segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O caso Novinsky. Começo do fim da ortodoxia canônica na Ukraina?
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 09.12.2016
Petro Kraliuk

Opositores da procissão religiosa da Igreja Ortodoxa Ukrainiana, do Patriarcado de Moscou. Borispol - Kyiv, 25.07.2016. Legenda na foto: Patriarcado de Moscou = ocupante espiritual.
Quando o Parlamento, em 08 de dezembro, concordou na privação da imunidade parlamentar de Vadim Novinsky, houve uma peculiar sensação. Afinal, anteriormente, a comissão de regulamento do Parlamento não se atreveu a dar permissão para este caso. O processo criminal deste oligarca não aparenta ser muito convincente. Afinal de contas quase não foi atingido o número de votos suficientes para remover a imunidade de Novinsky. A intriga permaneceu até o último momento. O oligarca parecia estar certo, que isto não aconteceria - faltarão alguns votos. Mas aconteceu... Os deputados "espremeram". Ou será que foram "espremidos"?

Obviamente, esta decisão, para alguém, é muito necessária. A quem? E para quê?

Oligarca ortodoxo.

A biografia de Novinsky é muito interessante. Pessoa, que nasceu na Rússia, para a qual a cidade natal tornou-se Leningrado (ainda hoje a sua "segunda moradia" localiza-se em St. Petersburgo), é berço da equipe de Vladimir Putin. E com ela Novinsky tinha contato. Caso contrário, é duvidoso, que ele conseguiria, com tanto êxito, desenvolver negócios na Rússia.

Não, eu não tenho dúvidas nos talentos gerenciais de Novinsky. Ate posso reconhecer sua genialidade. Mas, na Rússia sem o apoio do governo, ganhar muito dinheiro é muito, muito problemático. Como também na Ukraina.

Por algum milagre Novinsky vende o seu negócio, em sua terra natal e começa concentrar-se no exterior - Moldávia, Bulgária e, especialmente, Ukraina. Será que isto foi interesse puramente econômico do "genial empresário"? Será que neste interesse havia também um componente político?

Para Putin, como a um ex-KGB (Afinal, ex - KGB não existem) era importante ter em outros países, seus agentes, especialmente sob a cobertura de negócios. Não seria um desses agentes Novinsky?


Presidente do Conselho JSC "Smart Holding "Vadim Novinsky" é líder do partido "Ukraina - Em frente!" Natália Korolevska, durante a recepção oficial dedicada ao Dia da Rússia. Kyiv, 07 de junho de 2012.

Curioso, que a vinda de Novinsky a Ukraina aconteceu no segundo período da presidência de Leonid Kuchma, quando este começou dar alguns passos pró-ocidentais, distanciando-se de Moscou. No entanto, Moscou, muito habilmente, alquebrou Kuchma. Como o empresário Novinsky tornou-se ativo durante a presidência de Viktor Yushchenko. E, no período de Viktor Yanukovych Novinsky torna-se um dos "smotryashchyh" (Acredito que esta palavra, ou melhor, pseudo palavra russa, vem de "smotrytelh", adaptada pelos ukrainianos e muito usada no período de Yanukovych, significa encarregado, guarda de prisão, chefe dos guardas de prisão - OK) de Putin na Ukraina.  Em particular, a esfera de seu "presmotru" (cuidados) é a Igreja Ortodoxa Ukrainiana, na verdade filial da Igreja Ortodoxa Russa. Então, em 2012, Novinsky recebe a cidadania ukrainiana.

No período de Yanukovych houveram tentativas de afastamento do então metropolita Volodymyr (Slobodan) da Igreja Ortodoxa Ukrainiana (Patriarcado de Moscou) e nomear em seu lugar uma candidatura pró-russa. Novinsky, o quanto se sabe, neste processo desempenhou um dos principais papéis.

Em geral, naquele período Novinsky posicionou-se como "crente profundamente ortodoxo" e mecena da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou. Pelo menos não há dúvida de que ele tornou-se uma das figuras-chave que definiu a política canônica dos ortodoxos da Ukraina.

Então Novinsky apareceu na órbita, tornando-se deputado do Parlamento, representante da cidade de Sevastopol e entrou no Partido das Regiões.

Depois da Revolução de Dignidade Novinsky permaneceu na grande política tornando-se deputado do Parlamento, representante da cidade de Sevastopol e entrou no Partido das Regiões.

Depois da Revolução da Dignidade Novinsky permaneceu na grande política, tornando-se deputado do Parlamento, pelo "Bloco de Oposição. Ele continuou sendo uma figura influente na Igreja Ortodoxa, provavelmente cuidando para que esta estrutura religiosa continuasse na esfera do Patriarcado de Moscou.

Deputado Vadim Novinsky e o chefe da Igreja Ortodoxa Ukrainiana (Patriarcado de Moscou) Onufriy no Parlamento da Ukraina. Kyiv, 27 de novembro de 2014
Quando surgirá na Ukraina a sua própria igreja independente?

Agora diversos especialistas se perguntam, por que levantaram a imunidade parlamentar de Novinsky. Dizem que alguém quer apropriar-se cm os ricos ativos deste oligarca. Outros direcionam a atenção à dimensão política desta questão. Alguns supõem, que aqui funcionou a falta de "amizade pessoal" do atual presidente da Ukraina Petro Poroshenko a Novinsky.

Claro, tudo isso existe. Mas, quanto a mim, aqui houve algo diferente. 

Lembre a recente declaração do patriarca de Moscou Kirill, que Ukraina não receberá sua Igreja Ortodoxa Autocéfala. Não por nenhum motivo esta declaração foi feita. Antes de tudo, ela lembra a ameaça - para que os líderes da Igreja Ortodoxa  da Ukraina não dessem passos na direção da autocefalia.

Presidente da Rússia Vladimir Putin e o Patriarca moscovita Cirilo.
Ou lembre relativamente recente luta no monastério Koretsky, de Novinsky e Metropolita Oleksandr (Drabenka), que é considerado líder da ala  pró-ukrainiana da Igreja Ortodoxa ukrainiana (Patriarcado de Moscou).

Representante da Igreja Ukrainiana Ortodoxa do Patriarcado de Moscou metropolita Volodymyr (Sabodan) à direita e seu secretário arcebispo Pereyaslav-Khmelnitsky e Vyshnevsky (Drabenka). Kyiv, 08 de abril de 2012.























Nem tudo é tão simples no reino ukrainiano de  "ortodoxia canônica". Aqui observam-se indesejáveis para Moscou tendências. Daqui a correspondente reação dos curadores de Moscou da 
Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou.

Que tendências são estas? Muitos clérigos da Igreja Ortodoxa Ukrainiana já "cansaram-se de Moscou" - especialmente nas condições da atual guerra com a Rússia. Será que eles se sentem confortáveis com a marca de "traidores da Rússia" e gradualmente  perdendo paróquias? Afinal, na Igreja Ortodoxa da Ukraina do Patriarcado de Moscou há minoria ukrainiana pró-ukrainiana, que de a muito é contra a separação de Moscou.


No cartaz diz: Patriarcado de Moscou não é  igreja de Cristo mas estrutura do FSB.

Mas a questão não é só e não tanto nos clérigos da UOC (MP). Ultimamente o governo ukrainiano adota algumas medidas na direção de uma única igreja ortodoxa. Até mesmo os funcionários de base falam isso, inclusive oficialmente. O motivo do governo é compreensível.  Não tendo sucesso na vida econômica, social e cultural, será difícil ir para as eleições parlamentares e presidenciais que inexoravelmente se aproximam. A criação de uma única igreja independente na Ukraina seria uma grande vantagem para o governo e mobilizaria em seu apoio um considerável recurso eleitoral.

Claro, aqui pode-se falar sobre o "cinismo" do poder. Mas, qual o poder não é cínico? Afinal, se o "cinismo" criar uma Igreja Ortodoxa Autocéfala unificada na Ukraina, será possível apenas agradecer às autoridades atuais.

Novinsky, é, justamente, uma das figuras chave, que faz tudo possível para que a Igreja Ortodoxa Ukrainiana não saia da esfera de influência do Patriarcado de Moscou. Remover esta figura - significa empurrar a UOC à criação da Igreja Ortodoxa independente na Ukraina. Não admira que o processo criminal de Novinsky, apresentado pela Procuradoria Geral, aplica-se a assuntos religiosos. Afinal, a essência é que Novinsky, em seu tempo, esforçava-se remover da UOC o metropolita Volodymyr, o qual agora muitos consideram como lutador pela independência da ortodoxia ukrainiana.


Opositores da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscou. Borispol - Kyiv, 25 de junho de 2016

Como irá desenvolver-se o processo criminal contra Novinsky, se haverá julgamento, se chegarão ao acordo nos bastidores - podemos apenas pensar. Mas a questão já criaram. A Novinsky, agora, não será fácil ocupar-se com a Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscou. Portanto, há esperanças, que a questão de uma Igreja Ortodoxa única irá avançar - e, talvez, bastante intensivo.

E, se esta questão for levada até o final, Ukraina dará mais um passo significativo no distanciamento de Moscou. Isto só pode ser aplaudido

Petro Kraliuk - Vice-reitor da Academia Ostroh. Filósofo ukrainiano, escritor e jornalista. Ph.D., honrado trabalhador da Ciência e Técnica da Ukraina, professor da Universidade Nacional "Academia Ostroh".

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário