domingo, 27 de setembro de 2015

Na Ukraina prospera a extração ilegal de âmbar
(Pesquisa Internet)

Âmbar - provem da resina que escorre de coníferas.
Encontra-se sob a forma de grãos e placas de até 50 cm. Frequentemente transparente, na maior parte amarelo, alaranjado até vermelho-cereja, também cera e branco-leitoso.

O âmbar é de origem orgânica (vegetal), resina de coníferas que durante a fossilização é submetida a oxidação e polimerização formando ácido orgânico abiético e outros. Durante o processo evolucional, o âmbar torna-se compacto e adquire cores mais escuras.
Os especialistas distinguem algumas dezenas de cores e tons - de amarelo claro ao marrom avermelhado, às vezes azul claro, verde (existente na Ukraina - OK) e branco. São conhecidas 32 espécies de âmbar.


Na Ukraina o âmbar é encontrado em Rivne, Kyiv, Zhytomyr, Lviv e Kharkiv.

No exterior: Rússia, Itália, Polônia, Myanmar, Canadá, República Dominicana, México. Mas, 90% de âmbar extrai-se em Kaliningrado (Rússia). As jazidas do Báltico pertenciam a Alemanha, mas em 1945 passaram para União Soviética.

Âmbar do Báltico com formiga e
aranha dentro


   Extração ilegal na Ukraina: cisternas sob o cerco, bloquearam a estrada para Varsóvia.
 Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 24.09.2015

   Na região de Manevitsky - Volyn, cerca de mil policiais se opõem a centenas de pessoas que se reuniram aqui para extração ilegal de âmbar e bloquearam a estrada para Varsóvia.

   Os agentes da lei tiveram que libertar o governador de Volyn, cercado pelos "escavadores negros". Mas, precisaram pedir ajuda aos colegas de áreas vizinhas.
   Após a libertação do governador a polícia apreendeu 17 escavadores e quatro proprietários de automóveis. Entre os últimos encontraram um comprador com 200 mil UAH (Compram o âmbar no local da extração por ninharia, revendendo-o depois ou enviando para compradores de fora do país. A Ukraina sobram regiões arrasadas - OK). No final do dia, os guardas conseguiram deter cerca de cem "escavadores negros"!



 Piloto de uma aeronave fixou no vídeo onze lugares de extração ilegal de âmbar.

No mesmo dia, os guardas de fronteira de Lviv detiveram no posto de controle de fronteira ukrainiano-polonesa, "Rava-Ruska", um cidadão polonês. Durante a inspeção do veículo, na vasilha de óleo e filtro para purificação do ar encontraram 4 kg de âmbar cru.

No posto e controle "Hruchiv", no mesmo dia apreenderam 37 kg de âmbar. Esforçava-se para remover o âmbar, da Ukraina, um cidadão polonês, que escondeu as "pedras sol" no tanque de gasolina de seu carro.

Vejam o vídeo. Mesmo não entendendo o idioma, entenderão como fica arrasado o solo após as escavações. E, há mais vídeos neste endereço.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário