quinta-feira, 31 de julho de 2014

Golpe duro para Rússia
Tyzhden. ua (Semana Ukrainiana)
Olga Vorozhbyt

A economia russa,  esta semana , sofreu um golpe duplo do lado ocidental do continente, sob a forma das chamadas sanções de terceiro nível e obrigação para pagar 50 bilhões de dólares a Yukos.


Pela primeira vez durante o período de promessas de sanções UE afetou vários setores da economia russa, incluindo os bancos controlados pelo Estado e a indústria do petróleo. No apelo do Conselho da UE trata-se também sobre restrição da Rússia ao mercado de capitais, embargo no abastecimento de armas e proibição de exportação de bens de dupla utilização. Já em 31 de julho, todos estes passos decisivos tornar-se-ão realidade e vigorarão por três meses, e poderão ser conhecidos os detalhes, o quanto eles serão decisivos na realidade. No apelo do Conselho da UE diz que essas limitações se aplicam apenas aos novos contratos, de modo que os helicópteros Mistral continuarão sendo vendidos, e a cooperação com "Rosneft" e "Gazprom" ninguém vai parar. Mas, em geral, este passo, obviamente, foi dado com muita dificuldade. Para convencer alguns europeus renegados da necessidade deste gesto por parte da UE, Angela Merkel até interrompeu suas férias.

Como já escreveram as edições ocidentais e observaram os especialistas, a situação na Ukraina e a agressão russa bateram bem sobre as perspectivas da economia russa. Na semana passada, o FMI divulgou sua previsão atualizada de crescimento. Ao invés de esperar os 3,8% de aumento igual a 2013, de acordo com as previsões atuais, este ano será de apenas 0,2%. Novas e rigorosas sanções da UE podem causar ainda mais dor a já desgastada economia russa. Além disso, elas deixam claro, que a FR esta tornando-se um país onde não é desejável investir. "Talvez o maior dano é, que investir na economia russa é visto muito mais arriscado que no passado. Então, os investidores agora vão ignorá-la" - declara a este jornal o especialista do Centro Carnegie de Bruxelas Ulrich Speck. Segundo ele, o dano proveniente das novas sanções é bastante limitado.

Por exemplo, para Alemanha, o jogador europeu mais importante, Rússia não é o principal parceiro econômico. Entre os países dentre os quais Alemanha, Rússia está apenas no 11º lugar, quanto a importância, no 7º. Em geral, para UE, Rússia é o terceiro país na lista de parceiros comerciais, enquanto para ela mesma UE - é o primeiro.

Sanções - é o último método para evitar a guerra, e ao que parece, na Europa isto já é bem compreendido.
Na política da UE quanto a Moscou, no contexto de sua agressão contra Ukraina avistava-se um sério rompimento.
A aprovação dessas sanções deu mais um forte sinal: UE - é um único organismo e, apesar das diferenças, tem uma posição conjunta. No entanto, esta unidade também significa, que as sanções, possivelmente, não são tão severas, como esperavam. Este sinal de Bruxelas, no entanto, foi de grande importância para EUA, porque quase imediatamente encorajou-os à expansão de suas sanções. Também era importante a Obama, como político, ouvir tal eco de apoio da Europa, ao menos para convencer-se que ele não é um flagelo global e tem parceiros leais. Interessante que, com a divulgação das novas restrições, na UE soaram vozes, que sob as sanções devem cair também os amigos europeus de Putin.

As novas sanções econômicas contra Putin não foram o único golpe na economia russa. Em 28 de julho o tribunal de Haia decidiu que Moscou deve pagar 50 bilhões de dólares de compensação a Yukos. Segundo especialistas, esse valor é de 2,5% do Pib da Rússia. E isto vai atingir a economia da FR não menos, e provavelmente ainda mais do que as sanções da UE. É o que pensa, por exemplo, o economista sueco Anders Aslund. Se Rússia se recusar a executar a resolução judicial, suas empresas terão problemas sérios, relacionados com contas bancárias, sofrerão interrupções com veículos comerciais, suas cargas podem ser removidas no mundo todo. No entanto, de acordo com o especialista, é duvidoso que ela pague.

A implementação das sanções da UE trouxe a um novo nível as relações políticas e econômicas entre a FR e o Ocidente. Em primeiro lugar, aumentou o sentimento de oposição; em segundo, a interdependência econômica não desaparece, a diversificação das fontes de energia vai continuar por muito tempo, e por enquanto ainda não se sabe a que passos e ações ela vai forçar. Além disso, Kremlin entende que para bloquear os trabalhos do organismo europeu é indispensável conversar e fazer negócios com cada uma das 28 cabeças. Por exemplo, Rússia comprando através de sua estatal "Rosneft" 13% de participação  da italiana Pirelli, agora tem a Itália como um lobista ativo para seus próprios interesses na UE. E foram os italianos que mais bloquearam a adoção do terceiro nível de sanções. A mesma lógica aplica-se à venda de navios Mistral e os mercados financeiros de Londres. Como UE vai conseguir superar essas debilidades políticas, ainda não se sabe.

Mas, já podemos dizer que as ações da UE dão aos EUA uma oportunidade para intensificar a sua retórica, e é possível que darão origem a algumas mudanças em termos de segurança, como obtenção de Ukraina o estatuto de "principal aliado fora da OTAN". Além disso, as abordagens e declarações dos principais jogadores europeus mudaram bastante. Angela Merkel e empresários alemães após a queda do avião da Malásia dão prioridade a política, não a economia.

Este novo compromisso das políticas da UE também poderia influenciar no geral, quanto a posição da Ukraina, pois não dá tranquilidade o ainda não ratificado Acordo de Associação. Por enquanto, o ministro do Exterior Pavlo Klimkin argumenta que isto acontece devido às negociações tripartidas quanto a implantação (com participação da Ukraina, UE e Rússia). Talvez, com a determinação de Bruxelas sobre a questão das sanções virá a determinação para convencer Moscou de que Kyiv deve decidir sozinho como implementar o próprio Acordo sobre associação, porque parece, que o vizinho do leste pressiona. Depois da catástrofe do avião MN-17 parece bastante claro, que a política de persuasão do agressor já de longa data não leva a nada positivo. Sanções - é o último recurso para evitar a guerra e, parece que à Europa isto já é bem compreendido, porque um conflito aberto no centro do continente, no século XXI - é o sonho assustador de todos os seus líderes.

Tradução: O. Kowaltschuk 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Notícias - 29 de julho de 2014
Tyzhden ua (Semana Ukrainiana)

União Européia impôs sanções à energia, setores financeiros e produção militar de dupla utilização.
Reuters comunica que a validade de limitações é para os três próximos meses, após o que poderão ser revistas. No entanto, diplomatas europeus argumentam que as sanções poderão ser revistas, para cima, em caso de necessidade urgente.
Os países líderes concordaram em impor sanções aos setores inteiros da economia.

***

Os EUA impuseram sanções sobre bancos russos. Trata-se do "Banco de Moscou", VTB e "Banco Agrícola". Os cidadãos e companhias dos EUA estão proibidas de comprar dívidas destes bancos e entidades afins, bem como suas propriedades durante 90 dias. As demais transações são permitidas.
Além disso, os EUA impuseram sanções contra corporação "Shipbuilding Corporation (Construção naval) da Rússia.

***

Durante as últimas 24 horas morreram 10 militares ukrainianos e 55 foram feridos.

*** 

Em Luhansk começou funcionar um corredor humanitário para evacuar os civis. Ele vai funcionar durante três dias.

***

A Estrada de Ferro vai transportar gratuitamente os passageiros das zonas das Ações Terroristas.

***
Em Horlivka os militantes não permitem a entrada dos especialistas para retirar as  minas que eles colocaram nas instalações da maior empresa européia "Styrene", de produtos químicos. O próprio ministro da defesa pediu a cooperação dos militantes pois supunha-se que havia fogo nas instalações. Por sorte queimava apenas o capim nas proximidades da fábrica. No entanto, o perigo continua. Os terroristas ameaçavam fuzilar os reféns e explodir a fábrica caso os militares ukrainianos se aproximassem.

***

Rússia encaminhou cerca de 30 helicópteros da Aviação do Exército e 300 pilotos, técnicos de aeronaves, outros especialistas à região de Rostov (Rússia - próximo a fronteira com Ukraina).
O treinamento terá a duração de três dias.

Notícias de 30.07.2014

Ontem, 29 de julho, as forças ATO libertaram Andriyivka, cidade da região de Donetsk. Também  iniciaram a varredura dos militantes de Ilovaysk. Os terroristas usam a tática de "terra arrasada".
Próximo a Luhansk os militares destruíram um comboio de equipamento militar da Rússia, a saber: dois veículos blindados, 4 "Kamaz" com força viva e armas.

***

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que Rússia trouxe para fronteira da Ukraina mais de 10 mil soldados, e que eles estão acampados mais próximo da fronteira, que na primavera.
O comandante das forças da OTAN, general Philip Bridlay observou que o número de militares e armas russas está crescendo e já está "muito acima de 12.000".

***

 O Tribunal Distrital Pechersky re-encaminhou para Procuradoria Geral  para investigação, o caso do ex-prefeito de Kyiv, Popov, e do ex-vice-secretário do Conselho de Segurança Nacional Volodymyr Sinkovych. Os dois ex-funcionários são suspeitos na dispersão do Euromaidan na noite de 30.11.2013, quando os soldados espancaram brutalmente os estudantes na Praça da Independência.

*** 

A investigação pré-julgamento contra o prefeito de Kharkiv esta suspensa devido a "doença-grave".

***

Na manhã do dia 30, o departamento de esperteza médico-judicial recebeu 19 mortos.  E 31 pessoas, com diversas lesões em resultado de combates noturno, deram entrada nos hospitais.

***

De acordo com a Administração Estatal de Donetsk, no distrito de Artemivsk, devido a explosão de uma mina, sofreram 9 pessoas, entre elas 3 crianças. Dois adultos morreram.

***

Especialista: Sanções de 3º nível , aprovadas em 30 de julho, primeiro grande passo da UE contra agressão russa.
Superestimar o seu valor econômico não convém porque os efeitos não virão logo, mas elas dificultarão a modernização da economia russa.
Em primeiro plano elas aparecerão no setor financeiro, especialmente bancário, depois no complexo militar-industrial.

*** 

O próximo fator, ao qual pode recorrer  Europa - é a energia. O mais assustador para economia russa, - é política de preços do petróleo e gás, mas a isto Europa ainda não pode recorrer. No entanto, Europa pode, mais ou menos, substituir o petróleo russo. Penso que este será o próximo passo.
Rússia não mostra nenhuma prontidão de ir ao encontro do Ocidente. Agosto é mês de férias. Em setembro podemos esperar sanções setoriais mais decisivas.

***

Canadá declara que vai aplicar sanções a Rússia nos próximos dias. Suas ações serão coordenadas com EUA e UE. As primeiras sanções Canadá aplicou em 25 de julho.

***

EUA estão preparando novas sanções a Rússia.

Tradução: O. Kowaltschuk
 

terça-feira, 29 de julho de 2014

A terceira mobilização parcial será mais abrangente
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 27.07.2014
Omar Uzarashvili

Serão convocados também aqueles que já serviram e aqueles que conseguiram dispensa.
Semana passada teve início a terceira mobilização parcial. Mal foi anunciada pelo presidente Poroshenko, em muitas regiões, as mulheres começaram piquetear os escritórios militares e a afirmar que nem a  seus filhos, nem a seus maridos permitirão ir à guerra. Em Sambir - Lviv, eram umas 300 mulheres.

Na região de Lviv espalhou-se a notícia que a maioria das mobilizações será na Ukraina Ocidental, o que já foi desmentido pelo coronel M. Shcherbyna. Ele declarou que o número de mobilizados será proporcional ao número de habitantes de cada região. Exceto em Luhansk e Donetsk onde a maioria dos comissariados militares praticamente não funciona, serão aceitos apenas os voluntários. Isto também se aplica para Criméia.

Segundo o tenente-coronel Oleksandr Tyshchenko, o número de pessoas que pretendem mobilizar durante a terceira onda, é segredo militar. Porém deverá ser maior que foi nas duas mobilizações anteriores somadas.

Não estão sujeitos a mobilização os pais de três filhos menores de dezoito anos e haverá um esforço para não prejudicar os orçamentos estaduais e municipais, com mobilização de funcionários indispensáveis às empresas.
As primeiras convocações serão de acordo com as especialidades necessárias.

***

Hoje, na nona assembléia pública no Maidan (Praça da Independência), reuniram-se aproximadamente mil pessoas. 
Não compareceu nenhum representante do governo atual.
Os ativistas exigem a introdução do estado de guerra e a realização de eleições para o Parlamento. Também propuseram um governo de confiança nacional, que controlará os cidadãos.
"A guerra deve ser chamada guerra, não como operação antiterrorista; introduzir a lei marcial, fechar as fronteiras e restaurar a ordem no país. Na Ukraina devem realizar-se eleições (parlamentares) honestas. Nós apelamos para que não participe do governo nenhum deputado da atual convocação. Nós apelamos para formar o governo de confiança nacional, não nomear pessoas do governo anterior." - disse do palco um dos líderes.

Vários ativistas anunciaram que irão exigir a proibição das atividades da Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Moscou, no território ukrainiano porque ela colabora com os rebeldes no leste. (É realmente incompreensível como a população, não apenas o governo anterior, submetem-se ao Patriarcado de Moscou, já que, na Ukraina funciona a Igreja Ortodoxa Ukrainiana do Patriarcado de Kyiv - OK).

***

Os ecos do terrorismo que abalam o leste do país,hoje chegaram à pacífica cidade de Lviv, na Ukraina Ocidental. Uma granada lançada na noite de sexta-feira foi direcionada à residência do prefeito Andriy Sadovyi. A casa é nova. Por sorte ninguém estava em casa, a família viajou em férias para Cárpatos.


A carga cumulativa poderia perfurar a armadura de um tanque. Foi danificado o telhado, vigas e janelas do terceiro andar, inclusive janelas do quarto das crianças (cinco filhos).  Caíram vidraças do prédio vizinho. Este tiro poderia ser disparado de uma distância de 135 metros...

O prefeito Sadovyi vive em perfeita harmonia com a população. É querido e respeitado. Haviam divergências políticas com alguns deputados municipais, mas não tão graves. E é claro, disse o prefeito, ele não deixava roubar...

Também na semana passada mataram o prefeito de Kremenchuk, Oleh Babaev. Babaev e empresários da cidade ativamente combatiam os terroristas.

Segundo o politólogo Taras Vozniak o tiro de um lançador de granadas na casa do prefeito de Lviv é uma forma de espalhar pontos de terror que flui a partir do Donbass. Quase ao mesmo tempo mataram o prefeito de Kremenchuk. Colocam minas em Lviv (na verdade, as minas não foram confirmadas, apenas anunciadas, segundo imprensa da semana passada). Vemos a agonia dos separatistas que tentam intimidar com suas atividades criminosas toda Ukraina...

Em Kyiv, somente na semana de 14 a 20.07 "colocaram" minas mais de 30 vezes. O Canal 5, que pertence ao presidente, foi "minado" nos dias 4 - 15 - 17.

Segundo o procurador de Kyiv, Serhii Iydashev, os anônimos que avisam sobre as "minas" em Kyiv, pretendem criar pânico na capital. Alguns telefonemas vem do leste da Ukraina. Cada alarme falso custa 30 mil hryvnias ao orçamento do país. Caso descubram o autor do telefonema falso, ele custeará todas as despesas e será aprisionado por 8 anos. A questão é que até agora não descobriram o (s) autor (es) da brincadeira.

Notícias do dia 29.-7.2014
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

Os principais meios de comunicação europeus apelam aos políticos parar a "política de apaziguamento" do presidente russo Vladimir Putin.
A chamada foi feita pelo editor-chefe da polonesa Gazeta Wyborcza, Adam Michnik, cuja carta reproduziram 12 principais publicações europeias.

Adam Michnik
Entre outros: El Pais (Espanha), La Stampa (Itália), Le Monde (França), Die Welt (Alemanha), Dennik SME (Eslováquia), Der Standard (Áustria), De Volkskrant (Holanda), Hospoáiské Noviny (República Checa), Diário de Notícias (Portugal), Lietuvos Rytas (Lituânia).
A Carta foi discutida no maior portal Estonian Delfi "Dielli" na Albânia e "Timpul" na Moldávia.

Em sua carta Michnik lembrou as trágicas consequências de "Hipocrisia, estupidez e silêncio da elite intelectual" diante das ações de Adolf Hitler e Joseph Stalin.

A guerra atual da Ukraina, que começou com anexação da Criméia e continuou no leste do país, é também vergonhosa, trágica e perigosa... Política de apaziguamento - é caminho para lugar nenhum" - convence Michnik.

***

EUA acusam Rússia de violar o acordo de renúncia dos mísseis de 1897, assinado em Washington por Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan. Os participantes se comprometeram a não produzir, testar ou instalar mísseis balísticos e de cruzeiro, de meios terrestres (1.000 a 5.500 km) e de pequeno alcance (de 500 a 1.000 km) de distância.


De acordo com as autoridades dos EUA, Rússia em 2008 começou testar mísseis balísticos. Mo início de 2014 EUA avisaram aos aliados da OTAN sobre uma possível tentativa de Moscou produzir novo míssil cruzeiro.
Acusações formais contra Rússia apresentaram somente agora.

***
UE e EUA concordam com novas sanções contra Rússia. Participaram da reunião na segunda -feira os EUA, França, Alemanha, Grã Bretanha e Itália.

O projeto de decisões sobre a primeira fase de sanções setoriais deve ser aprovado no dia 29 de julho. Estas restrições não se aplicam a pessoas isoladas ou empresas, mas a inteiros ramos da economia russa.

Tradução: O. Kowaltschuk

domingo, 27 de julho de 2014

Três histórias sobre como os voluntários armam o exército ukrainiano
Ukrainska Pravda Zhyttia (Verdade Ukrainiana Vida), 11.07.2014



Dois meses atrás eles nada sabiam sobre o exército ukrainiano e a sua munição. Agora sabem quase tudo. Três ukrainianos distantes dos assuntos militares contam sobre suas experiências de voluntariado em prol do exército ukrainiano.

Começamos com compra de 1-2 armaduras, agora sob cuidados de cada um dos milhares de combatentes.

Roman Sinitsyn, especialista da esfera técnica. Dois meses de experiência em voluntariado. Todos os dias envia para zona da ATO (Ação Antiterrorista) uniformes, técnica e medicamentos.
Ajuda a dois regimentos especiais (3º e 8º), rotas de reconhecimento e franco-atiradores da 95ª brigada aerotransportadora, batalhões voluntários "Aydar" e "Donbass". 

O ponto voluntário de Roman Sinitsyn encontra-se na rua Zhylyanskyi, próximo ao elegante prédio de um dos edifícios habitacionais.
Em quatro salas separadas há caixas de suprimentos médicos, munições, produtos alimentícios para as brigadas dianteiras. Uma sala está vazia - lá haverá armazenamento médico.
"Veja aqui, esta batata no canto! A uma hora atrás coloquei um post no Facebook, que na 12ª brigada eram necessários produtos, e já trouxeram tudo. Comodidade da comunicação em redes sociais."
Roman mostra a compra mais valiosa que vai para a zona da ATO - aparelho para pontaria noturna comprado por 35 mil hryvnias. "Imagine, ele é de fabricação russa", - sorri o voluntário.
Com voluntariado Roman Sinitsyn começou como todos, por acaso: Nós tínhamos amigos na zona da ATO. Eles procuravam "collimators" (dispositivo para melhor visão de determinado ponto -OK). Nós os compramos, e depois eles nos enviaram uma lista e nós entendemos que nossos fundos pessoais para todas as necessidades não seriam suficientes.

Absolutamente espontânea surgiu a ideia para postar um anúncio para arrecadar fundos às necessidades do exército e expusemos o número do cartão. E isto, gradualmente crescia, como uma bola de neve. Em média, até agora, já juntamos um milhão de fundos. Isto não contando aqueles produtos que nos trazem.

O principal foco nosso grupo direciona para os batedores e franco-atiradores, isto é, àqueles cujos desafios estão nas complexidades da retaguarda, àqueles, cujos desafios estão  da retaguarda do inimigo.

Eu, pessoalmente, viajei até nossos rapazes. Eles não tinham nem os elementares sacos de dormir, as botas abriam-se, os uniformes completamente desgastados. Eu fiquei apavorado, porquanto as Forças Especiais do Exército - é uma escola de elite. Lá estão os experientes oficiais que estiveram no Afeganistão, pessoas sérias. Em tão lastimável estado de segurança!
Armas de estilo soviético - muitas. Porém não há nenhum meio de comunicação, e transporte para mobilidade também não há.

Se a blindagem está em todos os lábios, a situação com pontaria noturna e dispositivos que transformam os raios infravermelhos e que podem melhorar a visão, é complicada. Eu tenho certeza, que todos estes materiais, que já estão na posse do exército ukrainiano, - foram comprados com a ajuda dos voluntários.

A última vez que fui, vi que, algo novo, finalmente, chegou ao exército ukrainiano. Encontrei os combatentes da rota de Lviv da 80ª brigada, vejo - eles tem novas armaduras. Pergunto: onde pegaram? Disseram que vieram ao Donbass com elas. Isto quer dizer que, aos poucos, o governo já está providenciando.
A situação com capacetes ainda é terrível. Levamos aos poucos. Contrabandeados.. Fazemos encomendas em alfaiatarias. São 50 - 60 por semana. Assim podemos considerar as preferências dos soldados quanto a atualização.
Nós desenvolvemos um modelo especial para os franco-atiradores, porque o que serve para os soldados dos postos de controle, nem sempre é adequado para os atiradores que estão em constante movimento. Agora vamos começar uma série para eles.

Metade de tudo que nós entregamos - contrabando. Este indispensável material nos trazem do exterior em bagagens de mão. Recentemente trouxeram 400 unidades. Os guardas de fronteira viram, mas silenciosamente ignoraram, porque sabem que é para a frente.

Muito nos auxilia a diáspora - mandam capacetes, aparelhos de pontaria, muitos bens de consumo.
Com o Ministério de Defesa não mantemos contato. Todos eles precisaria dispensar e re-estabelecer a logística.

Há um tal momento. Para ninguém é segredo que na zona da Ato as forças especiais andam em carros tomados dos separatistas, porque se você usa veículos do exército, imediatamente é alvejado.

Nós fomos abordados por uma das forças especiais - rapidamente encontrar-lhes um carro. Conseguimos - em meio dia! Se isto fosse feito pelo Ministério da Defesa, demoraria um mês - concorrência pública, burocracia. E conosco é assim - postagem em redes sociais, dois telefonemas e as garotas já embalam as caixas para zona da Ato, que amanhã já estarão  nas mãos dos combatentes.

Chega a ser "hilariante" - os militares pedem comprar cartuchos com embalagens de 45, porque não lhes dão.  Guarda Nacional, no início, davam de um em um.

Olga Reshetylova está em licença maternidade, cuida da criança. Trabalhava na rede de correspondentes do jornal "Dia". Em meados de maio, no Facebook encontrou o grupo "Volte vivo". Desde aquele tempo, com seu coordenador Vitali Deynega mandaram perto de dez grandes quantidades de grãos à zona da ATO.
Hoje os dois dirigem um grupo e já passaram para helicópteros. (São os MANPADOS - um sistema de mísseis projetados para transportado, atado e disparado por uma pessoa - OK). Pupilos: 95ª brigada aeromóvel, 80ª brigada aeromóvel em separado, brigada de Rivne, 79ª brigada aeromóvel em separado, 51ª brigada mecanizada, posto de travessia "Novoazovsk".

Enviamos para nossos pupilos pára-quedistas grandes remessas - óptica, dispositivos diversos, procuramos saber sobre pequenas necessidades - uniforme, calçados.
Os rapazes dizem que, se não houvesse voluntários, seria... Porque o Ministério da Defesa só começou fazer encomendas, e não comprar armaduras, em 23 de maio, quando a guerra já não estava no início.

As vezes nos telefonavam rapazes que corriam na linha de frente em chinelos, porque os calçados que lhes deram no Ministério da Defesa - serviram apenas para machucar os pés, mal conseguiam andar.
Com uniformes também há problemas. Os rapazes usam o mesmo conjunto.

A situação no exército não me surpreende, porque meu marido também serviu. Quando ele foi para mobilização, foi chamado por um ex-militar, que abriu seu armazém com todos os tipos de necessidades a militares e disse - pegue o que quiser, eu estou vendendo.

Eu penso constantemente que nós já vivemos no século XXI - a humanidade já domina o espeço. Mas o Ministério de Defesa é incapaz de assimilar a armadura. Nós comprávamos as alemãs, elas já estão ultrapassadas, já têm 15 anos. Mas são melhores que as ukrainianas. Porque as alemãs têm um colar no pescoço, proteção para virilha e dos lados. Os voluntários do serviço médico dizem que as lesões mais graves ocorrem na virilha e no pescoço.
Certa vez ofereceram aos nossos rapazes capacetes dos anos 40. No entanto, eu estou convencida, de que cada general, em casa tem o aparelho de TV,  e o carro com últimas tecnologias modernas.

Há muitas histórias quando os militares traziam armaduras, mas depois do tiroteio elas se transformavam em peneiras. Então àqueles, que querem comprar armaduras aconselho pedir o vídeo de disparos, ou melhor, faça o teste sozinho.
Infelizmente, há comerciantes que inflam os preços dos equipamentos de proteção. São saqueadores comuns... 

A muitos rapazes ajudam os locais, especialmente em Luhansk. Tem a moça de Svatov, que a apelidaram "fundo de pasteizinhos militares". Ela, numa ilimitada quantia assa pasteizinhos para militares ukrainianos.
Os cidadãos conscientes depositam dinheiro no cartão da moça, ela compra os produtos e prepara o alimento. Com o tempo também passou a comprar medicamentos. Assim as pequenas iniciativas crescem em grandes projetos.

Em nosso batalhão temos um homem que serviu no exterior, participou de ações de combate. "Alguns anos atrás retornou a Kyiv onde ocupou-se com restaurante e hotelaria. Mas, quando começou a guerra, decidiu que tinha experiência e devia defender sua pátria.
Atualmente ele foi, para o setor de reconhecimento e preparou uma lista elementar de como, num país civilizado deve estar assegurada uma infantaria comum. Desta lista, nossos militares não tinham nada.

Em dinheiro, o indispensável para cada soldado, custa aproximadamente 100 mil hreyvnias. Se comparar este valor com os milhões, que enviavam para 565 pessoas, é uma quantia insignificante.

Quanto ao voluntariado temos um problema sério - nós estamos fora do campo jurídico.
Os custos para munição para o Exército transferem como remessa. Nós temos uma conta atrelada ao fundo, mas lá é preciso preencher uma série de informações pessoais, por isso as pessoas têm medo e disponibilizam os fundos diretamente no cartão.
Infelizmente aumentaram os casos, em que o esquema é usado por fraudadores.
Além disso, a nós em qualquer momento pode vir o fiscal e proibir-nos, porque a nossa atividade é realmente ilegal!
Outro problema - todo o nosso material de ajuda, frequentemente é contrabandeado. Os guardas de fronteira poloneses e ukrainianos, vem ao nosso encontro, fecham os olhos, mas eles também violam as leis.
Todos entendem que o nosso país esta, de fato, em guerra. Mas gostaríamos que a legislação nacional estivesse em conformidade com os requisitos.

Agora nós temos um pedido urgente - organizar a atividade voluntária e cancelar as taxas alfandegárias sobre equipamentos de proteção individual e ótica. Mas nós não somos ouvidos."

Taras Chmut, coordenador da rede social Apoio, administrador do site militar ukrainiano. Tornou-se voluntário após as eleições. Com o jornalista do Canal 5 Oleksandr Argatov criou um grupo que já enviou o terceiro grande carregamento de equipamentos para militares à zona da ATO.
Entre os pupilos: 8º regimento especial, aeroporto de Kramatorsk, unidade especial de Khmelmytskyi, 3ª bateria de artilharia auto propulsionada, rota especial de defesa antiaérea.

"No site do exército temos um fórum que reúne pessoas interessadas nas Forças Armadas. Em maio, no tema sobre operação anti-terrorista nos escreveu um nosso conhecido que já estava na vanguarda em Luhansk. Perguntava aonde conseguir pelo menos 1 - 2 armaduras, porque o motorista do "Ural" é totalmente desprotegido - viaja apenas de uniforme.
A nós, no fórum ficou desconfortável, que nós apenas falamos sobre assuntos alheios da realidade, enquanto as pessoas no Donbass enfrentam problemas reais. Enviamos as armaduras e, após as eleições reunimos um grupo e, seriamente, decidimos auxiliar o exército ukrainiano.
Nosso primeiro envio foi para Starobilsk: armaduras, dispositivos óticos, radioscanner, colimador - no valor de cerca de 100 mil hryvnias...
Todas as parcelas nós levamos pessoalmente. Quero jogar uma pedra para o lado do Ministério da Defesa - se a ajuda não é diretamente aos soldados, mas a partes para oficiais superiores, ela frequentemente não chega aos destinatários.
Houve uma situação com uma parte da doação a Khmelnytskyi quando parte da doação - capacetes, aparelhos de radiotelegrafia (portáteis) - encontravam-se no estoque - porque à liderança é melhor quando estão guardados e não usados para salvar vidas. Por exemplo, se vier a verificação - têm algo para mostrar.

Minha primeira impressão quando fui levar as doações, foi muito emotiva. Na vanguarda estavam as forças especiais da elite, mas elas pareciam guerrilheiros, que se reuniram a partir das aldeias vizinhas.
Não havia equipamento indispensável - tudo foi esfregado e desgastado - e com estas roupas eles ficam 24 horas. Os rapazes, no próximo dia teriam campanhas de combate, condições severas, tarefas extremamente complexas!

A comunicação, no entanto, foi muito positiva - os rapazes decididos à proteção de seu país. Mas, quando os enviavam para vanguarda, o país lhes deu apenas a roupa e os automáticos. 
Antes de nossa chegada, eles lutaram sem armaduras e óptica.

No 8º Regimento de Forças Especiais absolutamente não há armas pesadas. Anteriormente havia, mas sob as ordens do ex-ministro de Defesa Lebedev, no governo Yanukovych a rota foi desfeita (rota - subdivisão militar que entra na composição do batalhão -OK).

É preciso admitir, que há um pouco de armas, mas a técnica indispensável ao exército ukrainiano é um desastre. Faltam aparelhos de pontaria noturnos. Há problemas até com os mapas - os próprios voluntários os procuram e trazem. Muitas vezes os rapazes foram salvos através do celular.
Na verdade, as grandes brigadas, como a 95ª ou 79ª todos conhecem, mas as pequenas como a da defesa aérea, com aproximadamente 100 pessoas poucos conhecem. Aqui os rapazes pedem para trazer coisas básicas. Eles são muito modestos. Nossos pupilos da sub-divisão de Khmelnytskyi pediram óculos apenas depois que a um deles caiu uma lasca e poeira nos olhos.

Entregamos mais 27 capacetes e armaduras. Isto apesar de que eles são considerados elite e que sua proteção é tida como melhor.

Houve ocasiões quando os rapazes tinham vergonha de pedir e doavam 100 - 200 hryvnias para comprar binóculos.
Houve a situação, quando os militares de Kramatorsk nos pediram uma máquina de costura porque o uniforme chegou em ruína completa. Agora recolhemos dinheiro para uniforme novo.

Um dos maiores problemas de queixa é que não lhes dão cartuchos suficientes para o AK-74. Na verdade há pilhas no Ministério da Defesa. Mas na lei diz que nas mãos podem ser dados apenas 4 quatro pacotes de "magazines". Isto são 120 cartuchos ou 5 minutos de combate intensivo. Os militares nos dizem: "Nós podemos lutar sem nada, mas sem cartuchos nós não podemos. Portanto nós compramos os "magazines" (parte do aparelho ou arma, com aparência de uma caixinha, onde colocam alguns objetos ou cartuchos). Na verdade precisa, simplesmente, caçar um certo pedaço de papel, ou dar uma ordem a alguém do Ministério da Defesa e entregar aquilo que está sob poeira, sem uso.

Muito nos ajuda a diáspora ukrainiana, Nos enviam fundos dos EUA, Canadá, Europa - 100 ou 200 euros, ou dólares. Talvez para eles não seja a quantidade muito perceptível, mas para nós, cada centavo é importante à vida de alguém no exército ukrainiano.

Em geral o clima entre os combatentes militares é a esperança, que até outono tudo terminará e eles voltarão para casa.

(Peço compreensão para as explicações, possivelmente errôneas ou insuficientes sobre as armas. Nada entendo sobre o assunto. No entanto quis traduzir este texto que é muito elucidativo sobre a situação na Ukraina-OK)

Tradução: O. Kowaltschuk



sexta-feira, 25 de julho de 2014

EUA forneceram 30 milhões de dólares para militares ukrainianos
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 25.07.2014

O embaixador dos EUA na Ukraina Jeffrey Payyet disse que seu país fornecerá 30 milhões de dólares para os militares ukrainianos.
Segundo o embaixador, essa assistência consiste de muitos programas e uma das propriedades é trabalhar com a Guarda de Fronteiras.
"Especialistas americanos que trabalham com colegas ukrainianos, querem fornecer os melhores sistemas e tecnologias que proporcionarão maior eficiência, e isto se aplica a fronteira", - disse
Payyett.

União Européia ampliou as sanções contra Rússia
As sanções aplicam-se a 15 pessoas físicas e 18 jurídicas. Segundo UE, estas pessoas são responsáveis pelas ações contrárias à integridade territorial da Ukraina.
Deste modo, no total, as pessoas físicas que caíram sob as sanções da UE em relação aos acontecimentos na Ukraina já são 87, e jurídicas 20.

Justiça russa recusou a liberdade a pilota ukrainiana
Os advogados de Nadia Savchenko Mark Feigin e Mykola Polozov declararam que no processo judicial usa-se a redação afirmativa que o "crime" foi cometido no território da FSC (República Popular de Luhansk), que é uma organização terrorista e não é sujeito de direito internacional.
Feigin acha que as autoridades russas devem procurar colegas ukrainianos para ajudar na investigação.
Inclusive, em sua opinião, o tribunal não deu a devida importância à evidente falta de provas do suposto envolvimento de Savchenko nas mortes dos jornalistas russos, usa-se o testemunho de um desconhecido de cognome "Taras", que é um testemunho anônimo, embora isto não significa que Savchenko tem a ver com o ataque de morteiro e várias testemunhas não viram Savchenko naquele dia e não dão nenhuma informação.

SBU publica telefonemas dos terroristas dois minutos antes da derrubada do "Boeing-777".
A anotação argumenta que o grupo terrorista do tenente-coronel do GRU (Agência de inteligência) do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação Russa Igor Byezler ("Byes") sabiam sobre a aproximação do avião.
Os subordinados relataram a "Byes" sobre o avião que aproximava-se e, em seguida, ele deu o comando para anunciar sobre isto "para o alto".

Tradução: O. Kowaltschuk






quarta-feira, 23 de julho de 2014

Notícias resumidas - 23 de junho de 2014
Ukrainskyi Tyzhden (Semana ukrainiana)

Terror além Donbas: explosões nos bancos ukrainianos, gasodutos e ferrovias.
Concomitantemente com o esforço dos militantes na destruição de Donbass, ocorrem ataques em outras regiões da Ukraina. Os criminosos minam bancos ukrainianos, gasodutos, ferrovias e mesquitas.
Em maio, em Ivano-Frankivsk colocaram um dispositivo de controle remoto diretamene abaixo do gasoduto. Depois disso, os gasodutos nos Cárpatos estão sob forte vigilância do batalhão da defesa territorial, além dos aplicadores da lei.
Em junho houve explosão de gasoduto na região de Poltava, a apenas um quilômetro do povoado próximo.

Explosões na ferrovia.
Nos últimos meses, quase todos os dias é necessário fazer desvios nas ferrovias de Donbass, mas os danos na ferrovia acontecem também fora da zona da ATO.
Em 24 de junho, na periferia de Orikhov - Zaporizhzhia, explodiram uma ponte. Foram minadas as rotas de vários trens. Posteriormente foram detidos os cinco membros de grupos subversivos que ocasionaram a explosão em Orikhiv. Eles palanejavam outras explosões. Foram apreendidos 100 kg de TNT, armas e mapas indicando as pontes ferroviárias que pretendiam explodir. Os policiais ukrainianos descobriram que os sabotadores receberam treinamentos especializados no campo de instruções em Rostov, na Rússia.

Em 29 de junho na aldeia "Poço Verde (região de Kharkiv) explodiram a ponte de ferro. Nos prédios vizinhos estouraram os vidros devido a explosão.

De acordo com a "Estrada de Ferro", durante maio-junho a ferrovia sofreu prejuízos no valor de 1,2 bilhões de hryvnias.

Ataque aos bancos.
Em Odessa, em 14 de maio às 4:00 horas da madrugada houve explosão no "PryvatBank". Danificado caixa eletrônico e porta de entrada.





Na noite de 13 de julho mais duas explosões em agências do "PryvatBank". Não houve vítimas humanas mas o prédio sofreu danos significativos.
Em julho, em Simferopol, duas explosões no banco ukrainiano "Khreshchatek". Uma mulher ferida. De acordo com resultados preliminares, os explosivos teriam sido colocados por um ex-médico militar que mora nas proximidades.
Posteriormente o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) prendeu 5 criminosos envolvidos em minar os bancos de Odessa. Eles coordenavam suas ações com os líderes dos terroristas que atuam no leste da Ukraina. De acordo com o SBU eles preparavam uma série de ataques terroristas para desestabilizar a região nos locais mais populosos. Durante a busca, verificaram que os criminosos possuíam elementos explosivos e elementos que causam traumas nas pessoas durante as explosões (bolas de metal, pedaços de pregos, etc.





Outros ataques.
Em junho, em Simferopol jogaram "Coquetéis Molotov" na Mesquita. No muro pintaram a suástica nazista.
Na noite de 4 de julho huve explosão na região do Comissariado Militar. O prédio ficou danificado.
Em 18 de julho a explosão foi próximo ao prédio da Filarmônica, no Maidan em Kyiv. Ferido um cidadão.
Também em julho houve uma potente explosão próximo ao hospital nº 5, no Zaporizhzhia.Vidros foram estilhaçados.
Em diversas cidades, especialmente em Kyiv, intensificaram o "terrorismo telefônico", mas nenhuma "explosão" foi confirmada.

***

A chanceler alemã, Angela Merkel pede "sanções econômicas significativas", o quanto antes, porque Rússia não encontrou interesse na investigação do acidente. Ela não concorda com a abolição da Copa na Rússia em 2018, como solicitam os membros do grupo conservador ao qual pertence.

SBU deteve o cidadão da Ukraina, Vladimir Smirnov, que foi recrutado pelas gangues terroristas à chamada "República Popular de Donetsk". Ofereceram-lhe roupas e 2,5 mil hryvnias por mês. Ele dedicava-se a disparos nos bairros residenciais em Luhansk. Recebeu treinamento como artilheiro, de instrutores militares russos, na base residencial dos estudantes da Universidade de Luhansk.

ATO: Karlivka, Natailovo e Pervomaisk foram liberados dos terroristas pelas Forças Armadas da Ukraina. Agora as forças ATO cercam Donetsk de todos os lados. Os combates acontecem em Lysychansk.
Continuam os atos bárbaros dos terroristas quando eles colocam em prática seus sistemas de "salva de fogo" em bairros pacíficos.
Os terroristas que fogem dos territórios libertados pelas forças da ATO reunem-se em Alchevsk, Torrez e Snizhne.

SBU encontrou na sede da ATO de Donbass espiões e traidores, que trabalhavam para Federação Russa. O Serviço Nacional de Fronteiras declarou, que durante as açõeos da ATO desertaram algumas dezenas de fronteiriços.

Em Amvrossivka os militares ukrainianos derrubaram um drone russo.

Na cidade de Kyiv há, aproximadamente, 10 mil fugitivos. Ao todo, na Ukraina, já são mais de 80 mil.

Ukraina espera que UE e ONU reconheçam "DNR" e "FSC" (as tais Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk) como organizações terroristas.

Ministério do Exterior: Da região do conflito israelense-palestino foram evacuados 45 ukrainianos. Ainda não é conhecido o número de ukrainianos que vivem na zona do conflito.

O Banco Europeu da Reconstrução e Desenvolvimento decidiu que não vai financiar novos investimentos na Rússia.

Devido as ameaças do Gazprom Europa diminuiu o fornecimento do gás reverso a Ukraina.

Os oligarcas russos retiram seus ativos da Grâ Bretanha devido a possíveis sanções.

O Gabinete Ministerial vai aplicar sanções pessoais contra cidadãos da FR e companhias que financiam terroristas da Ukraina.

Ministério da Defesa rcebeu mais de 137 milhões de hryvnias de doações. A saber: 118.700 dólares USD, 57,7 mil euro, 5 mil CZK, 250 dólares canadenses e 140 francos suiços.

Poroshenko assinou a lei sobre mobilização especial.

Grã Bretanha não interrompeu o fornecimento de armas e bens de dupla utilização para Rússia.

Tradução-resumo: O. Kowaltschuk

terça-feira, 22 de julho de 2014


"Putin, seja homem", - convidam senadores dos EUA
Verdade Ukrainiana - Voz da América, 22.07.2014
Tatiana Vorozhko

Os legisladores norte-americanos, independentemente da filiação partidária colocam a culpa pela queda do "Boeing - 777 da Malásia em Putin. Ao mesmo tempo criticam Obama e os líderes europeus pela indecisão  e conclamam para auxiliar o exército ukrainiano a proteger o seu país. Isto - são apenas algumas das citações mais representativas dos senadores e congressistas americanos, que propõem na transmissão dos canais americanos.
 
Democrata Dayan Faynstayn que lidera o Comitê do Senado sobre a inteligência: Em sua opinião, provas de culpa na tragédia do avião Malysian Airlains - são suficientes. "Os dados confirmam o fato, que o míssil foi lançado a partir da instalação "Ash" (Buk). Sua trajetória indica que alguns segundos depois de iniciá-la ele bateu no avião ou explodiu nas proximidades. E eu penso, que a relação da Rússia com os separatistas foi confirmada com muita clareza", - declarou ela no ar da CNN. Ela conclamou o residente russo a agir como uma pessoa civilizada:
"Putin, seja homem. Comuniqye-se com o mundo. Se isto foi erro - eu espero, que isto foi erro - então diga. No entanto, mesmo se isto foi erro, é um erro terrível. Pelo qual deve haver punição. Esta técnica é complexa e deve estar apenas nas mãos de pessoas com qualidades morais. Agora nós vemos, que ela foi dada aos separatistas, que são, essencialmente bandidos, e eles a aproveitam de maneira terrível".

Os legisladores estão chocados não apenas com o que aconteceu, mas também com a reação a esta tragédia do presidente da Rússia Vladimir Putin.

"Esta pessoa mostrou, que ela não é capaz de funcionar em um mundo civilizado. Isto é a mesma resposta à catastrofe, que houve nos tempos de Stalin, Kruschev e Brezhnev. Ele causou esta crise, o mundo inteiro sabe sobre isto, mas ele silencia. Assim faz o líder da máfia, e não um líder mundial", - disse o republicano Peter King.

"Eu penso, que são necessárias medidas severas contra Rússia, dos EUA. O presidente deve ser líder neste caso. Lembra, quando os russos derrubaram um avião coreano, o então presidente Ronald Reagan levantou contra Rússia o mundo inteiro. O presidente deve fazer o mesmo. Isto não é a Al-Qaeda, mas também é uma ameaça de força bruta. Esta ameaça pode incluir o uso de submarinos, outras armas. Esta é uma ameaça para todos nós", - disse o deputado Michael McCaul.

Congelar as contas de Putin e de seu círculo mais próximo pediu o deputado Peter King.
"Nós devemos tornar público os nomes e congelar as contas bancárias de Putin e seus cúmlices que abrigam dinheiro roubado no mundo todo. Os líderes dos EUA e do Ocidente devem dar absoluta clareza a Putin que as regras mudaram. Ele quebrou as principais bases de comportamento no mundo atual. Nós devemos impor sérias sanções, e simbólicas. Por exemplo, recusar-lhe o direito de ralizar a Copa do Mundo. Porque os países devem viajar à Copa em Moscou? Por que o "Aeroflot" pode ter permissão a aterrissar nos aeroportoos mundiais?"

Três etapas concretas propôs o republicano Ted Cruz:
"Primeiro: precisamos de penalidades significativas. Devemos impor sanções sobre o setor energético russo, sobre o setor financeiro. Segundo: precisamos restaurar o sistema de defesas antimísseis na Europa Oriental, que Obama cancelou em 2009, esforçando-se para agradar a Rússia. Terceiro: precisamos começar a entrega de gás natural liquefeito para ajudar a libertar Ukraina e Europa Oriental da dependência russa. Isto causará danos a Rússia e ajudará a criação de novos postos de trabalho nos EUA.

O deputado Mike Rogers pediu para dar assitência mais substancial ao exército ukrainiano:
"Já durante alguns meses os ukrainianos nos dizem, que necessitam ajuda. Eles necessitam de equipamentos de comunicação, alimentação, abastecimento móvel, munição, o que nós não lhes damos. Única doação dos EUA são... secas rações. Se nós não queremos que os separatistas continuem o jogo, com armas sofisticadas, nós precisamos dar uma ajuda significativa para o exército ukrainiano. Eu não falo em enviar militares, mas eles precisam de treinamento, logística, inteligência, comida, e muitas outras coisas que nós podemos oferecer".

Os congressistas propõem não esperar os próximos comportamentos da Rússia, mas agir imediatamente.

Tradução: O. Kowaltschuk

segunda-feira, 21 de julho de 2014

 Voluntários para todas as necessidades. Como os ativistas ajudam aos hospitais.
Ukrainska Pravda Zhytia (Verdade Ukrainiana Vida), 14.07.2014
Halyna Tetesh

"Ex-voluntários não existem" - frase frequentemente repetida pelos ativistas que "tapam buracos" nos serviços médicos, militares, escritórios dos condomínios residenciais. Após o final do Maidan os voluntários não se dispersaram para cuidar de assuntos próprios, mas ampliaram o campo de atividade e se organizaram em estruturas distintas.

Os heróis deste artigo são muito modestos. Eles não gostam perder tempo com jornalistas e pedem não citar seus nomes. Não porque eles temem por suas vidas - suas tarefas diárias não consideram como heroísmo e nem mesmo como algo extraordinário. Eles - "gotinha" no oceano do grande e vigoroso movimento voluntário, descritos na história abaixo - umas das muitas, com as quais pode-se sentir orgulho.

Esquadrão do bem

"Se tivéssemos tal coordenação em 18 e 20 de fevereiro, socorrer nossos feridos do Maidan seria muito mais fácil", - diz Olena. Em sua vida pacífica ela  - trabalha com marketing, mas nos últimos meses Olena não ganha absolutamente nada, apenas gasta - tempo e forças na ajuda aos feridos na região da ATO (Ação Antiterrorista) e no Maidan.

Juntamente com outros voluntários a moça recolhe e envia remédios, conecta pacientes e profissionais, responde a dezenas de chamadas, e faz tudo isso não de sua casa - mas de um verdadeiro estado maior, com o qual se tornou um pequeno porão no 17º hospial de Kyiv.

A esta instituição, duranteos tiroteios na rua Instytutska, os habitantes de Kyiv, durante dia e noite, traziam medicamentos, os voluntários os classificavam e assinavam - "Maidan". Em qualquer caso, para os medicamentos pudessem ser entendidos, como já comprados pelo dinheiro dos filantropos.

"Em fevereiro, frequentemente acontecia, que precisava procurar nas farmácias certos medicamentos que não havia. Ao mesmo tempo podia haver até 10 peças em outras. Agora, nós sabemos, aonde e com quem procurar em caso de necessidade," - explica a garota as características da coordenação atual.

Em todoos os hospitais, onde anteriormente havia muitos feridos e, portanto, depósitos peculiares de medicamentos, agora existem as equipes de coordenação: no hospital de emergência, nos hospitais, no centro de queimados nº3 e 18, e outros.

"Eis todos os contatos dos coordenadores-voluntários, se alguém esquecer", - indica a impressão na parede a voluntária Irena. Seu fiho, com ferimentos graves no inverno, no Maidan, precisou ir para mesa de cirurgia. Depois ele foi transferido para tratamento em Wroclaw (Polônia), e Irena tornou-se voluntária e usa todo o seu tempo livre para ajudar os outros, apesar de combinar com sua prática jurídica. 
"Eu não posso não trabalhar. Acabei de ganhar uma questão no tribunal e vim para o nosso "estado maior," - diz Olena.

Voluntária Irena mostra os medicamentos que sobraram depois do Maidan.
Os medicamentos, que os habitantes de Kyiv trouxeram ao hospital, estão rotulados.

Através da página "Centenas de Voluntários" os ativistas com ajuda das organizações cidadãs reunem os fundos necessários para remédios, encontram os preparados, enviam os feridos para tratamento no exterior (casos mais graves, especializados), coordenam as compras de equipamentos caros e abastecimento de alimentos - "Esquadrões do bem" fornecem aos hospitais nutritivoso e bem preparados pratos quentes e abastecem com produtos alimentícios todos os pontos de assentamento compacto dos refugiados. E, não somente com a comida - voluntários trazem medicamentos, se necessário.

O turbilhão de máquinas com medicamentos atinge os pontos, onde a ajuda é mais necessária - hospitais militares e outros em que há mais procura durante a ocupação durante as Ato.

Assim, de Kyiv a Izium 1 - 2 vezes na semana vai um veículo carregado com medicamentos e equipamentos, recolhidos pelos voluntários da Capital.

Aqui estiveram os voluntários.

Desde o final de abril a vida no distrito do hospital de Izium tornou-se insolitamente dinâmica. Para cá traziam os feridos de Sloviansk e das próximas a ele cidades. O primeiro socorro era dado no hospital militar, depois traziam para Izium. Durante o tempo todo passaram 150 feridos e mais de 200 soldados doentes (Na zona da Ato aconteciam pneumonias e apendicites).

O chefe do departamento cirúrgico Anatoli Kovalenko gracejava, que os médicos achavam falta do ritmo calmo do trabalho, algo como "cortar apendicite ou hérnia". Enquanto nós conversávamos, ao médico dirigiram-se perguntas: "Eu posso saber sobre o meu soldado, sua condição e aonde ele está?", Podemos enviar alguém a Kharkiv?"

Anatoli Kovalenko na operacional

Embora o ritmo de seu trabalho não é comparável com o análogo de meses atrás: em 5 de maio aqui simultaneamente tratavam 18 militares que caíram numa emboscada. Depois, regularmente vinham para cá os feridos da zona da ATO. "Nos ligava um militar e dizia: dentro de 20 minutos vão lhe entregar uma vítima com ferimento penetrante, "carga 300", e dois graves, necessário um neurocirurgião," - conta Anatoli o mecanismo do trabalho com autoridades militares.

Seu departamento cirúrgico agora parece até mais completo e melhor que o hospial metropolitano - limpos e brilhantes ladrilhos novos, equipamentos modernos.
Novos equipamentos. Quando não estão em uso são cobertos - para servir por mais tempo.
No hospital começaram a investir depois da morte de Kushnariov - que lutou por sua vida exatamente aqui, e os politicos começaram a pensar que nos hospitais regionais não há equipamentos necessários; algo deixaram aqui também os voluntários.

"Ah, eu quero trabalhar aqui", - ri o cirurgião metropolitano Oleksandr Linchevskyi do hospital 17 de Kyiv. Ele, em Izium não é novato. Primeiro como assistente, depois como consultor - em seu hospital, a partir de inverno, ele tem experiência como agir nas condições quando trazem feridos a cada dois minutos. Operavam até nos corredores.

Depois dos primeiros feridos em Izium Oleksandr levou para lá a primeira ajuda humanitária, rcolhida pelos voluntários. Em seguida o "grupo de Kyiv" ocupava-se com fornecimento regular de medicamentos: a presença no hospital de Izium do aparelho de solda, de tecidos vivos, é da produção do Instituto Paton, fornecido gratuitamente. Aparelhos rspiratórios, cardiomonitor, fixadores externos para fraturas de ossos longos - tudo é rsultado da atividade voluntária.
Em primeiro plano - aparelho de solda de tecidos vivos. Oleksandr Linchevskyi em um pedaço de carne que segura nas mãos, mostrará aos médicos, como age o aparelho.

Além do "grupo de Kyiv", no hospital de Izium trabalhava um voluntário anônimo de Donetsk, que enviava o necessário pelo "Novo correio", e "grupo de Kharkiv" - uma poderosa união de voluntários que cobre na região todas as principais áreas de trabalho - refugiados, feridos, militares.

Ajuda do Exército e não somente.

"Eu ainda me alegro com congestionamentos, quando na cidade não há - sinto arrepios. (No tempo do ex-presidente Yanukovych, para seu cortejo, fechavam o movimento nas ruas um bom tempo antes, para que "Sua Majestade" não se expusesse a nenhum contratempo. As pessoas reclamavam muito). Em 02 de maio podia ser alcançada qualquer parte da cidade", - conta Victoria Milutin do voluntariado comunitário  "Help Army".
A grande maioria de seus membros - ativos jovens que optaram por uma certa especialização: refugiados, abstecimento de medicamentos, militares. Juntas já deram auxílio no valor de 3 milhões de hryvnias.

"Acontecia até, que nos ataques aos postos de controle, lá não sobrava nada - separatistas levavam até as colheres. Antes de escurecer precisava encontrar tudo o necessário - e nossas meninas conseguiam. Ao Help Army ligam até quando o BTR (carro soviético blindado) necessita substituição imediata da roda"  - lembra Victória.
Ela própria é médica por formação, e diretora do Centro de Diagnóstico, então, no voluntariado ocupa-se com medicina. Victória é constantemente interrompida, o telefone toca. 

Seu ativo desempenho Victória com amigas iniciaram na Clínica Militar de Kharkiv Centro Norte. Nos planos mais de 20 hospitais regionaisi que ainda não contam com voluntários. O apoio é necessárioo, o que pode ser visto claramente no hospital de Starobilsk. Quando houve combates perto de Shchastia (Щастя - A palavra significa "sorte" em ukrainiano), neste hospital trouxeram 30 militares feridos. Os voluntários, então, possuíam apenas medicamentos.

"Nossa máquina de Raios X - quebrou. Provavelmente mais velha que eu, não tem conserto. Agora trabalhamos com a máquina dental... diz o principal cirurgião Viktor Verhynov.
Aqui há a extrema necessidade de instrumentos, kits cirúrgicos, até álcool. E há outros hospitais assim".

Agora no hospital não há militares feridos. Os doentes não rcebem ajuda dos voluntários. Victóriia quer tomar este hospial sob sua asa. "É preciso ajudar o país, ele sozinho não conseguirá. O elefante é melhor comê-lo por partes. Ajudamos o hospital de Izium, agora queremos ajudar Starobilsk. Em seguida, abordaremos o próximo.

Erro do sistema.

A voluntária Olena de Kyiv, na conversa sobre a participação do Estado na ajuda aos doentes imediatamente fica braba - ela não a vê em nenhum lugar. A voluntária Irena diz que no linguajar jurídico, o trabalho voluntário pode ser chamado "dupla tributação".
"De nossos salários pagamos impostos, com os quais mantemos um exército de funcionários a ninguém necessários, que devem ser demitidos. Depois pagamos novamente do nosso bolso, abastcendo o exército completamente com tudo", - diz Irena. - Os doentes ainda podem ir na farmácia comprar uma seringa ou um curativo, mas um monitor cardíaco eles não comprarão".

Nós tivemos um ferido com dois tiros de pistola na barriga. Ele precisava de lavagem nos órgãos internos. O homem foi levado para Alemanha apenas porque lá há um dispositivo que faz isto de forma permanente, não é um procedimento extraordinário. Aqui lhe fizeram 5 cirurgias, quase curaram, se houvesse aqui tal aparelho, não precisaria mandá-lo ao exterior", - diz Olena.

De qualquer forma, a moça aconselha a auto-organização. Pois o paciente - leia: país - ainda precisa de ajuda. Através dos órgãos de fiscalização não interessados nos lucros das pessoas pode-se comprar os equipamentos para hospitais e monitorar a presença de remédios neles.

E, que os voluntários podem tudo, foi provado dezenas de vezes. Ao contrário das estruturas governamentais seu trabalhoo é transparente e público. As estruturas governamentais depois da guerra precisarão aprender com esta experiência. Os voluntários estão dispostos a ajudar.

Tradução: O. Kowaltschuk