sábado, 22 de abril de 2017

"NÓS CONSTRUÍREMOS MODERNA 
USINA DE RECICLAGEM".
Gazeta de Lviv conversou com o prefeito de Lviv sobre os principais problemas da cidade: lixo, construções ilegais, jardins de infância, manutenção de estradas e desenvolvimento de negócios. Também sobre a força política do prefeito - partido "Samopomich" (Auto Ajuda).
Sobre "Samopomich", blocada e Lutsenko.
- No Parlamento recolhiam assinaturas sobre a demissão do Vice Presidente Oksana Syroid, posição do prefeito neste caso.

Gazeta de Lviv, 03 de abril, 2017
Mariana Bilysh

- Oksana Syroid - um dos deputados mais profissionais do Parlamento, e hoje seu ofício - isto para Ukraina é grande possibilidade representar os interesses do país, quando ela participa de conferências internacionais. Ela goza de muito alto prestígio entre os colegas deputados. Por isso minha atitude a ela é muito positiva.

- Atualmente há a impressão de conflito entre o presidente do país e o prefeito. Verdade?

- A mim, não é correto responder a esta pergunta. Nós, com o presidente, ocasionalmente conversamos. E tudo o que eu penso, posso dizer-lhe de frente. Eu não sei, como ele recebe isto, agrada a ele ou não, mas eu estou preocupado com a situação atual no país. Acredito que pode-se fazer tudo melhor e mais qualitativo.

- Sobre o que foi sua última conversa com o presidente?

- Ela relacionava-se com a libertação de nossos prisioneiros ukrainianos, que foram pegos pelos combatentes no leste da Ukraina. No geral conversamos sobre a situação no país, discutimos muitos temas.

- Recentemente o Procurador-Geral Yuri Lutsenko disse que havia a possibilidade de sua demissão. O senhor conversou, diretamente, com Lutsenko sobre este assunto? O quanto é real esta questão?

- Eu, com ele, não tenho conversado. Ele, parece, comenta tudo no país - é assim o nosso procurador geral. A facção "Samopomich" não votou nele porque o Procurador Geral deve ser uma pessoa que tem estudos jurídicos. Sem educação jurídica, trabalhar neste posto, eu penso que não é ético.

- Se houve apelos oficiais da Procuradoria, além das declarações de Lutsenko, nas redes sociais?

- Muitas perguntas, muitas e diversas investigações, que surgem no conselho municipal. Para você compreender, conosco trabalham os melhores - investigadores da Procuradoria Geral, investigadores da Procuradoria Militar, investigadores do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina), isto é, todo o aparelho do poder o Estado lança, para pescar algo incompreensível na cidade de Lviv, na Câmara Municipal. Até agora eles não acharam nada. Porque não há nada. Mas sangue eles bebem muito e tempo também roubam muito. Continuam as buscas. Muito tempo. 

- Um dos organizadores do bloqueio no Donbas era o representante da "Auto-Suficiência" Semen Semenchenko. Como você avalia as declarações, que o partido "Auto-Suficiência" deveria compensar as perdas sofridas pela Ukraina em consequências do bloqueio organizado por um membro da "Auto-Suficiência" Semenchenko?

- O bloqueio foi organizado pelos cidadãos da Ukraina, que se rebelaram contra o comércio no sangue.( Esta expressão  "no sangue" é usada na Ukraina. Pelo que eu entendo é quando a situação é mais grave, mais dolorosa - OK). Que lá havia representantes de diversos partidos, é - fato. E, que lá estavam nossos colegas da "Auto-Suficiência, também é fato. Eu não conheço exemplos no mundo, como é possível ganhar a guerra, quando paralelamente conduz-se comércio com o inimigo ou invasor. Hoje, há uma decisão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ukraina que acabou com esta prática vergonhosa. Veremos como se desenvolverão os acontecimentos. (No jornal de 17.04.2017, Verdade Econômica há a seguinte notícia: FR tornou-se o principal fornecedor de carvão na Ukraina - Imprensa. Será que o carvão virá da Rússia ou dos territórios ukrainianos ocupados? Ou tanto faz, porque afinal é a mesma coisa - OK).


Sobre o lixo, usina de reciclagem e novo polígono (Lá usam a palavra polígono. Segundo Aurélio, entre outros: região plana, limitada por uma linha poligonal fechada. No dicionário ukrainiano as explicações coincidem. Apenas nós não estamos acostumados a este uso da palavra - OK) Lviv recebeu financiamento do exterior para resolução do problema do lixo - uma quantia do governo francês e crédito do Banco Europeu de Investimentos (BEI)

- Em que estágio encontram-se esses dois projetos?

- No momento, o governo ukrainiano fica de lado e observa, isto na melhor das variáveis, como os governos de outros países nos ajudam. Em particular, o governo francês concedeu esta subvenção  para os trabalhos complexos, relacionados com o projeto, recultivação do presente polígono e preparação de toda a documentação para realização e apresentação de propostas relativas à construção da nova empresa de reciclagem dos resíduos. Trabalha a companhia francesa "Edzhis" - uma companhia profissional, começou o seu trabalho.

- O próximo passo - procedimentos de concurso. Nós vamos usar os fundos BEI. Queremos construir em Lviv uma moderníssima empresa de transformação de resíduos. Nada assim na Ukraina existe. Queremos recuperar o polígono, levar em conta a experiência que os franceses usaram durante o projeto de recultivação do aterro em Marselha, que é um dos maiores da Europa. Esta, aliás, é uma das exigências dos moradores de Malehov e Hrybovychi, que os projetos sejam executados pela empresa que possui experiência profissional e já implementou projetos semelhantes.

- O trabalho já começou? A cidade já recebeu o dinheiro do governo francês?

- O dinheiro transferem diretamente para empresa francesa, e ela faz toda a parte do projeto. A empresa "Edzhis" já iniciou o trabalho.

- Quando serão anunciadas as propostas?

-Agora eles trabalham no projeto. O próximo passo - adaptação de suas decisões às estruturas ukrainianas e obtenção de todas licenças. Nós pretendemos começar a recultivação ainda este ano, e também, este ano iniciar a construção da usina.

- Mas esta usina será capaz de reciclar 100% dos resíduos que a cidade produz?

- No longo prazo, este complexo deve sair "a zero", ou seja, nós não deveremos ter mais nenhum resíduo, tudo deve ser reciclado. Na primeira etapa, parte de resíduos haverá, mas será um composto que poderá ser usado na agricultura.

- Ou seja, com o lançamento da fábrica, a cidade não precisará mais de aterro?

- Haverá necessidade por algum tempo. Para você entender a usina deverá ser construída, no mínimo, em dois anos. E, todo esse tempo, da cidade, devem retirar-se, diariamente, 600 toneladas de lixo. Por isso, ao mesmo tempo, nós necessitamos de um aterro de reserva, o conselho da cidade concorda em financiar este projeto. Eu espero, que os nossos líderes, concomitantemente, nos ofereçam uma área que melhor nos atenda neste projeto. O problema que se abateu sobre Lviv, também se abateu sobre os moradores das regiões: Pustomytivsk, Zhovkivsk, Horodotskyi e Kam'ianok - Buskyi.

Para construção precisaremos dois anos. Se começarmos ainda este ano, deveremos ter a usina pronta em 2019. É o que nós gostaríamos - Mas nós não sabemos que outros obstáculos nos prepararam os nossos "amigos".

- Esta fábrica terá a possibilidade de aceitar mais resíduos que são produzidos em Lviv. Nós sempre estaremos prontos para dar a mão aos que precisarem.

- Os custos, na primeira fase, são de aproximadamente 35 milhões de euros. São suposições porque poderemos obter a quantia exata quando o projeto estiver pronto. A construção será realizada pelo empréstimo do BEI, que fornece fundos para 20 anos a 1% ao ano.

A usina deve estar fora da cidade de Lviv. Tudo  que está além dos limites da cidade é competência das autoridades da "oblasth" (estado). Portanto, nós esperamos obter uma oferta decente, a qual poderá fornecer todas as autorizações necessárias, mas nós, como cidade, estamos prontos para financiar, integralmente esta construção. A própria cidade, sem "oblasth", a área para usina não encontrará jamais.

Agora, parcialmente, desbloquearam  o aterro de Lviv, mas eu entendo, que o desbloqueio é temporário. E isto, mais uma vez mostra, a artificialidade na criação do problema. Porque, tais aterros há até demais, e todos eles, com alegria, estão prontos para receber nossos resíduos. Mas, quando não lhes permitem fazer isto, quando aos aterros vem o representante da lei e realiza "conversas preventivas" com os representantes dos órgãos locais, convencendo-os que nunca devem aceitar o lixo de Lviv, para não terem problemas... Este é o caminho para lugar nenhum.  Porque as pessoas de Lviv são mais inteligentes que aqueles que intentaram esta aventura do lixo. O último polígono aonde nós levávamos o lixo, é na cidade Pokrovsk. O acordo foi assinado até março de 2018, o polígono aceitou o lixo apenas dois dias. Vieram as forças de segurança, conversaram com o representante do polígono e, em resultado, ele foi parar no hospital e enviou uma carta dizendo que já não pode satisfazer mais as condições do acordo. (E Ukraina que se prepare, porque este "patriota" planeja perpetuar-se no cargo. Exatamente por isso toda esta perseguição a Sadovyi , para que este não tenha pretensões ao mesmo cargo. Falta caráter, aliás não há nenhum - OK). Este é o caminho para lugar nenhum poque o povo de Lviv é inteligente,

Agora nós levamos o lixo, parte na nossa "oblasth", parte em outras regiões, que ainda aceitam, que ainda não foram "exprimidas". Na Ukraina há centenas de locais de descarte de lixo. Cada transportador, pessoalmente decide. Nós nos dirigimos, na reunião do conselho, a todos os prefeitos, a todos os chefes das administrações regionais com o pedido de solidariedade e apoio. Nós não pedimos algo extraordinário - apenas que cada cidade aceite uma máquina por dia. Isto não é muito, é -um por cento do que a cidade produz. Antigamente levávamos o lixo para Kyiv. A capital, diariamente, produz três mil toneladas por dia, será que é muito? Um por cento do que eles produzem. Mas, nem isso, há. 

Prezados, vou parar a tradução deste texto. Hoje, dia 21, o jornal nos traz notícias melhores.


Em Lviv assinaram um memorando sobre desbloqueio dos aterros de resíduos sólidos no território da "oblasth"
Vysokyi Zamok, 21.04.2017


- É necessário que no Estado haja menos "lixo político". Agora precisamos ser unidos, ser uma comunidade, e resistir à mafia, que quer que estejamos de joelhos.

- Sobre a investigação do fogo no aterro Hrybovytskyi (trata-se do lixão que pegou fogo no ano passado, no qual morreram 4 pessoas - (oficialmente 3 porque o corpo de uma pessoa não foi encontrado - OK) nós não somos informados. Eu não tenho muita confiança que saberemos a verdade, já que a questão é politizada. Penso que saberemos a verdade, mas posteriormente. A informação que eu possuo, definitivamente foi incêndio planejado, para desestabilizar a situação na cidade. Se os investigadores conseguirão, se terão coragem para revelar este crime, não sabemos. (Se realmente o incêndio no lixão foi provocado, levou a vida de 4 pessoas, e tudo isso para destruir o oponente político, o (s) responsável (responsáveis) merecem o que, forca ou prisão perpétua?? - OK). Sadovyi não sabe se os investigadores terão coragem de revelar a verdade.

O artigo continua. Fala sobre as tarifas, coleta do lixo, pagamento aos transportadores, estradas e não compreende porque foi aberto processo sobre desvio de fundos na compra de novos ônibus, bondes e trólebus, pela procuradoria militar

- A impressão, que aqui há militares criminosos e promotoria militar tem a principal aplicação de seus esforços. A cidade fez acordo para comprar 55 ônibus, com a empresa de Lviv "Electron" em maio, e todos estes veículos já devem estar estacionados no ATP-1 (auto-parque). Nenhum problema com a execução do presente contrato eu não vejo. Eu acho que os investigadores da procuradoria militar ocupam-se com funções não inerentes às suas funções, eles procuram ladrões onde não devem. Os ladrões devem ser procurados em Kyiv, que nos levaram à derrota em Ilovaisk e Debaltseve, onde morreram centenas de nossos soldados. Mas eles procuram aqui, erraram o endereço.

Quanto à possível falta de vagas nos Jardins de Infância, Sadovyi espera que funcionem mais Jardins particulares, que já elaboraram os preparativos. Então a prefeitura comprará vagas para crianças que não conseguirem vaga nas escolas públicas. Para isto serão introduzidas modificações no orçamento da cidade.

Sadovyi também refere-se às construções irregulares, e culpa o governo que permitia situações irregulares, violava as regras da lei. Tais problemas deverão ser resolvidos. 
Na rua Lechakivska foi construído um edifício sem nenhuma documentação, findam os procedimentos legais e o edifício será demolido. Atualmente a situação é muito melhor que anteriormente.

Sobre as empresas locais, turistas e "loukoster", a grande novidade deste ano foi a vinda de Ryanair Loukoster à cidade (Não consegui descobrir o significado da palavra "loukoster" - OK). Em abril começa a empresa Wizzair. Também como  "loucoster" trabalha a empresa turca Atlasjet. Com Ryanair as negociações duraram mais de cinco anos. Colaborou a Empresa de Turismo de Lviv que tornou-se parceiro neste projeto. Porque cada turista que vem, deixa aqui seu dinheiro - nos restaurantes, cafés, hotéis.  (Eu estive em Lviv - nunca dormi numa cama com lençóis tão maravilhosos - não dá para esquecer. - OK), compra de souvenires. Tudo isso é, mutuamente benéfico, para que mais pessoas venham, haverá mais empregos em Lviv, e nossos fabricantes, prestadores de serviços terão mais renda.

Ativamente desenvolve-se a indústria de alimento - Nestlé fez grande investimento. A indústria alimentar é muito ativa. Também desenvolve-se  TI, engenharia de máquinas, indústria leve, turismo. Eu gostaria muito que nós nos orgulhássemos com nossas universidades, institutos de pesquisa, porque, se a cidade tem uma grande concentração de intelectuais, então ela tem futuro.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário