entre os que aceitam migrantes ukrainianos, afastando a Rússia ao segundo lugar. Se em 2012 aproximadamente 14% de migrantes ukrainianos trabalhavam na Polônia, então em 2017 sua participação aumentou para 40%

Por que Polônia?

O mercado de trabalho polonês é maior que o romeno ou o húngaro, e o governo polonês conduz uma política ativa na atração de trabalhadores. Os ukrainianos entendem, que há demanda por seu trabalho na Polônia, e regras simplificadas facilitam a contratação formal.

Na Polônia, o salário mínimo é de 2.100 Zloty, na Ukraina - 3723 Grívnia, ou 480 Zloty.

"Desde 01 de janeiro de 2018 os poloneses levantaram o lance mínimo para ukrainianos. O pagamento do ukrainiano equipararam ao pagamento do polonês. ela não pode ser menor que 13,7 Zloty, isto é, na mão a pessoa recebe 10 Zloty por hora - explica o diretor da companhia de emprego dos ukrainianos do exterior, work Garant, Tatiana Bulgakova.

O papel não menos importante na decisão de ir trabalhar na Polônia é a localização geográfica próxima e baixo nível de barreira lingüística. "Nossos trabalhadores, em três dias, já se comunicam com os capatazes, e em três meses se tornam colaboradores, quais já não se pode dispensar. O aprendizado do idioma português para ukrainiano significa aumento do valor da hora de trabalho e rápido emprego na especialidade", - explica Ivakhnyuk.

Por que escolheram Polônia para emigração?

Melhores perspectivas de trabalho - 3 %  
Possibilidade de estudo - 3,30% 
Ausência da possibilidade de ir a outros países - 5,50% 
Proximidade social e cultural - 6,80%
Situação político-econômica estável - 7%
Grande quantidade de proposições de trabalho - 20,80%
Presença de familiares ou amigos que já trabalharam na Polônia - 30%
Baixo nível de barreira linguística - 33,80%
Nível de benefício - 44%
Proximidade geográfica - 53,30%

Fonte de pesquisa sociológica do grupo "Rating", realizado na Ukraina a pedido da empresa polonesa Personal Service.

Quanto custa o emprego legal?

Junto com o crescimento da migração laboral, o número de empresas envolvidas na legalização do emprego aumenta. Se acordo com o relatório da Fundação "Nossa escolha", em 2015 tais agências na Polônia havia 6.081, em 2016 - 7.386, em 2017 - 8646.

De acordo com o economista do Centro de Política Econômica, Julia Rudoia, os ukrainianos podem organizar seus empregos na Polônia de quatro maneiras. Primeiro, com base na declaração do empregador. Segundo, declaração do empregador para realizar trabalhos não temporários durante o ano. Terceiro, permissão temporária para trabalho e residência, solicitado pelo estrangeiro, por três anos. Quarto, permissão para trabalho sazonal, por nove meses.

"Serviços de agência e emprego na Polônia custam 5-6 mil UAH, incluindo custos de viagem, seguro e taxas de visto. O funcionário deve ter 100 - 150 dólares para alimentação", - explica o diretor da companhia Work Garant, Tetyana Bulgakov.

Quem procuram as empresas polacas?

Polônia oferece a maioria das vagas para especialistas. Também é popular o trabalho sazonal na agricultura que vai de março com a colheita em estufas e termina com a colheita de maças no outono.

OS ukrainianos trabalham por 10 - 12 horas por dia. De acordo com Bulgakov, esse ritmo de trabalho não suportam cerca de 5% dos ukrainianos que vem para Polônia. são, principalmente, os jovens.

"O trabalho inicial não é qualificado. Nossos trabalhadores o aceitam como cursos poloneses que não é necessário pagar. Em seguida as pessoas, ou abrem suas empresas ou trabalham em sua especialidade. Meu conhecido, professor de inglês, trabalhou dois anos num armazém e agora abriu uma escola de idiomas através de incubadora de empresas",  - diz Ivakhnyuk.

De acordo com a pesquisa sociológica do grupo "Rating" realizada na Ukraina, encomendada pela empresa polonesa Personal Service, 39% das grandes empresas na Polônia empregam trabalhadores da Ukraina e 29% pretendem fazer isso dentro de um ano. 

Quanto os ukrainianos gastam na Polônia?
Fonte: pesquisa sociológica do grupo "Rating", realizado na Ukraina a pedido da empresa polonesa Personal Service.

Com o que ocupam-se na Polônia? 77,20% - trabalho físico, 3% - trabalho intelectual, 16,30% - atendimento, 1% - administração, 2,5% - difícil responder.

A economista CES Julia ruda observou que na Polônia, os ukrainianos gastam um terço do dinheiro ganho, o restante transferem para sua família.

Os empregadores poloneses oferecem privilégios aos ukrainianos: alojamento gratuito, serviços de transporte, e, por vezes, comida. Esses benefícios reduzem o custo de vida na Polônia.

Segundo o Banco Nacional da Polônia, em 2016, o montante das transferências para Ukraina chegou a quase US$ 2 bilhões, em 2017 já US$3,1 bilhões. No entanto, a maior parte do dinheiro é transferida através do sistema de pagamento, portanto, é difícil estimar os volumes reais de transferência.

No momento, o problema da legalização da legislação dos trabalhadores migrantes, incluindo os ukrainianos, é enfrentado de forma aguda pelo governo polonês. Pare de ukrainianos acredita que é melhor esconder suas receitas para evitar o pagamento de impostos e assinaturas de contratos.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário