quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Poroshenko indicou a porta para Igreja Ortodoxa Russa
Ukrainska Pravda (Verdade Ucraniana), 07.11.2018



O presidente Petro Poroshenko disse, que a igreja russa não tem mais nada para fazer na Ucrânia e convidou seus representantes para retornar à Rússia.

Isto ele anunciou em 7 de novembro, na conferência internacional "Lições da década hibrida; o que precisa saber para o sucesso do movimento."

De acordo com Poroshenko, após a realização do Conselho e a eleição do presidente da Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana receberá verdadeira independência.
"Ucrânia e eu claramente compartilhamos o princípio de não interferência do Estado nas atividades da igreja, especialmente no Estado estrangeiro", - disse ele.

Poroshenko citou o presidente russo, Vladimir Putin, dizendo que, de acordo com Putin, a Federação Russa mantem-se em dois pilares - Igreja Ortodoxa Russa e armas nucleares.

O presidente da Ucrânia disse não ser normal o fato, de que no Kremlin reuniam o Conselho de Segurança da Russia, liderado por Putin, para discutir como proteger a Igreja Russa Ortodoxa na Ucrânia.
"Meus queridos, não há nada para vocês fazerem aqui. Não há nada a ver com sua igreja, não há nada a ver com suas forças armadas, não há nada a ver com o seu armamento. Para casa, para Rússia", -resumiu Poroshenko.

Poroshenko também comparou o aparecimento da Igreja Ortodoxa independente na Ucrânia com a proclamação da independência do país há 27 anos.

Em 11 de outubro, o Sínodo do Patriarcado Ecumênico apoiou a outorga de autocefalia à Igreja Ortodoxa Ucraniana.
O Sínodo retirou o anátema do presidente da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kyiv Filaret e do chefe da Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana Macarius.

O chefe do Patriarcado de Kyiv, Filaret, disse que no futuro próximo será realizado um Conselho Unificador de Bispos para criar uma única igreja local ucraniana. A data depende do Patriarca Ecumênico.

As fontes da "Verdade Ucraniana" relatam que o Conselho pode ser realizado em 21 ou 22 de novembro, porém ainda não há uma data exata.
Ao mesmo tempo a edição russa "Kommersant", referindo-se às fontes do Patriarcado de Constantinopla, diz que o Conselho da Unidade será realizado em 21 de novembro.

Anteriormente, o representante do Patriarcado de Constantinopla disse que, após a cassação do ato sobre transferência do território ucraniano sob a administração da Igreja Russa na Ucrânia, de fato, não existe a Igreja Ortodoxa na Ucrânia do Patriarcado de Moscou.
O representante de Constantinopla também declarou que todos os hierarcas das igrejas ucranianas têm direitos iguais de participação nas catedrais da autocefalia.

Ao mesmo tempo na Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou declararam que a sua participação no conselho de unificação é impossível.

Tradução: O. Kowaltschuk







Nenhum comentário:

Postar um comentário