segunda-feira, 8 de abril de 2019

Eu quero que vença Zelensky, para que aqueles que votarem por ele, "sentem" - primeiro.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto. 07.04.2019
Zoya Kazanzhi

Que todos os que, com espuma nos lábios provam, que "Poroshenko é o inimigo do nosso povo", sintam "melhorias" logo após a inauguração.

Eu quero que todos aqueles que agora não ouvem nenhum argumento e gritam ferozmente que "Vova engaiolava todos eles", que sejam engaiolados por primeiro.

- Nós - um país fraco com instituições instáveis. Ainda estamos nos equilibrando sobre o abismo. Nós não deveríamos existir. Nossas pessoas continuam morrendo. Nós não cruzamos a fronteira com a Federação Russa. Não fomos nós que capturavam soldados para cativeiro e não fomos nós que furávamos seus olhos e cortávamos  suas cabeças. Não nós, impunemente, estraçalhávamos terras estrangeiras.

Agora acontece não apenas uma batalha pessoal. Agora há uma colisão de visão do mundo. E assim, nós escolhemos o melhor dos piores. Sabendo que somos nós que escolhemos.

Estou muito consciente de todas as desvantagens admitidas pelo presidente Poroshenko. Mas eu sei, o que me espera nos próximos 5 anos, quando ele continuará sendo o presidente da Ucrânia. Eu sei que esta ducha fria que ele recebeu na primeira rodada fará com que ele tire duras conclusões. Para si mesmo, em primeiro lugar.

Eu não tenho idéia sobre Zelensky no papel de presidente. O que nos espera? Quem compõe o time? Para onde nós pretenderemos ir?

Eu sei apenas que - todos aqueles que estavam quietos, como ratos sob vassoura porque "a primavera russa" não deu certo, acordaram e já começaram a vitória. Eu sei que as sedes em Odessa consistem exclusivamente de ex-regionais e os representantes de Zelensky formaram-se, exclusivamente, de ex-regionalistas, e os representantes de Zelensky nas comissões - deles mesmos. Eu sei que toda turma - começando com Lena Bondarenko, e terminando com Azirov no exílio, felicita Zelenski e se alegra em sua vitória. Eles escrevem sobre isso abertamente. Eles querem vingança - e é exatamente ele que poderá fornecê-la.

Se tudo estivesse bem até 2014, estaria tudo bem por mais uns dez anos. Mas tudo esteve ruim. A estagnação da economia, o declínio do padrão de vida, empobrecimento do país - e de várias famílias na Ucrânia.

E cada vez Ucrânia seguia os populistas e promessas fantasiosas. E cada vez afundava-se mais.

Eu viajo bastante pelo país. Eu ouço as pessoas, converso com elas. Todos nós queremos melhores salários. Queremos preços baixos. E claro, queremos justiça.

Eu pergunto àqueles com quem falo, quando eles deram suborno pela última vez? As pessoas lembram - 95% não conseguem lembrar a quem deram suborno nos últimos anos. Falam sobre a recompensa ao médico. O condutor do trem disse: - Todos os dias eu dou. Para quem? Para o topo - apontou o dedo. Sério? E para que? Assim é preciso - disse. Não pagar, você não experimentou? E por que eu criaria inimizade com eles? Assim é mais calmo. (Prezados, lendo os jornais ucranianos é fácil perceber que o suborno é quase obrigatório, todos dão, espontaneamente - OK).
O encarregado viaja no novo vagão, com condições normais de trabalho. O salário, com todos os acréscimos, 15 mil. Claro, gostaria mais. Em 31 de março não votou. Estava no trabalho. Mas não quer Poroshenko. "Quero que tudo mude" O que exatamente, não explica. Tudo.

As pessoas podem ser entendidas. Nós queremos mudanças rápidas. E muitos já esqueceram de onde saímos. Registros eletrônicos, Centros de Serviços Administrativos, isenção de vistos, etc. Bem, você pensa, e quem viaja para aquela Europa?

Eu conheço muitas pessoas, que nos últimos cinco anos compraram imóveis e carros novos. Alguns trabalham e não pagam todos os impostos e até mesmo quaisquer. Eles nutrem grande ódio ao Poroshenko. Por que? "Cansou-nos com seu Tomos, as pessoas não tem o que comer?" 

Temos ainda algum tempo para conversar com aqueles que estão enganados, de boa fé. Eu não falo daqueles que já tentam conseguir cargos com "Presidente Zelensky". O principal é que elevadores sociais não se tornem catapultas para eles.

Você sabe, o eleitorado de Poroshenko sobreviverá. No mínimo, meus ambientes, meus colegas. Porque são da classe média, que com suas próprias mãos e seu cérebro, criaram sua vida e são responsáveis por ela. Sem paternalismo e maldição. Estamos cientes do que há e o que pode haver. Nós escolhemos com cérebro, não com coração. Nós compreendemos o nível de perigo e desafios. Nós já passamos por isso. Durante a presidência de Yanukovych. E onde está Yanukovych agora?

E vocês, que escolhem seu presidente da televisão, após meio ano, com gritos e fofocas o afastarão.

É uma pena que nós, novamente e mesmo sem saber, colocamos o país em pausa. E sozinhos, roubamos de nós, um pedaço de vida. 

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário