segunda-feira, 9 de julho de 2018


Na terça-feira, Ucrânia vai se despedir de Levko LUK'YANENKO....
Day, Kyiv. ua, 09.07.2018
Ivan Kapsamun


Este é verdadeiramente o caso único em que tanto os apoiadores quanto os inimigos colocavam-se com respeito. Na verdade, Levko Gregorovich dedicou toda sua vida a Ucrânia - a princípio, a restauração de sua independência e depois - seu desenvolvimento. E é simbólico, que o dia de seu aniversário ele comemorava no dia da proclamação da independência da Ucrânia - 24 de agosto. Levko Lukianenko morreu em 7 de julho (após doença), não alcançando seu 90º aniversário e o 27º aniversário da independência, faltando apenas um mês e meio. Como permanecerá Levko em nossa memória? Qual seu papel na história da Ucrânia?

Levko G. Lukyanenko herdará um lugar digno na história  da luta pela independência da Ucrânia. Ele começou sua luta pela Ucrânia e pela sua independência ainda no período soviético. Era tempo da história soviética da Ucrânia. Ele começou este caminho com muito cuidado, sistemática e com consistência. É claro que as autoridades soviéticas não puderam aceitar isso  e condenaram-no. Esta é uma das poucas figuras públicas do nosso país, que passou pela sentença - pena de morte

Mais sobre Levko Grygorovich eu soube depois da independência da Ucrânia. Especialmente no período da conquista da independência. Especialmente de 19 a 24 de agosto quando decidiam-se as questões do Ato da Independência do Estado da Ucrânia. Esse foi um momento difícil, e a alguém devia pertencer a idéia e a frase: nós devemos aprovar o documento correspondente. O autor desse pensamento, organização, fundamentação política e teórica foi Levko Lukyanenko. Ele foi, enfatizo, o primeiro co-autor deste documento relevante. E o fato de que Levko sempre calmo  e cuidadosamente avaliava a situação era muito revelador. Eu não lembro ele agressivo  ou grosseiramente incorreto em termos de uso de argumentos. Ele se preparou, para qualquer tipo de reunião. O Partido Republicano Ucraniano, criado por ele, desempenhou um papel importante no período de preparação para a independência.


ANÚNCIO DE INDEPENDÊNCIA 24 de agosto de 1991 / FOTO DE ALEXANDER KLYMENKO.

Lukyanenko era pragmático e começou a lutar mais cedo do que todos os outros patriotas nacionais. Mesmo nos tempos soviéticos, pintou a criação de estruturas organizacionais da Ucrânia independente. No final, seu partido - a URP iniciou os passos organizacionais de desenvolvimento de normas, e não apenas a formação de slogans. Isso é muito importante.

Acredito que a avaliação do seu papel na história da Ucrânia e sua figura, com o tempo, se concretizará e se intensificará. Afinal, as pessoas aprendem mais profundamente quando avançam. Penso que, apesar de todas as dificuldades, a Ucrânia seguirá em frente e, neste movimento, Levko Lukyanenko estará próximo, apesar de não estar fisicamente conosco. Sua experiência, sua contribuição é extremamente séria e grande. Eu fui uma das pessoas que colaborou com ele e o nomeei, pessoalmente,  embaixador no Canadá. Eu confiava  nele,  apreciava-o e não me enganei em minhas estimativas. Ele tratava tudo com muita responsabilidade, media tudo do ponto de vista da independência da Ucrânia. Lukyanenko sempre disse que a Ucrânia é a sua vida. Sua memória é uma luz e uma grande simpatia por sua esposa, parentes, e todos nós.


Despedir-se de seu amigo-irmão veio o prisioneiro político dos tempos soviéticos, hoje deputado - Yuri Bogdan Shuchevich.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário