sábado, 31 de dezembro de 2016

Belarus protesta contra a humilhação de sua história e idioma por Moscou.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 30.12.2016
Valery Kalinowski


Em 22 de dezembro houve em Minsk um evento sem precedentes, o Ministro das Relações Exteriores bielorrusso convocou o representante da Embaixada da Rússia em Minsk para protestar contra a difamação da história e idioma bielorrusso pelos funcionários do governo russo.

Ao representante da Embaixada da Rússia foi expresso protesto em conexão com as declarações publicadas na imprensa pelo diretor do Instituto Russo de Estudos Estratégicos, Leonid Reshetnikov, que é, na verdade, assessor de política externa da administração de Vladimir Putin, em relação a história e idioma nacional.

Reshetnikov comparou os processos em Belarus com aqueles que aconteceram na Ukraina, disse, que os bielorrussos também saparam-se da Rússia, e também declarou, que a língua bielorrussa foi criada segundo a ordem de Todo Poderoso Partido Bolchevique em 1926, que Belarus é parte da Rússia, que ela não pode ser independente.

"Como Belarus ser independente de Moscou e como é que Moscou não pode ditar nada a Belarus?" -perguntou Leonid Reshetnikov.

Estas palavras causaram grande indignação entre os bielorrussos e foram avaliadas como completa ignorância em ciências e chauvinismo político, uma manifestação do imperialismo russo, que após Ukraina "afia os dentes" à Belarus. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Belarus, de fato, apoiou esta indignação e expressou protesto oficial.

Esta não é uma declaração isolada de Moscou, isto já é tendência.

É preciso reconhecer, que as declarações chauvinistas em relação a Belarus tornaram-se norma em diversos recursos da propaganda russa, que por vários anos alimentavam a guerra hibrida contra Ukraina, e agora começaram perseguir a soberania da Belarus. Na media moscovita Belarus já não é um fiel aliado da Rússia, eles discutem abertamente, como não perder Belarus e dizem, que bielorrussos como nação e estado, não houve e não há.

A oposição bielorrussa há muito tempo fala sobre a ameaça do imperialismo russo. Atualmente começou reagir o poder. Recentemente foram presos três autores do portal-internet chauvinista "Regnum", que também informava que os bielorrussos - é "sub-nação" com "sub-idioma" e criticavam Lukashenko (o eterno presidente da Belarus - OK) por tentativas de realizar "russificação" branca" e renovação de relações com o Ocidente. Agora a estes três ameaça prisão pela incitação ao ódio étnico. 

Inscrição: Liberdade às nações, morte aos impérios. Oposicionistas bielorrussos no Dia da Liberdade com bandeira  antirrussa. Minsk, 25 de março de 2016.
O governo russo nega.

Os analistas acreditam, que toda esta campanha russa contra a soberania da Belarus é feita com aprovação do presidente da Rússia, apesar de que Vladimir Putin, sobre este assunto, nada disse. Mas há uma declaração do embaixador russo em Minsk, Alexander Surikov, que nesta semana repudiou os aprisionados propagandistas do site "Rengum" e culpou-os pela "destruição da amizade fraterna entre estados". O embaixador também não falou contra 

"Russificação branca", que realiza Alexander Lukashenko.

Mas muitos observadores na Bielorrússia temem, que o presidente do país brincou, muito fundo. com a integração com a Rússia, e sua tentativa de "mostrar os dentes a Moscou" pode estar atrasada. (Lukashenko, quando fala algo sobre Putin ou Rússia, o faz com devoção de cachorrinho fiel. Isto transparece nas fotos e vídeos. Ele pretende governar seu país, sob proteção de Putin, para sempre. E, para substituí-lo, já escolheu seu filho caçula, que deve estar agora com mais ou menos 12 - 14 anos. Lukashenko costumava levar o garoto em reuniões , ou até viagens de trabalho. O garoto parecia sentir-se à vontade. Não sei se ainda isto acontece, porque nos jornais ukrainianos, ultimamente, tais notícias não aparecem, aliás, notícias sobre Bielorrússia também diminuíram- OK). 


Protegido de Kononenko, sem concurso, recebeu 76 milhões para limpeza de carvão.
Ekonomichna Pravda (Verdade Econômica), 29.12.2016

DP "Selydivvuhillya" em 26 de dezembro celebrou dois contratos para serviços de enriquecimento de carvão em 2017, totalizando 76 milhões de UAH, segundo o sistema "Prozorro", transmitem ("Nashi Hroshi") "Nosso dinheiro".

JSC "Fábrica de Enriquecimento "Ukraina" e JSC "Fábrica de Enriquecimento "Rússia" modificarão cada uma 400 mil toneladas de carvão comum marca G (G 1) (0 - 200) a um preço de 95 UAH por tonelada.

É mais caro de todos os preços das propostas de 2016, com uma exceção. Em maio, "Gestão em objetos de construção" encomendou em JSC "Lviv Companhia de Carvão" o enriquecimento por 176 UAH, mas este concurso foi cancelado.

No entanto, o "Grupo Colliery" "Yushnodonbasskaya Nº 1" em agosto assinou um acordo com "Industrial Company "Enriquecimento" sobre o processamento de carvão marca RDA (0-200) duas vezes mais barato - 48 UAH por tonelada.

A atual compra foi conduzida pelos negociadores, devido à falta de concorrência. Na justificação afirmam que a "Mina Ukraina" e "Mina Rússia" apresentam-se como único complexo tecnológico com respectiva fábrica de enriquecimento.

As existentes linhas de produção permitem transportar o carvão comum apenas para estas fábricas, a expedição em vagões ou veículos é impossível devido à falta de vias de acesso.

Em 22 de novembro, para o novo dirigente de Selydivvuhillya foi designado Alex Klimchenko.

Anteriormente a "Verdade Econômica" escrevia, que as fábricas "Ukraina", "Rússia" e "Komsomolskaya", que pertenciam às estruturas do filho mais velho do ex-presidente Viktor Yanukovych Alexander, passaram para propriedade de Vitali Kropachov.

O último é uma criatura do primeiro vice do presidente da facção do Bloco Petro Poroshenko e do parceiro de negócios do presidente, Igor Kononenko. (Tudo como antes, apenas agora, no governo, estão outras pessoas. É para isto que, somente neste ano, morreram 211 militares? E, quantos aleijados? Esta conta ainda não fizeram? A informação está no jornal de hoje.  O filho real também foi à guerra. Passou cerca de dois meses separado de outros combatentes, daqueles que podiam morrer, a 200 metros, ao lado do ex-ministro Valery Heletei e era guardado por 20 (vinte) combatentes soldados. Tudo com sobrenome falso. Mas o que não descobrem? " É claro que não participou de nenhuma luta" diz o texto.
Recentemente, o pai do primeiro-ministro - Bóris Groisman, completou 70 anos. A celebração contou com 500 convidados. Entre eles o presidente Poroshenko. Ele até fez um brinde e chamou o aniversariante de ... grande homem. Por que não sei, nunca li nada sobre este cidadão como partícipe de alguma causa pública... Aliás, nem sobre o ministro. - OK)

O voluntário Yury Kasyanov escreveu em seu Facebook: Dia de nascimento do pai de Groisman. Quinhentos convidados. 500 convidados! As melhores pessoas da Ukraina. Que guerra? Que reformas? Como existir com novas tarifas? O que é a pobreza desesperada? Eles não sabem. 
Fecharia os olhos, se as caras visitas (literalmente - caras) colaborassem na ajuda aos soldados, ou às famílias dos falecidos. Mas não...

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário