sábado, 30 de dezembro de 2017

Ucranianos na Polônia encontraram o Eldorado.
Vysokyi Zamok, (Castelo Alto), 18.07.2018
Yakov Glovatscky
Quanto recebem nossos trabalhadores no país vizinho?


Três dos quatro ucranianos que foram trabalhar na Polônia ganham menos que os locais. No entanto, para o mesmo trabalho nas margens do Vístula eles têm três vezes, ou até cinco vezes mais do que na Ucrânia. Sobre isto escreve a edição Wprost. 
A maior diferença nos salários é observada na construção, onde a remuneração polonesa é de 390% da ucraniana. Quase quatro vezes mais os ucranianos ganharão como caixas ou vendedores, três ou mais - na esfera de transporte e logística.

- Trabalhador da Ucrânia, encontrando um emprego num hotel polaco e trabalhando legalmente durante 9 meses, pode ganhar tanto, quanto receber na Ucrânia em quase 3,5 anos pelo mesmo trabalho. Além disso, as acomodações são muito mais baratas. Nosso "Barômetro de Imigração Trabalhista" registra que dois em cada três ucranianos gastam, com moradia na Polônia não mais de 500 "zloty" por mês. Por um lado, isso se deve ao fato de que muitos empregadores oferecem benefícios adicionais aos ucranianos, do outro - os trabalhadores do Leste, interessados em ganhos rápidos, por isso eles coletam, não gastam dinheiro, - diz Krzysztof Inglot, presidente de pessoal.

A relação dos ramos mais rentáveis para trabalhadores migrantes na Polônia oferece a construção. A comparação de institutos de estatística dos dois países (Serviço de Estatística da Ucrânia e do Gabinete Central de Estatística da Polônia, para o primeiro trimestre de 2.018 mostra que o salário médio na indústria da construção ma Ucrânia é de apenas 976 zlotys, e na Polônia - 4747,27 zlotys. Isto significa que os ucranianos, nas margens do Vístula, podem obter cinco vezes mais do que obtém na sua terra natal. A construção é o ramo no qual a maioria dos trabalhadores 
migrantes do leste trabalha. Somente em 2017 eles enviaram até 214 mil declarações com a intenção de trabalhar nesta área. A emigração trabalhista à Polônia também é confortável aos ucranianos que trabalham no ramo de hotéis e restaurantes. O salário mensal médio neste setor na Ucrânia é de 784 zloty, enquanto na Polônia - 3557,15 zloty. Assim a diferença é de até 350%. Dados dos Ministérios do Trabalho e da Política Social indicam que, em 2017, os empregadores do setor hoteleiro e alimentício apresentaram 42.000 declarações de intenção de fornecer emprego aos ucranianos.

Os trabalhadores de processamento industrial também têm benefícios financeiros, quando trabalham na Polônia. Os proprietários de empresas locais pagam quatro vezes mais que seus colegas na Ucrânia. Neste setor, um ucraniano só precisará de uma semana para obter o equivalente a remuneração mensal em sua terra natal. Os empregadores neste setor precisam atualmente 217 mil pessoas para trabalhar em seus negócios.

Dados do Escritório Central de Estatística mostram que, no primeiro trimestre de 2.018, o rendimento médio no setor comercial era de 4.600 zlotys. Isso significa que um ucraniano, ocupado com venda, por exemplo caixa ou vendedor, por mês, na Ukraina recebe 1.248 zlotys, na Polônia, trabalhará por quantia equivalente, pouco mais de uma semana. No ano passado, os empregadores deste ramo, solicitaram 63 mil trabalhadores da Ucrânia, aos quais estarão dispostos a fornecer trabalho.

O setor de transporte e logística cresce constantemente. Isto é evidenciado pelo grande parque automobilístico e instalações de armazenamento, que se constroem intensivamente. Um resumo do mercado de armazéns cobrem agora 13,9 milhões de metros quadrados, o que é 20% mais, que no ano passado. Além disso, há um nº recorde de armazéns que estão sendo erguidos (1,8 milhões de metros quadrados).  E isso cria um aumento na demanda por pessoal de manutenção. 76 mil pedidos em 2017 - tal é o interesse dos empregadores poloneses neste campo, nas mãos de trabalhadores ucranianos. Aqui, ganhos  - 220 por cento em comparação com os ucranianos: 4166,1 zloty contra 1266 zloty. 

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário