domingo, 8 de abril de 2018

Reportagem: Aldeia Vodyane - ruínas, cabras e guerra.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 08.04.2018

Aldeia Vodyane é um dos pontos mais quentes da frente, perto de Mariupol. A maioria das casas na aldeia foi destruída pela artilharia e batalhas de anos anteriores. Agora a aldeia está, completamente, sob o controle dos ukrainianos, mas para a primeira posição do inimigo são apenas 700 metros. As batalhas posicionais continuam aqui todos os dias, amplificam-se à noite. Os militantes das forças hibridas russas frequentemente atiram sobre a aldeia e posições militares ukrainianas de BMP-1, GNC, morteiros e armas de pequeno porte. (Prezados, as designações referentes às armas, como, por exemplo as duas citadas acima, eu transcrevo da tradução do Google. Eu não sei se são corretas, a tradução do Google nem sempre é correta - OK).

"Trabalham" atiradores inimigos. Na aldeia vivem sete famílias (em geral 10 pessoas), ocupam-se com atividades agrícolas, criam gado - principalmente - cabras. Lhes ajudam os militares ukrainianos.

1 - Casa destruída e funil da "vinda" de um projétil calibre de 152 mm.





2 - Cemitério. A estrada aqui havia antes, mas pesados carros militares alargaram-na quase às sepulturas.





3 - Cerca de 50% das casas na aldeia foram destruídas pelos bombardeios, ao estado de "mais fácil construir novas".

            
    
4 - "Cumprimentos de Vodyane". Vovó Zoya com seu gato Timka. O gato foi ferido e está doente, a mulher trata-o como pode.

            



 5 - Os militares chamam-na de "Kralha", mas isto não é seu apelido, é realmente seu sobrenome. Zoya Kralha. O marido e filho já morreram, ela vive sozinha na aldeia. Depois do início da guerra, uma filha e quatro netos viajaram para Rússia. Periodicamente visita-os em Nizhny Novgorod. Tem quintal e cria cabritos, porcos, marrecos e galinhas. Os militares ukrainianos e "Cruz Vermelha" ajudam-na. O estado, diz ela, não ajuda em nada.

  



 6. Mais uma casa destruída. Ao interior é melhor não ir, pode estar minada.
    
​              

 7. coração de Vodyane" - uma substituição elétrica, que alimenta toda aldeia e em parte os militares ukrainianos, que aqui são muitos.
          


8. Este é Nikolai Ivanovich. O homem tem 71 anos. Sua casa foi destruída. Agora ele vive com sua esposa na casa da filha, que, após o início das hostilidades mudou-se, com seus filhos para Mariupol, para um apartamento alugado. A principal ocupação do homem - criação de cabras. Agora já são 30. O leite ele vende aos militares ukrainianos ou troca pelos produtos alimentícios, faz queijo. Planeja - entregar o leite para a fábrica de laticínios em Mariupol, que fica a treze quilômetros de distância, mas devido a estradas ruins, isto é só sonhos.




 9. Mais uma 152...



 10.  Interior de uma casa destruída.

       



11.  Durante nossa "excursão" pela aldeia, não longe da periferia começou uma batalha. Ouvia-se o tiroteio e explosões. Posteriormente uma fumaça negra subiu. Como explicaram os militares, os militantes pró-russos começaram o bombardeio das posições. O lado ukrainiano "respondeu adequadamente", após o que os "militantes" pediram um cessar fogo.

  



 12. O sol se põe, vem a escuridão, então todos se preparam  para uma ativação de batalhas noturnas.

Tradução e postagem: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário