sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Humor sobre as malas. Qual a real extensão da emigração ukrainiana.
Ekonomishna Pravda. (Verdade Econômica), 23.01.2017
Alexei Scherbatenko

Altamente qualificados especialistas e trabalhadores não qualificados em massa deixam Ukraina em busca de uma vida melhor. O que pode ser feito? O simples fato da fuga de cérebros da Ukraina, especialmente entre a geração mais jovem, para ninguém é segredo.
No entanto, não só os mais jovens, mas altamente qualificados especialistas profissionais deixam nosso país em busca de uma vida melhor.
Quais são as verdadeiras dimensões deste fenômeno, e o que pode ser feito com isto?

Sonho polonês.

De acordo com os dados estatísticos do Estado, no final de 2016 na Ukraina viviam aproximadamente 17,4 milhões de pessoas em idade apta ao trabalho. No entanto, o nível de desempregados - aproximadamente 9,4% ou 1,7 milhões de pessoas. 

A busca de trabalho para representantes de muitas profissões pode durar anos. Frequentemente, a busca de necessárias vagas, simplesmente não existe. Quanto menor o local (aldeia ou cidade pequena) onde a pessoa vive, é mais complicado encontrar um trabalho adequado, para não mencionar a busca de local de trabalho com melhor salário e condições de trabalho.

A estatística estatal de emprego mostra, que nas áreas rurais a taxa de desemprego é ainda maior - 10,4% ou quase 600 mil pessoas de população ativa. Aqueles que encontram trabalho, é pouco provável que deleitam-se com os frutos do seu trabalho. Estatísticas do Ministério das Finanças mostram que o salário médio na Ukraina é 5.406 UAH, ou cerca de 190 euros.

O salário médio é calculado com a média aritmética. Isto significa, que há pessoas que recebem muito menos. De acordo com os dados da Estatística do Estado, há muitos. Quase 500 mil pessoas na Ukraina que recebem pagamento inferior ao mínimo. Ainda 1,9 milhões de pessoas recebem 1.147 - 1.500 hrevnias (UAH).

Ao mesmo tempo  nível salarial nos países vizinhos excede em muito o nosso. Na Romênia, o salário médio é 395 euros, na Hungria - 497 euros, na República Checa - 702 euros, na Eslováquia - 745 euros, na Polônia 750 euros. As economias em crescimento requerem crescimento da força de trabalho, e falta de postos de trabalho lá não se observa.

A população ativa desses países, frequentemente desloca-se mais para oeste - à Alemanha, Reino Unido. Estes países conseguem sustentar o crescimento econômico, inclusive, graças à força de trabalho dos países vizinhos que não entram na UE, e uma grande parte é proveniente da Ukraina.

Decepcionando-se com o trabalho na terra natal, muitos ukrainianos, aptos ao trabalho, deliberadamente procuram trabalho no estrangeiro, onde executam serviços que não exigem alta qualificação. Lá pode-se ganhar duas-três vezes mais, que na Ukraina, recebem as pessoas com ensino superior.

Dados do ano 2015

Os indicadores da migração surpreendem e assustam. Por exemplo, a Hungria pretende ampliar o número de postos de trabalho para os trabalhadores migrantes em 50 mil. A República Tcheca, onde já trabalham 220 mil ukrainianos, pretende criar 140 mil empregos. 

No entanto, o principal importador de trabalhadores ukrainianos, sem dúvida, é Polônia. Se em 2015 aqui trabalhavam cerca de um milhão de ukrainianos, em 2016 para os trabalhadores ukrainianos abriram mais 900 mil vistos de trabalho, e ainda mais um milhão a União de Empresários e Empregadores da Polônia pretende publicar em 2017.

Não se esqueça: trata-se apenas sobre os formalmente arranjados compatriotas, embora nem todos os trabalhadores migrantes trabalham na Polônia e outros países da UE legalmente.

A migração ukrainiana na Polônia tornou-se tão grande que lá até filmaram uma comédia-seriado sobre o difícil destino das ukrainianas-trabalhadoras, que vieram à Varsóvia para trabalhar. O seriado tornou-se um dos mais populares programas na televisão polonesa.

Entretanto, a União de Empresários da Polônia diz, que o crescente número de imigrantes da Ukraina trouxe ao orçamento polonês quase dois bilhões de euros no ano - soma que é mais que o dobro da terceira tranche do FMI para Ukraina.

Imitação da Educação

No entanto, nas grandes cidades da Ukraina a situação não é tão triste. Os salários nos grandes centros industriais e financeiros, como o nível de vida, é bem melhor.

Muito disso é devido ao fato, de que as grandes cidades têm boa base educacional. Ela permite criar especialistas, que são procurados na Ukraina. No entanto, observando mais detalhadamente, a situação parece bem triste.

No ranking internacional de universidades Times Higher Education indicam apenas quatro universidades da Ukraina, no ranking QS World University Rankings - seis.

No entanto, nos dados rankings de nossas universidades ocupam os lugares, principalmente, na segunda metade da lista. Por exemplo, de 916 posições do ranking QS World University Rankings as Universidades ukrainianas estão nas posições 382, 431 - 440, 551 e 701.

Em 2015 na Ukraina havia mais de 800 universidades, no entanto, com a nova lei "Sobre Ensino Superior" planeja-se reduzir para 317. Ao mesmo tempo na Alemanha, que tem uma população de 82 milhões, (Ukraina deve ter, mais ou menos a metade - OK). existem apenas 250 instituições de ensino superior, que ocupam posições bem mais altas no ranking mundial.

O grande número de universidades públicas e privadas permite a um grande número de jovens obter o diploma de ensino superior, mas apenas dezenas de universidades, realmente podem dar o conhecimento que este diploma sustenta.

Programas educacionais desatualizados, falta de profissionais, pobres recursos materiais levam ao fato, que as universidades da Ukraina simplesmente "carimbam" o diploma.

Os talentosos e bem sucedidos pesquisadores e estudantes, raramente permanecem nas universidades de origem por causa de más condições de trabalho e baixos salários. Estudantes talentosos desejam deixar Ukraina e completar a educação, onde há disciplinas eletivas, recursos materiais para aprendizagem e perspectivas futuras para emprego.

Mais de 50 mil alunos da Ukraina estudam apenas na Polônia, e a cada ano, este número cresce, privando Ukraina de cidadãos talentosos e qualificados, que vão trabalhar para economias de outros países.

Alguns dados de 2000 a 2015.

Para onde vão os ukrainianos: Rússia - 3.300 mil, USA - 345 mil, Cazaquistão 340 mil, Alemanha 267 mil, Bielorrússia  225 mil, Itália 222 mil, Polônia 205 mil, Israel 135 mil, Uzbequistão 125 mil, República Tcheca 100 mil, Espanha 77 mil, Canadá 73 mil, Portugal 45 mil, Grã-Bretanha 23 mil.

De onde vem para Ukraina: Rússia 3.300 mil, Bielorrússia 245 mil, Cazaquistão 222 mil, Uzbequistão 219 mil, Moldávia 149 mil, Azerbaijão 82 mil, Geórgia 64 mil, Armênia  47 mil, Israel 4 mil, Polônia 3 mil, EUA 3 mil, Alemanha 1 mil.

Falta de profissionais.

Como resultado, o número de profissionais, capazes de gerir com eficácia, criar produtos ou implementar com sucesso a corrente, diminui rapidamente.

Não havendo a possibilidade de obter salários decentes aqui, engenheiros, programadores, técnicos e outros profissionais migram para os países Ocidentais e Norte da Europa, América e Ásia. aonde recebem, simplesmente, salários cósmicos, comparando com os padrões ukrainianos, e nível de vida digno - desenvolvido sistema de saúde e de direitos.

Apenas poucos especialistas, altamente capacitados permanecem na Ukraina, por razões moralmente parióticos ou apego aos familiares. 

Mesmo na Ukraina, os profissionais bem pagos, frequentemente trabalham para empresas estrangeiras, as quais podem pagar um profissional caro, o que não pode ser dito sobre a maioria das empresas ukrainianas, especialmente regionais.

Na situação estatal, a situação é tal, que tendo rendimentos oficiais baixíssimos, os funcionários declaram quantidades incalculáveis de riqueza, que poderiam tornar-se itens de museus mais conceituados do mundo. (Declararam no ano passado, o que amealharam não se sabe como, não provaram a origem, não precisou. Até agora nada aconteceu - OK).

Não competitivos salários e difíceis condições de trabalho repelem, um grande número de especialistas honestos e qualificados, do trabalho nas instituições do Estado, atraindo aqueles que não consideram o salário oficial a principal fonte de renda.

Como resultado, na onda das reformas, Ukraina confrontou-se com grave escassez de profissionais com experiência de gestão, que poderia levar às reformas qualitativas.

A nomeação de Wojciech Balchyna como chefe da "ukrzaliznytsia" (Estrada de Ferro da Ukraina) ou Aivaras Abromavichus, Ministro da Economia, causou uma ressonância considerável na sociedade. Como Ukraina não pode, realmente encontrar especialistas em seu país? (Não havia reclamação nos jornais, o caso é que apareceu um amigo do rei pretendendo a vaga e Abramavichus, simplesmente, foi descartado. Pobre Ukraina! - OK).

Mas, no mundo dos negócios, onde é possível obter grandes, segundo padrões da Ukraina, somas, não é tudo tão simples. O nível de vagas de emprego é menor que o número de proposições, o que permite aos empregadores ditar as regras.

No entanto, mesmo em tais circunstâncias, completar o quadro pessoal de ano em ano é cada vez mais difícil devido ao fluxo de "especialistas" com educação superior fictícia, não reforçada com habilidades reais ou experiências, quando se trata de jovens.

Como resultado, nós temos empregadores insatisfeitos que têm dificuldade em reunir equipe de trabalhadores profissionais, e jovens trabalhadores desiludidos, que perderam anos na obtenção do esperado diploma, privados da oportunidade de encontrar trabalho.

O que fazer?

Para parar a ameça ao mercado de trabalho na Ukraina, é indispensável abordar seriamente a formação de pessoal profissional. Até que as reformas educacionais produzam efeito, passarão algumas décadas, portanto a tarefa principal - a elevação da qualificação dos trabalhadores - encontra-se nas próprias empresas.

Muitas empresas do setor da informática - propõem estágios, durante os quais as pessoas talentosas e diligentes podem adquirir os conhecimentos indispensáveis, não fornecidos nas universidades.

Isto permite, aos que completam com sucesso tais estágios, entrar na equipe ou, pelo menos, melhorar suas habilidades. Semelhantes estratégias existem para outras profissões - gerentes, advogador, jornalistas, economistas.

A formação de uma equipe de profissionais aumenta a eficácia da empresa e a ela permite, além de aumentar seu lucro, influenciar o mercado graças aos elevados padrões de qualidade e fluxo de trabalho.

A formação da casta de gestores de topo e as condições de mercado no setor público podem fornecer resultados em todo o país. Isto vai influenciar a situação global na migração de trabalhadores na Ukraina, criar empregos e elevar os padrões de vida.

Um bom exemplo, como os quadros profissionais mudam a vida do país, são as compras estatais. A reforma iniciada pelo setor público incorporou-se ao sistema de compras eletrônicas e conquistou prêmios em prestigiados concursos internacionais.

O problema global de saída de mão de obra qualificada ou não da Ukraina - é uma ameaça muito mais séria que pode parecer à primeira vista. Ignorar o problema pode causar danos irreparáveis à economia ukrainiana.

Tarefa que deve ser resolvida pelo governo ukrainiano é extremamente complicada. No entanto todo caminho começa com um pequeno passo, e dá-lo deve ser agora, incluindo e criando equipes para trabalhar na Ukraina, e em seu favor.

Alex Scherbatenko, parceiro de Desenvolvimento de Negócios IT - Enterprise.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário