sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Crianças, salvas dos pais. História de uma orfandade.
Ukrainska Pravda - Vida, 23.11.2017
Roksana Kassumova, jornalista.

No início de novembro, Nikita, 4 anos, e Victória, 2 anos, foram levados à instituição da criança, em Kyiv, "Berizka" (Diminutivo de Bereza - Bétula).
Eles têm mãe e pai mas, por enquanto viverão aqui. Porque os parentes esqueceram suas responsabilidades, sobre o calor e os cuidados, que eles devem ter aos filhos.

Graças aos não indiferentes vizinhos, estas crianças foram salvas. Sobre esta história souberam os jornalistas. Mas casos semelhantes acontecem bastante.

Em "Berizka" passam pela reabilitação crianças órfãs, aquelas que ficam sem cuidados paternos, crianças com lesões orgânicas do sistema nervoso e nascidas de mães infectadas pelo HIV. No geral - próximo de 150 crianças.

Segundo o Serviço de Assuntos de Crianças e Famílias, em Kyiv, cerca de 200 crianças, anualmente são tomadas dos pais, que não podem ou não querem cuidar delas.

Acontecem, realmente, dias "negros". No dia 27.11..2017 precisaram recolher 9 crianças dos desditosos pais (Em ukrainiano eles dizem: Горе-батьки) de uma vez.

Assustados mas vivos.

Nikita e sua irmãzinha, sozinhos pediram ajuda. A mãe "esqueceu-os" por dois dias no apartamento trancado - com fome, sem comida.
Gritaram tanto que até ficaram roucos, disseram os vizinhos. Quando o elevador subia choravam, queriam comer, chamavam a mãe.

Para que a polícia viesse, os vizinhos precisaram ligar para 102, seis vezes. Depois de algumas horas vieram. E, devido aos insistentes pedidos concordaram em estourar a porta.


                           O comissário para crianças Mykola Kuleba com Nikita e Vika no hospital.

"Nenhuma higiene no apartamento no 9º andar - janela quebrada, balcão aberto, do qual as crianças podiam cair, em qualquer momento. Famintos, sem comida, roupas infantis também não havia. A fralda da menina não foi trocada vários dias. Os médicos confirmaram que as crianças não recebiam adequada nutrição e cuidados.

Os vizinhos compraram comida - suco, iogurte, biscoitos para as crianças - e as envolveram em cobertas quentes. Como não havia cartões médicos, as crianças foram levadas para exames no hospital infantil.

No departamento infeccioso, as crianças ficaram duas semanas. Os médicos asseguravam que não havia sinais vizinhos de doença, mas era necessário aguardar resultados de todas as pesquisas.

As enfermeiras cuidavam das crianças, como se fossem suas - ninguém mais apareceu por lá. Dizem, Nikita e Vika - são desenvolvidos e saudáveis. "Apenas não estão acostumados com sopas e cereais, mas um pedaço de pão na mão - é isso".

Nikita impressionou a todos com sua preocupação pela irmã. Vinha para o posto das enfermeiras - pedia para trocar a fralda. Ou chá, biscoitos, bananas - tudo para Vika.

Mãe crônica

Durante as duas semanas, que passaram na enfermaria, a mãe eles viram só uma vez, no 5º dia.
O Serviço nas questões de crianças e família, trouxe-a para o encontro com o comissário Mykola Kuleba. A conclusão da reunião foi decepcionante - devolver-lhe as crianças simplesmente não é possível.

"Conheci as crianças e conversei com Olga. Elas, realmente são apegadas a ela. Ela, para eles, é mãe.
Mas, na rua, esperava por ela seu co-morador (anteriormente condenado) em estado não adequado com sua esposa (toda com hematomas e embriagada). Ao mesmo tempo, o homem disse que estava pronto para casar com Olga. Mais uma confirmação de bem-estar", - escreveu o Comissário no Facebook .


                             Nikita vinha para o posto das enfermeiras e pedia para trocar a fralda.

Várias vezes Olga veio ao Serviço Municipal para Crianças e Famílias e pedia para devolverem seus filhos.

"Sua versão difere do que os vizinhos contam -diz Oleksiy Naumuk, vice-chefe do Serviço Municipal para Crianças e Famílias. - Diz que deixou as crianças apenas por algumas horas. E só se atrasou porque encontrou a comadre. Mas, em sua estória há muitas divergências".

"Se de uma mãe levar seu filho, ela vai correr atrás do carro, sob as janelas do hospital passará a noite, até se não a deixarem entrar. Esta precisou procurar para mostrar às crianças, - diz Lyubov Hryshchenko, vice-chefe do Departamento de Assuntos Infantis e Famílias do distrito Dnipro de Kyiv.

As crianças não lhe são necessárias. Ela precisa do pagamento do Estado às crianças.  O valor é muito variável, depende de várias circunstâncias  e é revisto a cada 6 meses. (No caso do salário da mãe ser de 2.000,00 hrevnias, para dois filhos, de 5 e 10 anos é 666,67 hrevnias e 1022,33 hrevnias. Se compreendi bem o procedimento e calculei certo. Até que a ajuda é boa. E, é por isso que pais desse tipo querem os filhos, para viver à custa do dinheiro dado às crianças - OK). 

A "Verdade Ukrainiana Vida" conseguiu o número do telefone da mãe e tentou um contato com ela, mas o número está sempre desligado.

Agora, a investigação está em andamento, a polícia determina a responsabilidade que a mãe deve ter - administrativa ou criminal, porque colocava as crianças em risco. Criminal, será o motivo direto para privação dos direitos dos pais. 

Mas, já agora, de acordo com Oleksiy Naumuk, é claro que seus filhos não deverão voltar. Ela não luta por eles.

Olga é de uma família desfavorecida. Cresceu sem mãe. Em 2013, com uma criança de 5 meses tornou-se uma pessoa sem residência registrada. Não se sabe onde ela deu à luz.

Um mês antes dos eventos descritos, Olga "roubou" seus filhos de seu próprio marido, que também vive uma vida desregrada,infeliz.

O Serviço Social não foi informado sobre esta família e, portanto, não forneceu assistência.


Infelizmente, casos, quando as crianças, por alguns dias, deixam sozinhas num apartamento fechado, não são poucos. (Depositphotos).

Aliás, seu pai Alexander, Nikita e Vika não vêem há muito tempo. Ele não deu notícias desde o início desta triste história.

Nós procuramos outros parentes - diz Lyubov Hryshchenko. - Ao menos, durante o período da investigação lhes daríamos os filhos, porque a prioridade é a educação familiar, mas, não os encontramos.

Porque salvar no último momento, como Nikita e Vika a todos, certamente não haverá sucesso.

Então Nikita e Vika, primeiro ficaram no hospital, depois no Orfanato "Berizka".

Oleksiy Naumuk diz que as crianças serão capazes de encontrar, rapidamente, uma nova família - elas ainda são pequenas - e nesta idade são procuradas. 
No entanto, você precisa resolver as questões legais, privar os direitos dos pais biológicos.

De acordo com dados oficiais, na Ukraina há mais de 73 mil órfãos (sem incluir os territórios ocupados de Donbas e Criméia).
Destes, apenas cerca de 2% são órfãos reais. Os demais são crianças privadas de cuidados paternos, órfãos de pais vivos.

A maioria das crianças que são tiradas de seus pais, imediatamente enviam ao departamento infecciosos do Hospital Infantil de Kyiv. Normalmente eles não possuem cartões pessoais, então não se sabe a condição de sua saúde. 
"Presentes" não lhes trazem, então no departamento há uma contínua falta de fraldas, produtos de higiene, roupa de cama, toalhas, louças, brinquedos. Necessita-se chaleiras elétricas e microondas. Portanto, aqui recebem ajuda dos não indiferentes.

Os serviços especializados contatam: em relação com a guerra no  leste da Ukraina, a deterioração da situação econômica, o declínio de abundância de muitas famílias, onde há ameaça à vida plena das crianças, aumenta. É por isso que é necessário trabalhar preventivamente - introduzindo um programa estadual, envolvendo a comunidade.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário