quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Anunciadas novas classificações de candidatos para presidência da Ucrânia.

De acordo com duas pesquisas, o showman Zelensky lidera o ranking presidencial.

Zelensky - 23%, Petro Poroshenko - 16,4%, Yulia Tymoshenko - 15,7%, Yuriy Boiko - 9,3%, Anatoly Gritsenko - 8,1%, Oleg Lyashko - 6,7%.
Pesquisa realizada entre os dias 16 - 19 de janeiro. Aproximadamente 23% dos eleitores ainda não se decidiram.

Eleições ucranianas e o plano de Putin.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 31.01.2019

Essa idéia é bem simples - Putin quer que um candidato inexperiente vença a eleição.
Ele escolheria, em primeiro lugar, alguém do ex-Partido das Regiões, francamente pró-russo. Mas, como isto é improvável, o segundo, quase ideal, seria Zelensky.

Vladymyr Zelensky - um candidato que não tem preparo, pode ter laços duvidosos com os oligarcas, mas, em todo caso, sem experiência.

Claro, Ucrânia está diante de uma ameaça existencial, da Rússia. Isso continuará no futuro próximo, então a última coisa que Ucrânia precisa é de um candidato como Zelensky. Portanto, na verdade, ele é a opção ideal para Putin, em primeiro lugar.

Em segundo lugar, quem seria a melhor opção para Ucrânia? Existem apenas dois candidatos sérios: Tymoshenko e Poroshenko. Estes dois lideram as pesquisas. Na verdade, ao contrário de muitos dos meus amigos que consideram Tymoshenko um desastre, estou menos inclinado a pensar assim. Por outro lado, precisa  reconhecer o trabalho de Poroshenko - Ucrânia não está nada mal em diferentes direções. Sobre ele sabem no Ocidente, ele tem boas relações com os representantes dos governos ocidentais. Ele teve bom desempenho em diversas categorias.

O que Ucrânia não precisa - quebra de coerência de sucessão. Juntamente Zelensky seria uma grande ruptura, Poroshenko, pelo contrário.

Petro Poroshenko manteve Ucrânia no caminho das reformas - o país mudou (embora algumas pessoas discordem). Ele também tem uma fórmula que mantém Rússia à distância (com sucesso) e assegura o apoio do Ocidente. Isto faz dele um bom candidato. Se será eleito - já é outra questão. Ele, ainda não é muito popular. Por outro lado, ele e Tymoshenko estão no mesmo nível, então Poroshenko pode ter boas chances.

Não consigo imaginar, que algum candidato sério aparecerá no futuro próximo. Se algum candidato secreto realmente existisse, sobre ele haveria comentários, pelo menos na mídia. Tenho certeza de que não haverá surpresas. Honestamente, eu não sei quem poderia ser.

Por que as pessoas estão frustradas? Por razões óbvias - enquanto ocorriam todas essas mudanças, o padrão de vida não crescia tão rápido quanto esperavam de Poroshenko desde 2014. Existem razões subjetivas e objetivas. Lembram-se, de 2014 a 2015, o PIB da Ucrânia caiu em 20 - 25% por causa da guerra no leste - mas isso não tem relação com Poroshenko, Tymoshenko ou qualquer outra pessoa. Isso é culpa de Putin.

A partir de 2016, a economia crescia três e meio por cento, o que é bastante bom de acordo com os padrões mundiais. Mas não é muito bom para Ucrânia - ela deve crescer 7 a 8% - todos entendem isso.

Então houve progresso, o padrão de vida aumentou, os salários aumentaram mas, infelizmente, as expectativas são muito maiores. Os ucranianos queriam viver como na Europa Ocidental em 2014 e, portanto deram o nome de EuroMaidan à revolução.

Por que eu insisto que Ucrânia deu um enorme passo em frente? Primeiro, é absolutamente óbvio. Para todos que vivem ou vêm para o país. Particularmente são visíveis as mudanças para os estrangeiros. As mudanças são visíveis, porque eles visitam Ucrânia algumas vezes por ano e vêem a mudança com seus olhos. Em segundo lugar, deve ser entendido que a maioria das reformas de Petro Poroshenko são institucionais e estruturais, e elas são difíceis de perceber. A abordagem deve ser objetiva, sem inerente maximalismo ter tudo de uma vez.









Nenhum comentário:

Postar um comentário