quarta-feira, 29 de maio de 2019

Os deputados de Lviv pedem a Zelenski falar em ucraniano.

Verdade ucraniana (Ukrainska Pravda), 29.05.2019

Os deputados do conselho estatal de Lviv dirigiram-se ao presidente Volodymir Zelenski para não permitir que o idioma ucraniano torne-se ignorado, perca o status de idioma oficial e seu uso em atividade pública.

Os deputados de Lviv observaram que parte dos discursos públicos do presidente apresentam alteração da legislatura em relação às leis referentes ao uso do idioma estatal em suas apresentações, comentários e entrevistas, o que viola os direitos dos cidadãos no recebimento da informação e sua compreensão.

Eles lembram que a Constituição obriga o uso do idioma estatal ucraniano, como idioma de comunicação oficial de funcionários estatais e execução de serviços de órgãos estatais do governo. "Além disso, nós, deputados do Conselho de Lviv, consideramos que o presidente de um estado em guerra, deve excluir, completamente, o idioma russo do uso próprio nas esferas públicas da vida social, como idioma oficial da Rússia - país agressor", - dirigem-se os deputados a Zelenski.

"Considerando que isto é fragrante violação das normas legais, pedimos ao Senhor presidente da Ucrânia não mais permitir tal situação, e em sua atividade pública usar o idioma estatal ucraniano" - diz o apelo.

Lembramos:
Em 20 de maio, durante a inauguração de Zelenski no Conselho Supremo, o presidente do Partido Radical Oleg Liachko interrompeu o discurso do presidente, quando este passou ao idioma russo.

No "Forum" internet-estadistas em Kiev , em 23 de maio, Zelenski usou o idioma russo.

Tradução: O. Kowaltschuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário