segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Yefremov, ex-regional foi detido no aeroporto de Kyiv, com um bilhete para Viena, onde está seu filho.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 30.07.2016

Ex-dirigente do Partido das Regiões no Parlamento da convocação anterior. - Oleksander Yefremov.
Mais tarde soube-se, que além de tentar apoderar-se da integridade e inviolabilidade terrirorial da Ukraina, a Yefremov incriminam apoio direto à organização criminosa "FSC" e a apropriação indevida da propriedade "Luganskugol" (Carvão de Lugansk). Yefremov está preso, realizam-se ações processuais. Procuradoria Geral da Ukraina planeja anunciar o texto da suspeição durante 24 horas. No entanto, os artigos acusatórios não prevêem garantia ou prisão domiciliar.

O ex-presidente do Partido das Regiões cidadão Yefremov é suspeito de ter cometido uma série de infrações penais, nomeadamente: apropriação de "Luganskugol" através de abuso de poder nos termos do artigo 191 da parte 5 do Código Penal, no cometimento de ações deliberadas com a finalidade de alterar as fronteiras da Ukraina, violando a Constituição, o que causou a morte de pessoas e outras consequências graves nos termos do Artigo 110 parte 3 do Código Penal da Ukraina, na criação de organização e outra benevolência, na criação da organização terrorista "FSC" nos termos do artigo 258-3 parte 1 do Código Penal," - disse o Procurador Lutsenko.

Yefremov foi preso porque havia motivos para crer numa possível finalidade de fugir da 
responsabilidade criminal. A prisão será por dois meses. No partido "Bloco da Oposição" chamaram a detenção de Yefremov de "repressão da oposição."

Carvão, agrupamento "FSC" e Kremlin. Nova questão contra Oleksandr Yefremov
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 31.07.2016
Andrew Dikhtiarenko

O procurador geral da Ukraina Yuriy Lutsenko disse que ao ex-líder detido do Partido das Regiões no Parlamento Oleksandr Yefremov, oferecerão um acordo com a investigação para obter provas dos estágios iniciais da agressão da Rússia contra Ukraina. Será que o detido ex-Regional testemunhará contra Kremlin? Evidências contra a Rússia podem prejudicar o negócio de seu filho - Igor Yefremov. 

Na capital austríaca vive o filho do político, empresário Igor Yefremov. Ele gere o negócio de carvão da família Yefremov. Recentemente, ele mesmo se tornou réu do escandaloso "arquivo do Panamá", onde ele consta como beneficiário da empresa offshore Darcel Trading Limited, a qual, por meio de intermediários russos envolveu-se no fornecimento de carvão de pedra.

A detenção de Yefremov-pai também, de alguma forma é ligada com o carvão. Segundo o procurador Lutsenko, o ex-chefe do Partido das Regiões é suspeito não somente em "artigos separatistas" (A Oleksandr Yefremov hoje incriminam ações internacionais com a finalidade de alteração de limites territoriais da Ukraina, violação da Constituição, o que levou à morte de pessoas e graves consequências, segundo parte 3 do artigo 110 do Código Penal da Ukraina, criação organizacional e outras contribuições na criação da organização terrorista "FSC", parte 1 artigo 258 - 3 do Código Penal da Ukraina, mas também crime econômico - trata-se sobre apropriação de bens da estatal "Luganskugol" através de abuso no desempenho, parte 5 do artigo 191 do Código Penal da Ukraina.

Agora as minas, que oficialmente pertencem à Empresa Estatal "Luganskugol", estão no território ocupado que é controlado pela "FSC". A maioria das minas da empresa, de acordo com as fontes da Radio Liberdade, após o início do conflito armado não funcionam.

Um daqueles que tentam provar o envolvimento de Yefremov à criação do grupo "FSC" e maquinações com o carvão, é o conhecido bloger investigativo de Lugansk Sergei Ivanov. No comentário a Rádio Liberdade ele declarou que repetidamente cooperava com a investigação no caso do ex-influente reginal e ex-chefe da Administração Estatal Reginal de Luhansk.

"Na Procuradoria Geral há novas testemunhas, que, segundo meus dados, estão prontas para provar no tribunal os fatos concretos que indicam o envolvimento de Yefremov no financiamento de "FSC" - disse Ivanov.

Sabe-se que uma testemunha é um ex-deputado do Partido das Regiões, ex-morador de Luhansk Volodymyr Landik, que no ar da "TV Pública" diretamente acusou Yefremov dizendo que ele "roubou a região de Luhansk e a entregou ao inimigo".

"Há a impressão, de que as acusações foram escritas "no joelho", e exclusivamente porque, o caso anterior (pela incitação ao ódio étnico - Ed) de fato começou desmoronar no tribunal, - diz o advogado no comentário a Rádio Svoboda e nega que o conhecido ex-regional tentou fugir para o exterior. - Desde o final de novembro de 2015, removeram de Yefremov a pulseira eletrônica e todas as restrições, ele repetidamente viajou para Europa Ocidental e como um bom cidadão sempre voltou para Ukraina, sempre foi a todas as audiências! Compreenda, independe de como você se posiciona a suas ações políticas, mas ele - uma pessoa concienciosa, muito cautelosa em suas declarações, distinto na vida..." 


No entanto o procurador Lutsenko espera, que a melhor testemunha nesta questão será o próprio Yefremov. "Do meu ponto de vista, o cidadão Yefremov é testemunha preciosa, que pode testemunhar  como desenvolviam-se os eventos no início da guerra não anunciada da Rússia contra Ukraina, - disse Lutsenko sobre seus planos.  - Eu definirei a tarefa de investigação após a prisão de Yefremov, para propor a ele um acordo com a investigação. Isto não lhe permitira evitar a rsponsabilidade, disto eu tenho certeza, mas se Yefremov der testemunho sobre planos a ele conhecidos, da direção da Rússia no início da agressão contra Ukraina, contra aqueles que por primeiro traziam militantes russos ao território de Luhansk para apoderar-se do SBU, depois da administração regional, e sobre quem financiou... Penso que a investigação considerará seu testemunho. 
Se ele pensa sobre o futuro, sobre o futuro do país, no qual ele cresceu, penso que ele deve aceitar tal acordo".

Segundo o advogado, Yefremov agora é mantido numa sala isolada do SBU, e com ele não há comunicação. Durante a última detenção, durante as audiências em fevereiro de 2015, o ex-dirigente da facção Partido das Regiões abruptamente se recusou falar desta questão a Rádio Liberdade.

Seja como for, nos próximos dias, Yefremov, pela segunda vez pode ser o prisioneiro mais famoso do país - a decisão novamente pelo Tribunal Pechersk, como em fevereiro de 2015.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário