Radio Svoboda ( Rádio Svoboda), 06.01.2018
Peter Kralyuk
Crimeia ocupada. Metropolita da Igreja Ortodoxa da Ukraina (Patriarcado de Moscou) Platão abençoa sistema de mísseis antiaéreo russo de grande e médio alcance S-400 "Triumph", implantado em Feodócia, 14 de janeiro de 2017.
Brinquedos infantis próximo da construção da igreja da UOC (Patriarcado de Moscou) em protesto contra a recusa dos sacerdotes desta igreja em rezar pelo menino falecido, de dois anos. Zaporozhzhya, 05 de janeiro de 2018
Cânones e "canônicos".
Em geral, discutir a questão dos cânones com representantes do Patriarcado de Moscou - a questão é sem esperança. Se canonicamente, por exemplo, tornou-se Metropolita de Kyiv em 1448 Ion, que não morava em Kyiv, mas em Moscou? Além disso, ele nunca recebeu a bênção em Constantinopla.
Foi durante o seu tempo que a Igreja Ortodoxa em Moscovia tornou-se autocefálica - sem consentimento do patriarcado universal. Quão canônica foi a criação do Patriarcado de Moscou em 1589? Ou a subordinação a ele do metropolita de Kyiv em 1686? Ou, o quanto correspondia aos cânones a liquidação do patriarcado no império russo no período de Pedro I e a criação aqui, de uma igreja sinodal? E se era canônica a "restauração na URSS em 1943 do Patriarcado de Moscou, realizada com a sanção de Joseph Stalin? Ou vejamos os exemplos recentes. Se respondia aos cânones a realização do concílio ecumênico de Kharkiv da Igreja Ortodoxa Ukrainiana em 1992, e a eleição, nesta ocasião, de metropolita de Kyiv Volodymyr Sabodan, que não pertencia aos hierarcas da Igreja ortodoxa ukrainiana e, no concílio não esteve presente?
E, o que dizer sobre os pequenos exemplos"?
- A história da Igreja ortodoxa Russa - é um desrespeito e violação dos cânones ortodoxos. Não é em menor medida que isto refere-se à sua lilial - Igreja Ukrainiana Ortodoxa do Patriarcado de Moscou, que está sob a jurisdição do Patriarcado de Moscou. No entanto, os clérigos dessas estruturas da Igreja constantemente falam de sua canonicalidade. Eles dizem que apenas eles são "certos" e "reconhecidos" pela igreja, que somente a sua fé é verdadeira. Infelizmente, muitas pessoas compram essa propaganda barata. De fato, a canonicalidade do Patriarca de Moscou é situacional. Quando necessário, um certo cânone é lembrado. quando surge outra situação, este é esquecido. E, frequentemente, a interpretação arbitrária dos cânones, é seu pensamento. Especialmente com isso pecam agora os atuais cléricos da Igreja ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou, que não se destacam em educação, em particular teológica. Basta ouvir a linguagem de seu atual representante, o Metropolita Onuphri (Berezovski), para tirar conclusões.
Chefe da Igreja Ortodoxa Ukrainiana (Patriarcado de Moscou), Metropolita Onuphrius, em sua residência em Kyiv-Pechersk Lavra. E na parede - retrato do Patriarca de Moscou Kirill, chefe da Igreja ortodoxa Russa. Kyiv, janeiro de 2017.
Este destacou-se contra a celebração do Natal ortodoxo segundo o novo calendário, foi celebrá-lo na Hungria. As pessoas, que são um pouco versadas nos cânones da igreja, consideram simplesmente incrível ler a justificativa cínica das ações do padre, que negou-se à rezas por uma criança que são fornecidas pelas estruturas oficiais de Igreja Ukrainiana Ortodoxa do Patriarcado de Moscou, inclusive pela diocese do Zaporizhzhya. Por sinal, a última pertence aos maiores propagandistas do "mundo russo" na Ukraina. E, provavelmente, não é em vão que aqui ocorre este caso ressonante.
Em princípio, é compreendido, quando das sanções do Patriarcado de Moscou para altas posições hierárquicas colocam-se clérigos com baixa escolaridade, na Ukraina. Estes são mais fáceis de gerir. E eles, sem muito pensar, farão tudo o que lhes dizem em Moscou.
Terá o governo suficiente vontade política para resolver a questão ortodoxa?
Com certeza não precisa provar que a Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou - não é apenas uma igreja, mas também uma instituição política. Conjuntamente, a instituição que, executando a vontade de Moscou, conduz uma política destrutiva. Isto é claramente evidente na atitude da Igreja Ortodoxa Ukrainiana (Do Patriarcado de Moscou) nos eventos no leste da Ukraina.
Da esquerda para direita: Ioannik (Kobziev), Metropolita da Igreja Ortodoxa de Luhansk e Alchevsk (Patriarcado de Moscou) e Igor Plotnytsky, então líder do grupo "LNR" (República Popular de Lugansk), reconhecido como terrorista na Ukraina. Lugansk ocupado, 4 de novembro de 2.014 (Os jornais, diariamente, comentavam as diversas atrocidades contra a população indefesa - OK).
Para liderança da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou - isto não é agressão da Rússia mas guerra civil (puramente posição russa). Adicione a isso a propaganda do "mundo russo". Mas, isso ainda não é tudo. Por muitos anos, o clero da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou semeia a divisão na sociedade ukrainiana, cultivando o ódio aos seguidores de outras igrejas, principalmente aos apoiantes da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Kyiv. Neste contexto, até mesmo ocorrem conflitos familiares. Alguns partidários radicais à "canônica" Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou exortam os crentes a abandonarem às "inoculações", os códigos de identificação, etc. Interessante, aonde tais coisas são prescritas nos cânones.
A Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou, para sociedade ukrainiana tornou-se um problema. Mas esse problema, em parte, realizou-se com as mãos das autoridades ukrainianas devido a silenciosa condescendência da comunidade ukrainiana. Por que será, sem colaboração das autoridades governamentais, em tempos recordistas, crescia a quantidade de comunidades mosteiros, outras instituições da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou, durante o tempo da Independência da Ukraina? Não foi o governo, que sem problema registrava essas estruturas, fechando os olhos aos momentos errados em suas atividades, dava-lhes lotes de terra, até dinheiro? Especialmente isto refere-se ao período da Presidência de Leonid Kuchma e Viktor Yanukovych. Afinal, será que poucos paroquianos continuam nas Igrejas Ortodoxas Ukrainianas do Patriarcado de Moscou, e entre eles conhecidos empresários, que generosamente derramam dinheiro aos "canônicos" padres?
Provavelmente, às autoridades atuais é hora pensar sobre a decisão do problema ortodoxa na Ukraina. Infelizmente, neste plano não há nenhum sinal de conquistas, nem, afinal, de algum plano. Claro, idealmente, seria a criação de uma única igreja ukrainiana, independente, ortodoxa. Mas esta é uma tarefa excessiva. Embora seja possível começar colocar no lugar o clero da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou, usando mecanismos legais. Afinal, isto é real. Se houvesse apenas vontade política para isto.
Peter Kralyuk - vice-reitor da Ostroh Academia.
Tradução: O. Kowaltschuk
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