sábado, 29 de abril de 2017

Voos charter da delegação ukrainiana para Minsk pagam pessoas privadas anônimas - "Esquemas".
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 29.04.2017
Notícias do "Esquemas".
Avião Bombardier Global Express 6000 com registro austríaco e número de bordo OE-IDO o qual constantemente usa Viktor Pinchuk . 






(Lembrando: Viktor Pinchuk, empresário ukrainiano, político, filantropo, genro do ex-presidente ukrainiano Leonid Kuchma. Fundador de consultoria de investimento "EastOne" e instituição de caridade Viktor Pinchuk Foundation. Um dos oligarcas mais ricos da Ukraina. Em 2008, candidato para o ranking das 100 mais influentes personalidades mundiais na arte contemporânea - OK).

Para participar nas reuniões do Trilateral grupo de contato em Minsk a delegação ukrainiana  usa aviões particulares. Isto foi fixado pelos jornalistas do program a"Esquemas", projeto comum da Rádio Liberdade e TV
"UA Primeiro". Os membros da delegação se recusam dizer, quem paga a sua viagem entre Kyiv e Minsk nos charteres.
Os jornalistas tornaram-se testemunhas de, no mínimo, quatro vezes, quando a delegação usou aviões particulares para voos, para conversações em Minsk.

Especificamente, 26 de agosto, os negociadores ukrainianos, ou seja, Leonid Kuchma, Iryna Gerashchenko, Yevhen Marchuk, assessor do presidente do SBU Yuri Tandit, e também o representante especial da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) no grupo de contato de Minsk Martin Saydik, usavam para voo a aeronave Bombardier Global Express 6000, com o número de bordo OE-IDO e registro austríaco.




Segundo presidente da Ukraina e representante do lado ukrainiano, no grupo de contato Leonid Kuchma no VIP Terminal do aeroporto de Kyiv, 26 de agosto de 2016.


Representante da Ukraina no grupo de contato Yevhen Marchuk no VIP terminal do aeroporto de "Kyiv" em 26 de agosto de 2016.


A autorizada pelo presidente em solução pacífica da situação nas regiões Donetsk e Lugansk Iryna Gerashchenko no VIP - terminal de "Kyiv" em 26 de agosto de 2016.

Os repórteres perceberam que esta aeronave é sempre usada pelo Oligarca Viktor Pinchuk. "Esquemas" enviou uma pergunta a Viktor Pinchuk pedindo para dizer, se o oligarca cedeu este avião para os voos do grupo de contato Trilateral, para negociações em Minsk e, em que condições. No entanto, resposta não veio.

Em 4 de agosto, de Minsk veio Gulfstream G200 com a senha OE-HSN e registro austríaco. Nele vieram Viktor Medvedchuk, Yevhen Marchuk, Martin Saydik e Yuri Tandit.


No dia 21 de dezembro de 2016, os representantes da Ukraina voltaram de Minsk em um avião particular Bombardier Challenger 300. Vieram o primeiro vice-presidente do Parlamento e o autorizado do presidente da solução pacífica no Donbas Iryna Gerashchenko, membro do grupo de contato trilateral Leonid Kuchma, bem como o enviado especial da OSCE Martin Saydik. Este avião com o número OE-HDI também tinha registro austríaco.




De acordo como registro de aeronaves da Áustria, o avião serve=se com a companhia Lauda Motion. No entanto no site da empresa não há esse bordo na relação de aviões que são arrendados livremente.

Em 16 de janeiro de 2017 após a primeira reunião deste ano, do grupo de contato Trilateral, de Minsk a Kyiv veio uma aeronave com registro austríaco e número de bordo OE-HSN. Este avião, já pela segunda vez traz os negociadores para Ukraina. Nele vieram Leonid Kuchma e o enviado especial da OSCE Martin Saydik.


Representante do lado ukrainiano no grupo de contato Leonid Kuchma no aeroporto de "Kyiv" em 16 de janeiro de 2017.


"Esquemas" telefonou para uma empresa ukrainiana, para saber quanto custa o aluguel de charter Kyiv-Minsk-Kyiv.

"Com seis assentos para passageiros, o valor do voo a Minsk durante o dia, se lá não houver permanência noturna, pela manhã para lá, e volta antes da noite, então será 7.800 euros", - informaram.

"Também os jornalistas perguntaram, quanto custa o uso VIP - terminal do aeroporto "Kyiv". Custa 200 dólares por um passageiro, por voo na saída, e 200 dólares na chegada. Partida - chegada - 400 dólares.

O assessor do chefe do SBU Yuri Tandit admitiu que, às vezes o grupo usa charter, mas de quem é, ele não sabe. "Nós realmente voamos para Minsk, mas de quem são as aeronaves, eu não sei.

Irena Gerashchenko, durante uma viagem, concordou em responder às perguntas do repórter no Facebook. "O Estado não financia os vôos charter. Isto eu, com responsabilidade, declaro. Como são usados aqueles, que os usam, - isto não é por conta do Estado", - declarou ela.

O serviço de imprensa de Leonid Kuchma aconselhou perguntar à administração presidencial: "Para todas as perguntas, quanto ao trabalho do lado ukrainiano no grupo de contato tripartite, por favor, dirijam-se à Administração Presidencial."

"Esquemas" dirigiram-se à Administração Presidencial da Ukraina com a questão, se os voos são reembolsados a partir do orçamento do Estado. Lá disseram, que não dispõem da informação solicitada.

Já durante a transmissão veio a resposta ao questionamento de "Esquemas", do escritório central da OSCE.
"Como regra geral, todos os membros da OSCE, com sede em Kyiv voam para Minsk nos voos regulares UIA (Ukraina
International Airlines) ou Belavia para participação nas reuniões do grupo de contato trilateral. Em alguns casos, o representante especial do Presidente da OSCE, embaixador Martin Saydik é convidado a se juntar a eles em voo charter", - diz a resposta.

Outros figurantes não responderam aos pedidos de comentário.
Apenas no último ano em Minsk houve cerca de 30 reuniões, anunciadas publicamente, do grupo Trilateral de contato para resolver o conflito no Donbas.
(E, se ao menos houvesse algum resultado desses encontros. Até agora não houve nenhum -OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

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