Por causa da ameaça nuclear da Rússia a OTAN preparou, pela primeira vez em muito tempo, uma nova estratégia.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 25.05.2019
Por causa da ameaça nuclear da Rússia a OTAN preparou, pela primeira vez em muito tempo, uma nova estratégia militar cuja necessidade é explicada, em particular, pela ameaça nuclear que Rússia usa contra o Ocidente.
Isto foi afirmado pelo Secretário da OTAN, Jens Stoltenberg, à edição alemã Welt, relata Ukrinform.
"Esta semana, nossos especialistas militares aprovaram uma nova estratégia militar para a Aliança", disse Stoltenberg.
Segundo ele, "novos desafios de segurança surgiram no leste e no sul a partir de 2014". Além disso, Rússia usa, cada vez mais a "ameaça nuclear", contra o ocidente.
"Trata-se sobre proteção total e a capacidade de garantir a estabilidade no futuro. Ás vezes, isto requer novos conceitos militares", disse o secretário-geral, acrescentando que a força da aliança consiste em mudanças no caso de necessidade.
Stoltenberg parabenizou o aumento planejado dos gastos para defesa na Alemanha, até 1,35% do produto interno bruto este ano. Ele denominou isto de "uma contribuição importante" para a capacidade de defesa da OTAN. Mas, ao mesmo tempo, ele expressou a esperança que a República Federal aumentará ainda mais seus gastos com defesa nos próximos anos, de acordo com suas promessas.
Todos os países da OTAN concordaram em investir pelo menos 2% do seu PIB, em defesa durante 2014. De acordo com Stoltenberg, isso não é artificial, reflete a necessidade dos gastos militares.
"E não se trata de tranquilizar o presidente dos EUA, Trump, mas de melhorar, significativamente, nossas capacidades militares em tempos difíceis, disse o Secretário-geral.
Tradução: O. Kowaltschuk
Nenhum comentário:
Postar um comentário