quarta-feira, 23 de maio de 2018

Poroshenko pagou centenas de milhares de dólares pelo encontro com Trump. 















O advogado de Trump Michael Cohen, segundo emissora britânica BBC, recebeu pagamento secreto de U$ 400 ou 600 mil dólares para organização da primeira reunião entre Petro Poroshenko e Donald Trump, em janeiro de 2.017.
Isto é afirmado em uma investigação da BBC (British Broadcasting Corporation, preparada por jornalistas na Ukraina e nos EUA e publicada na noite de quarta-feira.
O pagamento foi organizado por intermediários que agiram no interesse de Petro Poroshenko. Cohen não foi registrado como lobista, representando os interesses da Ukraina, conforme exigido pela lei americana.
O encontro aconteceu na Casa Branca em junho de 2017. Logo após a volta para Ukraina  do presidente Petro Poroshenko foi fechada a investigação sobre o ex-gerente da campanha de Tramp
Pol Manaforth na Ukraina, disse a BBC. Um oficial de inteligência sênior ukrainiana disse que Cohen precisou ser incluído porque os lobistas registrados na Embaixada da Ukraina em Washington não conseguiram mais que uma breve reunião de nível mais alto. Poroshenko buscou uma reunião de nível mais alto, a qual ele poderia nomear como uma "negociação". 

A tarefa de organizar a conversa coube a um ex-auxiliar, que pediu ajuda de um não citado deputado. Assim, através de uma organização de caridade judaica, no Estado de Nova York, encontraram Cohen. Ele recebeu 400 mil dólares.
A publicação observa que, de acordo com um alto funcionário da inteligência ukrainiana, da administração do presidente Petro Poroshenko, antes da reunião na Casa Branca Cohen foi levado para Ukraina.

BBC enfatiza que não há evidências de que Trump sabia sobre o pagamento. Outra fonte em Kyiv afirma que o total pago a Cohen foi de 600 mil dólares. Cohen, e dois ukrainianos não denominados negaram esta informação. A fonte da BBC em Kyiv também afirma que ajudou na organizar da reunião Felix Sater, um ex-bandido condenado e ex-parceiro de negócios de Tramp. O advogado de Felix Sater também nega todas as acusações.

No ano passado, a realização da reunião, até o último momento estava em questão. Também a sua duração. Em uma mensagem da Casa Branca, foi dito que Petro Poroshenko aparecerá no escritório Oval no momento em que Tramp realizaria a reunião.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário