quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
RÚSSIA PREPARA-SE PARA GUERRA - ANALISTAS SUECOS.
Ukrainska Pravda, 12.02.2019
Rússia prepara suas forças armadas para guerra, diz a Agência de Pesquisa de Defesa da Suécia.
O Ministério da Defesa da Suécia encomendou um relatório intitulado "Preparando-se para uma guerra - treinamento militar da Rússia no nível estratégico de 2009 - 2017", diz o site da agência.
Segundo analistas, em 2009, Rússia estava envolvida em conflitos armados e guerras em nível local, e seus estudos após 2009 apontam para um nível regional mais ambicioso.
De acordo com um estudo realizado pela agência sueca, nos últimos 10 anos, a escala de exercícios militares na Rússia aumentou várias vezes.
Com base em fontes russas abertas, os analistas concluíram que, se em 2009-2012, nos exercícios militares da FR participavam 10-20 mil pessoas, então nos exercícios de 2013-2017 já estavam envolvidos 90-150 mil militares.
Nos exercícios "East - 2014" participaram cerca de 150 mil pessoas e 8 mil unidades de armas, e em exercícios "East - 2018" no ano passado - mais de 300 mil militares.
Juhan Nyurberg, da Agência de Pesquisa de Defesa sueca diz que o importante não são números, mas ações da Federação Russa: "Eles têm muitos recursos materiais, mesmo que a maioria deles seja antiga, desde os tempos soviéticos. Mas o treinamento cria potencial, isto é, unidades que podem realizar tarefas em combate."
Nos últimos anos, Rússia usou abertamente suas forças armadas na guerra com Geórgia (em 2008), com a anexação da Criméia ucraniana (em 2014) e Síria (a partir de 2015, embora Rússia tenha apoiado Bashar Assad desde 2011).
Desde 2013, a Federação Russa incluiu cada vez mais tropas e equipamentos para os exercícios. Segundo analistas, o Kremlin está preparando-se para enfrentar um adversário, compatível com a China ou a OTAN.
"Rússia prepara-se para ter a possibilidade de conduzir uma guerra regional e, possivelmente, longa e difícil, por exemplo, contra China ou a OTAN", diz o relatório. (O texto inclui duas tabelas, com dados em inglês, explicativas. Primeira: Exercícios estratégicos, militares, 20099-2017; segunda tabela: Inspeções súbitas e complexas de prontidão de combate das Forças Armadas russas. Copiar as tabelas não é possível. Abaixo diz: Inspeções súbitas e complexas da prontidão de combate das Forças Armadas russas).
"Rússia está claramente pronta para usar os meios militares, por isso é importante entender como eles podem ser usados no pior dos casos, os exercícios militares fornecem uma indicação disso", disse Norberg.
Nos comentários ao recurso "Present Time" (projeto "Rádio Liberty" e "Voice of America"), ressaltou que o treinamento também foi direcionado ao departamento de comando:
"Todas as manobras visavam o nível que o Ministério da Defesa da Rússia chama de "nível de operações estratégicas". E, se você olhar para a definição desse termo, verá que isso se relaciona a um teatro de guerra que abrange várias partes do continente".
Na Rússia asseguram que não estão preparando-se para guerra, mas estão elaborando "cenários defensivos".
Tradução: O. Kowaltschuk
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário